sábado, 5 de fevereiro de 2011

AS INSTITUIÇÕES PARTIDÁRIAS E A NECESSIDADE DA REFORMA POLÍTICA

"Acompanhei com muita surpresa por alguns blogs de Sobral, a informação de que o PV local tem agora novo presidente . No entanto, o mais curioso é que não se teve notícia de nenhuma reunião da direção deste partido, muito menos dos seus filiados para deliberarem tal questão. Nem mesmo o vereador da legenda em Sobral, havia sido comunicado. Segundo as informações postadas nos blogs, bastou um contato de um candidato a Deputado Estadual, que não se elegeu, com a cúpula nacional do partido e "pronto", o partido em Sobral já tinha novo dirigente.
E porque a surpresa ? Porque sou militante do Partido Comunista do Brasil - PCdoB em Sobral há exatos 20 (vinte) anos e apesar das calúnias e da tentativa de menosprezar o significado do nosso partido, nunca houve na nossa organização política tal postura. As decisões no PCdoB são deliberadas pelos seus filiados e militantes, a partir de um amplo, franco, mas fraterno debate de idéias, na perspectiva dos interesses coletivos e da construção e fortalecimento partidários. Não por acaso, o nosso PCdoB tem quase 90 (noventa) anos de atuação política no Brasil e mais de 20 (vinte) anos em Sobral.
Por estas e outras é que urge no Brasil, uma reforma política avançada e progressista, para fortalecer as instituições políticas e partidárias, sem as quais a democracia e a república ficam enfraquecidas. Não podemos continuar fazendo política de forma “individualista” e “carreirista”, onde os indivíduos são maiores do que as instituições e o pensamento coletivo que emana destas.
A reforma política avançada e progressista é uma necessidade urgente do Brasil contemporâneo e essencial para a nossa jovem democracia, para que notícias como estas de “tomada de direção partidária”, não façam mais parte do noticiário."

Miguel Silva
Presidente do PCdoB/Sobral

DO BLOG. Caro Miguel Silva, importante lembrar que o PV de Sobral era comissão executiva provisória e nunca fez nenhuma reunião partidária. Outrossim, o atual presidente do PV não fez a renovação do diretório, o que, por si só, demonstraria a ausência de interesse do ex-presidente do PV. Aliás, essa é a atual situação de vários partidos de Sobral. Citando ainda o vereador Zezão, em seu blog: "Mas o que ninguem sabe é o motivo real. Na verdade o diretório do PV em Sobral que funcionava de forma provisória , perdeu os prazos para realização de convenção além de não renovar a executiva de forma provisória. Resultado: deram a faca e o queijo para o Dr Guimarães, que já tinha este interesse"

Nenhum comentário:

Postar um comentário