domingo, 6 de fevereiro de 2011

Não se aumenta a representatividade popular com o aumento de vagas no legislativo

Muita especulação corre em Sobral por conta do número de vereadores na Câmara Municipal de Sobral, bem como em outras Câmaras. É pura demagogia dizer que aumento o número de vagas na Câmara aumentará a representativa popular.

Posso provar e dizer que NÃO.

Para se ter idéia, existem projetos em Brasília com o intuito de acabar com o Senado. Acho a maior loucura isso acontecer. Vocês perguntar: Por que Lintor? Ora leitores, se vocês não sabiam, o Ceará possui 3 senadores e 22 deputados federais. Mas vocês sabem quanto deputados federais tem Minas e São Paulo? Respondo: São Paulo (70), Minas Gerais (53). O Rio de Janeiro (46), Bahia (39), Rio Grande do Sul (31) e o Paraná (30).

Imaginem que esses Estados resolvam se unir para aprovarem leis que beneficiem só o povo do sul e sudeste. Ora leitores, com um maior número de deputados, eles poderiam aprovar quase tudo, mesmo sem o apoio de deputados do Nordeste ou Norte. O que vocês acham disso?

Por isso temos os senadores. São iguais para todos os Estados. Eles fazem o contra-peso nas decisões nacionais, defendendo os seus Estados de origem.

Mas voltando ao assunto. Uma Câmara com maior número de vereadores não trará maiores benefícios para a população não. Já tivemos 21 vereadores. Os 12 que aí estão dão conta do recado ou foram até melhores que na época que tínhamos 21.

Uma Câmara mais seleta dará força ao legislativo que antes era refém do executivo.

Hoje os parlamentares de Sobral possuem boas condições de estrutura de pessoal e financeira para agirem com mais liberdade e, fundamentalmente, com independência.

O aumento do número de vereadores em Sobral traria prejuízo ao Poder Legislativo que ficaria ainda mais subserviente ao Poder Executivo, pois diminuiria o número de assessores que cada vereador possui, eventualmente, poderia diminuir até mesmo os seus salários.

Sou a favor de um Poder Legislativo forte, independente. Sou a favor que os vereadores tenham melhores salários para que não fique a mercê do Poder Executivo.

Portanto, sou contra o aumento de vaga na Câmara. Aliás, sou a favor de um pequeno aumento. Mas como não mando em nada. Com a palavra os vereadores.

Um comentário:

  1. Meu Caro dr Lintor.
    Será que vc esta certo nos seus argumentos?
    Aumentando a quantidade de vereadores, não ficaria, um pouco mais dificil a "compra", da totalidade da Câmara? E de se esperar que sendo o maior numero, haja maior possibilidade de aparecer alguém independente.
    Infelizmente, o que temos visto que mesmo com um numero pequeno, com salário ótimo salários (pra tão pouco trabaho), a Câmara continua sem nenhuma independência. Que ousa desagradar o executivo?
    Sei não, só sei que, sei lá...

    ResponderExcluir