quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SEM MEDO DE FALAR A VERDADE

"Removei a impresna, essa publicidade quotidiana que se chama imprensa, e já não haverá administração, já que não haverá legislatura, já que não haverá soberania nacional, já que não haverá tranquilidade, nem confiança, nem crédito, nem trabalho. Reinará o pavor, o arbítrio, a vingança, a força, a imoralidade, a miséria, a vergonha. Reinarão os aventureiros, os desabusados, os malfeitores. Mas não já publicidade onde a publicidade não for livre.... assim a imprensa tutelada, a imprensa policiada, a imprensa maculada pela censura, deixou de ser imprensa, porque da sua supressão, órgão por excelência da fiscalização do governo do povo pelo povo, transformou-se em encobridouro, para ocultar ao povo os atos do governo". Rui Barbosa - in João Mangabeira - Rui: o estadista da República, p. 180.

É essa filosofica, tão bem escrita por Rui Barbosa, que traremos ao nosso Blog.

Não seremos intimidados pelos outros membros da imprensa que a usam como massa de manobra da consciência das pessoas de bem. Falar a verdade não devia doer nos verdadeiros homens de imprensa. Por que se tem tanto medo da verdade?

Ser injuriado, difamado ou caluniado por membros da imprensa não é legal, não é legítimo, entretanto, o exame da vida pública do homem público constitui, ao mesmo tempo, direito e dever da imprensa, na relevante missão que lhe incumbe, nos regimes democráticos, de habilitar o cidadão ao exercício da plena democracia, ao exercício, inclusive, do voto consciente.

Vamos nós. A luta é árdua. O tempo que temos para informar é pequeno e as informações são muitas. A divulgaremos, tenham certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário