segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

QUE TAL ABRIR UMA IGREJA EVANGÉLICA?

Pois bem.
Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidiram abrir uma igreja. Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e um escritório jurídico. Precisaram apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis . Foi tudo muito simples. Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exigem número mínimo de fiéis.

Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, puderam abrir uma conta bancária na qual realizaram aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássem a coisa adiante, poderíam se livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja.

Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Os repórteres da folha sagraram seus filhos Ian e David como ministros religiosos e por isso eles serão dispensados do serviço militar obrigatório e direito a prisão especial.

Coisas do Brasil.

Penso que o Brasil precisaria urgentemente livrar-se de certos maus hábitos, cujas origens podem ser traçadas ao feudalismo e ao fascismo, e enfim converter-se numa República de iguais, nas quais as pessoas sejam titulares de direitos porque são cidadãs, não porque pertençam a esta ou aquela categoria profissional ou porque tenham nascido em berço esplêndido. O mesmo deve valer para associações. Até por perativos aritméticos, sempre que se concede uma prebenda fiscal a um dado grupo, onera-se imediatamente todos os que não fazem parte daquele clube. Não é demais lembrar que o princípio da solidariedade tributária também é um dos fundamentos da República.
(FONTE: BLOG DO ZEZÃO)

Um comentário:

  1. Graça e Paz,
    Meu nome é Darlan Lima
    Brasileiro, Cristão, Pastor e professor de Teologia, Cientista da religião.
    Gostei muito da pauta. Se vocês quiserem aprofundar o tema conhecendo melhor o que a Teologia Bíblica tem a falar sobre o assunto Igreja Empresa e porque sou contra o dízimo acessem o site www.discipuladosemfronteiras.com - apostilas Princípios Cristãos (contribuição) e Propósitos Divinos, aonde abordo o que a Bíblia fala sobre a diferenciação entre pastores e assaltantes de púlpito...

    ResponderExcluir