quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

GOVERNO DILMA SERÁ PAULISTA. E COMO FICA O NORDESTE?

Dilma terá o mais paulista dos governos desde, creio, o fim da República Velha. Estes são os nomes confirmados até agora:
- Antonio Palocci (Casa Civil) - São Paulo;
- Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) - São Paulo;
- Guido Mantega (Fazenda) - São Paulo;
- Miriam Belchior (Planejamento) - São Paulo;
- José Eduardo Cardozo (Justiça) - São Paulo;
- Alexandre Tombini (Banco Central) - Rio Grande do Sul.

É aí que está o núcleo duro do governo. No grupo, encontra-se aquele destinado, por mais que se diga o contrário, a atuar como uma espécie de primeiro-ministro: Antonio Palocci. E não será à moda Zé Dirceu, quando a pasta concentrou um monte de funções administrativas. Justamente porque a Casa Civil está com os ombros bastante leves, o ministro poderá se dedicar à articulação política, ao diálogo.

Saibam: não há decisão da qual Palocci já não participe hoje ativamente — em consonância, sempre!, com Lula. Se Dilma tiver de se afastar por causa de uma gripe forte ou, sei lá, da dengue — que teve tanto progresso na gestão de José Gomes Temporão —, quem governa é o chefe da Casa Civil. Quando a presidente viajar para o exterior, Temer assume a cadeira, mas o petista governa. A Casa Civil ficou mais enxuta, mais desidratada, justamente para que Palocci fique mais livre para fazer política. A Casa Civil volta a ter o seu antigo contorno.

Por que isso?
O que significa essa composição de governo? Com exceção de Tombini, que só entrou aí por escolha de Palocci, com aval de Mantega, esse é o grupo de confiança de Lula. Trata-se de um governo constituído para qualquer eventualidade, qualquer mesmo… Tanto paulista no núcleo decisório atende ainda a uma outra dinâmica.

Os petistas estão decididos a tomar São Paulo. O estado será o palco da disputa eleitoral de 2014. O PT nunca venceu ali uma disputa eleitoral presidencial e tem perdido sucessivas disputas para o Palácio dos Bandeirantes — nas duas últimas, foi derrotado no primeiro turno. Caso Aécio Neves seja candidato à Presidência pelo PSDB (ou por outra legenda; sabe-se lá o que pode resultar de uma eventual reforma política), já se sabe para onde vai Minas. A grande batalha será travada em Piratininga.

E isso evidência quão errado, destrambelhado mesmo, é investir na desorganização e no racha da oposição ao petismo no estado. Quem viver verá.

Por Reinaldo Azevedo

E como fica o nordeste? Ora o nordeste, para os petistas, é apenas um curral eleitoral necessário para o comprometimento das ambições crueis do Partido dos Trabalhadores. Para cá basta o Bolsa Família, um emprego de segundo escalão para o Ciro Gomes e alguns parcos recursos para os Estados e uns poucos municípios. Vamos aguardar...

Um comentário:

  1. Sobral apresentará seu Plano de Combate à Dengue para 2011



    O prefeito Leônidas Cristino, juntamente com o secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton, convida a população sobralense, bem como a imprensa local e representantes da sociedade civil organizada, para participar da apresentação do Plano Municipal de Combate à Dengue para 2011. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 9h, no auditório da Prefeitura Municipal. Na ocasião, serão apresentadas as ações e estratégias para a continuidade do controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. O Secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton, destaca a importância da presença de todos neste momento. “A participação da população tem sido uma das estratégias mais valiosas para a Secretaria da Saúde no controle da Dengue em Sobral, por isso é muito importante que todos compareçam e tomem conhecimento do Plano Municipal de Combate à Dengue para 2011”, diz o secretário. Em Sobral, a população tem à sua disposição um telefone gratuito para recebimento de notificações, denúncias, solicitações e informações sobre a Dengue (0800 280 4646), que funciona de segunda à sexta.

    ResponderExcluir