quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CID RESPONDE SOBRE VIAGEM COM JATINHO PARTICULAR

O governador Cid Gomes (PSB) rebateu ontem, durante entrevista coletiva à imprensa na Residência Oficial, a denúncia de que teria cometido ato de improbidade administrativa ao utilizar um jato do empresário dono da empresa Grendene em viagem de férias aos Estados Unidos entre os dias 20 e 27 do mês passado. “As viagens particulares que eu fiz, quem as financiou foi eu. As viagens a trabalho, foram pagas pelo governo do Estado”, disse o governador. “Durante a viagem que eu fiz aos Estados Unidos, eu estava de licença do governo e de férias, e se alguém tem alguma denúncia, apresente-a à Justiça e eu me defenderei”, disse o governador, referindo-se ao requerimento do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) no qual o parlamentar solicita esclarecimentos sobre a viagem de Cid com a família. Cid disse também que “na hora em que eu saio da minha função de governador e estiver no gozo daquilo que é o direito básico de qualquer pessoa, que é tirar uns dias de descanso, eu acho que devo ter à minha privacidade”.
Sobre a sua relação com o empresário supracitado e a concessão de benefícios fiscais à Grendene, que, em 2009, teve os incentivos dados pelo governo renovados por mais 15 anos, Cid disse que “a Grendene e outras muitas empresas têm incentivos fiscais do Estado do Ceará. No meu governo, todo e qualquer incentivo é concedido baseado em critérios objetivos, e são concedidos por um colegiado. Não sou em quem decide particularmente qual empresa vai ter ou não vai ter benefícios fiscais”.

Incentivos renovados
Quanto às doações que a empresa realizou para a campanha à reeleição do governador no ano passado – da ordem de R$ 1,2 milhão –, Cid alegou que “se querem vincular uma coisa à outra, [atentem que] na minha primeira campanha, quando eu ainda não era governador e não tinha feito nenhum favor à Grendene, Alexandre contribuiu. Eu era oposição ao governo [de Lúcio Alcântara], e Alexandre, ainda assim, contribuiu”. Por fim, o governador ressaltou que “todos os governadores que passaram pelo governo do Estado concederam incentivos à Grendene”. A Grendene Calçados é uma das maiores empresas do ramo de confecção de calçados e possui três fábricas no Ceará, das quais a maior delas foi instalada em 1993 no município de Sobral, reduto político da família Ferreira Gomes.

Desde então, a empresa vem sendo beneficiada sucessivamente com inventivos fiscais cujos valores, no entanto, são mantidos em sigilo pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Cede), órgão responsável por deliberar de maneira estratégica os setores produtivos a fim de promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado. A Grendene doou recursos também para as campanhas políticas de aliados do governador Cid Gomes, entre os quais, o deputado estadual Ivo Gomes (PSB), beneficiado com R$ 30 mil.

Alvo de análise
A Procuradora Geral de Justiça do Ceará, Socorro França, disse ontem, por meio de nota oficial, que a viagem de férias aos Estados Unidos do governador Cid Gomes “será alvo de análise e posterior pronunciamento”. A nota, segundo o jornal, não especifica se o Ministério Público irá abrir um inquérito civil público para investigar o fato e nem dá prazos para a conclusão das eventuais análises.

Requerimento
Deverá ser votado nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa, e certamente derrubado pela maioria governista da Casa, o requerimento apresentado pelo deputado Heitor Férrer (PDT) solicitando ao governador Cid Gomes esclarecimentos sobre a viagem que fez com a primeira-dama ao exterior. Na terça, Férrer considerou o caso “constrangedor para o Ceará e constrangedor para a base do governo, que terá que defender isto. É crime de improbidade administrativa o agente público receber presentes ou cortesias de quem tem negócios com o Estado”. O pedetista disse ontem à imprensa que, caso seja comprovada a denúncia contra Cid, “em qualquer país sério do mundo, era perda de mandato”.
Fonte: Blog do Macário Batista

Um comentário:

  1. Mandar a PGJ e a Socorro França( apadrinhada dos FGS) analisar a conduta improba do CID, é a mesma coisa de botar macaco para pastorar bananas ou então vampiro para tomar conta de banco de sangue. È uma piada !!! Deitam e rolam !! Aliás, o Governo do Estado, não cumpre decisão judicial nenhuma e fica por isso mesmo. Cadê o MP, o Judiciario e a PF que não investigam nada do governo ??? Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão !!!O governo do Estado é uma verdadeira DITADURA SEM FARDA. VIVA O CORONELISMO QUE TANTO REPUDIAVAM.!!! VIVA!!! COMO DIZ O HINO DOS MALANDROS: TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO !!!!! COITADO DE NÓIS.

    ResponderExcluir