quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"O homem feliz é prestativo no dar, sincero no falar, suave no conduzir, sereno no agir."

"Seja prestativo - Não negue sua ajuda a quem a pede. Se você pode ajudar, ajude. Fique alerta no entanto para não pôr lenha na fogueira da injustiça social. A caridade na forma de esmolas é uma praga, que tira a culpa de quem dá emantém na desgraça quem recebe. Ensinar, ajudar, orientar, conseguir, são exemplos de prestatividade. O indivíduo verdadeiramente prestativo não se engrandece nem se humilha. Seja sincero - São tantas as pessoas insinceras e mentirosas que até existe esta frase preparada para elas: "A quem você pensa que está enganando?"

A mentira cedo ou tarde será descoberta e ninguém fica impune. E não fica mesmo, é só uma questão de tempo. Ser sincero é o mesmo que ser coerente, e ser coerente é ser justo consigo próprio. Para alcançar a felicidade um grande entrave é o auto-flagelo da mentira, da falta de sinceridade. Quando você diz coisas que não sente, no intuito de agradar, o preço que será pago será sua própria subserviência. Evidentemente não devemos confundir sinceridade com arrogância, estupidez ou falta de tato. Você pode e deve ser sincero, sem assumir nenhuma dessas atitudes. Seja suave - isto me lembra de que um presidente americano dizia: "Fale manso e carregue um porrete".

Suavidade ou mansidão não significam passividade bovina, nem porrete presidencial. Quando você leva seu interlocutor a aceitar conscientemente suas idéias, isto é ser eficiente. Se além disso você tem a característica da fala suave, o resultado será ainda mais notável. Todo mundo gosta de ser bem tratado. Seja sereno - Aí está uma característica tão importante que mereceria todo um livro. A serenidade, nos pensamentos e nas ações, é um requisito básico a quem aspira o crescimento pessoal." (do site: http://www.eurooscar.com/tao1/tao14.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário