quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CID E MAQUIAVEL - O QUE APRENDER COM ELES


O governado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, tem feito direitinho a lição que aprendeu com seu livro de cabeceira - O Prícipe - de Maquiável. Para quem não sabe, Nicolau Maquiavel, é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Segundo Maquiavel, "O príncipe, contudo, deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar por si mesmo e proceder por forma equilibrada, com prudência e humanidade, buscando evitar que a excessiva confiança o torne incauto e a demasiada desconfiança o faça intolerável." É o estilo de Cid, muito diferente de seu irmão, Ciro Gomes. Cid Gomes conseguiu controlar em definitivo a Assembléia Legislativa do Ceará e não possui oposição consistente para enfrentá-lo. Indaga-se: Vivemos no Ceará uma "ditadura" disfarçada de democracia? Acho que Cid fez seu papel. Aprendeu como ser um bom gevernante. Aprendeu como comandar todas as esferas do poder. E isso nos faz tirar o chapeu para ele...

3 comentários:

  1. SE VOCE FOSSE SERVIDOR PÚBLICO, SABERIA QUE O CID É SIMPLEMSNETE UM "DITADOR SEM FARDA". PODE ATÉ TER LIDO MAQUIÁVEL, MAS NÃO APLICA NA GESTÃO DELE, POIS O CID SÓ "ARROTA" PREPOTÊNCIA DESMANDOS E "CORRUPÇÃO". ESTÃO VENDO A PF AGIR EM SOBRAL ? E VEM MAIS PF POIS AS LICITAÇÕES DE SOBRAL TODAS SÃO FRAUDULENTAS E BENFICIA DIRETAMENTE PESSOAS LIGADAS AOS FERREIRA GOMES. É ÉTICO PAGAR FACULDADE P´RA FILHOS DE RICOS, COMO FAZIA O LEONIDAS CRISTINO ?

    ResponderExcluir
  2. CIDitador é o maior lider despótico que a historiografia do Estado do Ceará já registrou.
    A falta de humanização da gestão oligárquica Ferreira Gomes, massacra servidores e pessoas do povo.Os poderes Legislativo e Judiciário, se existem, são submissos.
    LUTEMOS POR UM ESTADO REALMENTE CONSTITUCIONAL.

    ResponderExcluir
  3. O Soberano déspota CID GOMES,simplesmente negligencia o ser humano,principalmente os servidores do povo.Acima da lei e fora dela, o nosso ditador do Ceará desrespeita as decisões da suprema corte brasileira,submetendo os poderes legislativo e judiciário aos seus caprichos.
    Um estado sem oposição, não é um estado que exerce a democracia.

    REAGE CEARÁ!!!!

    ResponderExcluir