sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Leônidas Cristino é investigado pela Polícia Federal



Leônidas Cristino, prefeito de Sobral e confirmado como titular da Secretaria de Portos, é citado numa apuração que analisa esquema de fraudes em licitação.

O prefeito de Sobral, José Leônidas de Menezes Cristino (PSB), é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF) por crime de responsabilidade à frente do cargo. Segundo o inquérito policial nº 2.073, de 2008, que tramita na 18ª Vara da Justiça Federal no Ceará, o chefe do Executivo municipal teria descumprido uma ordem judicial e também não apresentou motivos para a recusa. A Procuradoria da República da 5ª Região apura um esquema de fraudes em licitação na área de construção civil.

Em novembro, a procuradora Isabel Guimarães Lima, de Pernambuco, solicitou ao delegado da Polícia Federal no Ceará, Carlos André, a prorrogação das investigações por mais 90 dias. Segundo o documento, a dilatação do prazo — já houve outras cinco — fez-se necessária para permitir a continuação das investigações. O inquérito nº 2.073 tramitava desde novembro de 2008 na 18ª Vara Federal da Justiça Federal. Entretanto, em agosto deste ano, o desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas determinou, com base em resolução recente do Conselho Federal de Justiça, que as apurações tramitassem diretamente entre a PF e o MPF. O processo só volta para a Justiça quando houver indiciamento. Leônidas ainda não figura como réu neste processo.

O procurador do município, José Clito Carneiro, afirma que recebeu ofício da PF para que Leônidas prestasse esclarecimentos sobre a contratação de uma empresa de construção. Porém, o prefeito só poderá comparecer em fevereiro. “Ele foi chamado na condição de testemunha. Não tem envolvimento com o caso”, disse. Segundo Clito, uma construtora contratada pela prefeitura emitiu notas vencidas em outros municípios.

Gosto
Leônidas chegou à prefeitura de Sobral em 2004, pelas mãos do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), amigo de infância. Ele sucedeu Cid Gomes que, à época, queria indicar para o cargo o secretário de saúde Carlos Hilton. A trajetória profissional do engenheiro, filho de um topógrafo, foi voltada para estradas. Até que Ciro o convidou para chefiar a supersecretaria, durante sua gestão à frente da prefeitura de Fortaleza. A partir daí, Leônidas, antes visto como técnico, tomou gosto pela política. Foi, durante dois mandatos, deputado federal. No primeiro, estava no PSDB. Depois, no PPS. Na Câmara, não teve atuação de destaque. Apresentou 11 projetos de lei. A grande maioria foi arquivada. Os temas das propostas foram educação e trânsito. Um exemplo: a obrigatoriedade da impressão de mensagens educativas sobre normas de trânsito em embalagens de fósforos.

Com a saída de Leônidas Cristino, quem assumirá a prefeitura de Sobral é o vice-prefeito Clodoveu Arruda, do PT, marido da secretária de Educação do estado, Isolda Cela.

Informações do Jornal Correio Brasiliense:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2010/12/22/interna_politica,228876/indicado-por-ciro-gomes-para-a-secretaria-de-portos-e-investigado-pela-pf.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário