domingo, 6 de fevereiro de 2011

O PODER DO FLAMENGO


"O Flamengo é o clube mais popular porque é o mais fácil de ser querido. E é o mais fácil de se querido porque não estabelece fronteiras para os que o amam ou desejam amá-lo. O Flamengo aceita o amor de todos, as simples simpatias, as amizades puras, serenas, as paixões desencadeadas. E o que é mais importante: se orgulha delas. Por isso se pode amá-lo à imagem e semelhança de cada um." Por Mário Filho.

Nação é Nação.

A gente sabe, todo mundo aqui sabe, que o maior, talvez o único, patrimônio relevante do Flamengo somos nós. A Nação. Nação, galera, ao contrário do que todo mundo acha, não é a parte de dentro de um riscado com carteirinha na ONU. Segundo a fonte mais cientificamente conceituada, a Wikipedia, Nação, do latim natio, de natus (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Mas, a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação. São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares.

Pois é. Flamengo encontra-se no auge. No auge para se manter como o time de Maior Torcida do Mundo. Vamos aproveitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário