segunda-feira, 4 de julho de 2011

PEDRO E PAULO: COLUNAS DA IGREJA



A celebração da Solenidade de Pedro e Paulo nos dá ocasião para aprofundar o nosso amor à Igreja e a nossa missão aos povos. Em ambos vemos a nossa missão de discípulos missionários.

Pedro e Paulo aparecem como anunciadores do Evangelho para os povos, fundadores de comunidades cristãs e testemunhas de Cristo até o martírio.

Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pelo martírio, recebem em toda a terra igual veneração.

No evangalho, Pedro recebe a "nomeação" de Jesus (Mt, 16, 13-19): "...Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reiono dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

Paulo é o homem do bom combate (2Tm, 4,6-8, 17-18): "... eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, compleite a corrida, guardeia a fé.... O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu reino celeste.

Pedro "apascenta as ovelhas de Cristo" e Paulo pregou "entre os pagãos" e anunciou o evangelho por todo o mundo.

No 29 de junho, a Igreja celebrou a solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos. Pedro, primeiro Papa e pedra da Igreja; Paulo, servo de Jesus Cristo (Rm 1,1) e apóstolo por excelência.

Segundo o Papa Bento XVI os apóstolos Pedro e Paulo, são o “fundamento da Igreja”.

“Os dois Santos padroeiros de Roma, mesmo tendo recebido de Deus carismas e missões diferentes, são ambos fundamentos da Igreja una, santa, católica e apostólica, permanentemente aperta à dinâmica missionária e ecuménica”, afirmou Bento XVI.

Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestro e doutor das nações, anunciou-lhes o evangelho da salvação.

Oração: Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram as primícias da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

A história não pode ser esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário