domingo, 13 de fevereiro de 2011

Casais que saem com outros casais são mais felizes


Entre os benefícios da amizade estão a melhora no relacionamento amoroso e maior conhecimento do parceiro
Casais que mantêm laços sociais com outros casais têm relações mais românticas, satisfatórias e felizes, concluiu um estudo americano da Universidade Wayne State. A pesquisa Quando Harry e Sally conheceram Dick e Jane: criando proximidade experimentalmente entre casais foi publicada esta semana na revista científica Personal Relationships.

Na primeira etapa do estudo, o especialista em saúde mental Richard B. Slatcher, responsável pela pesquisa, realizou uma experiência para aproximar os casais que depois seriam observados. A ideia era investigar como as amizades se formam e como alteram a dinâmica interna de cada casal.

Foram observados 60 casais em ambientes controlados. No laboratório, os voluntários foram organizados em pares, e metade deles recebeu questões profundas para debater, enquanto a outra metade recebeu apenas instruções para uma conversa banal. Na segunda etapa, observou-se o resultado da amizade formada entre os pares. Dos casais pertencentes ao primeiro grupo, um terço manteve a amizade além do experimento. O grupo das conversas banais alegou não sentir nenhum avanço.

Os casais que passaram a sair juntos relataram vários benefícios e, principalmente, uma melhora no próprio relacionamento amoroso. "Eles sentiram que essa amizade pôs uma faísca em suas próprias relações, e os tornou muito mais próximos de seus pares românticos", disse Slatcher.

Entre os benefícios relatados por esses casais estavam também o alcance de um conhecimento mais profundo de seu parceiro em contato com o outro casal e um sentimento de novidade. "Se a sua relação sofre um momento de marasmo, nosso estudo sugere que passar momentos agradáveis com outros casais pode fazer seu namoro ou casamento mais satisfatório”, afirmou o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário