segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aécio defende que Serra coordene refundação do PSDB



Durante almoço em São Paulo, lideranças tucanas discutiram atualização do programa do partido


O senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) defendeu nesta segunda-feira que a reestruturação que propõe para o partido seja coordenada por lideranças da velha guarda tucana. Entre os integrantes do grupo, poderia estar José Serra, candidato do PSDB à Presidência derrotado nas últimas eleições.

A ideia de incluir Serra no comando da refundação do PSDB partiu de Aécio e tem o apoio do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O nosso programa foi construído em cima de uma realidade que não é mais a do Brasil. Precisamos de uma reconstrução do projeto do programa partidário com as principais lideranças do partido, como o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador José Serra, e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Sugeri até que eles possam coordenar tudo isso”, afirmou o senador mineiro.

FHC é presidente de honra do partido. Serra e Tasso foram derrotados nas últimas eleições e estão sem mandato. A tese de Aécio é a de que o partido precisa reescrever suas diretrizes e propostas. O mineiro almoçou nesta segunda com Geraldo Alckmin em São Paulo e, no cardápio, estavam detalhes sobre a atualização do PSDB.

Na saída de uma tradicional cantina italiana no centro da capital paulista, Aécio e Alckmin mostraram um discurso afinado. “Nossa unidade é muito fácil, muito natural. Essa disputa que volta e meia se lê nos jornais entre o PSDB de Minas e de São Paulo só existe na cabeça de uma ou outra figura de menor importância”, disse o senador. “Somos um conjunto de pessoas que pode pensar de forma diferente sobre este ou aquele aspecto, mas que vão estar unidas no fortalecimento do partido e na construção de um projeto para o Brasil”.

Alckmin foi na mesma direção: “Não há nenhuma divisão. Estamos unidos para trabalhar pelo Brasil e fortalecer o PSDB. Aécio é um amigo querido e estaremos juntos para ajudar a organizar o partido”.

Concordância - A teoria de Aécio de refundar o PSDB tem sido rejeitada por alguns líderes tucanos. Alckmin, no entanto, demonstrou publicamente a sintonia com Aécio. Questionado se discordava da ideia, o governador respondeu: “Não discordo, acho que é importante. Nós vivemos momentos diferentes. O partido foi fundado na década de 80 e hoje estamos em outro momento. É importante atualizar o programa partidário para fazermos uma oposição inteligente”.

O senador Aécio Neves passa o dia em São Paulo e grava, nesta tarde, uma participação em um programa de TV. Apesar de estarem em um restaurante italiano, Aécio e Alckmin dividiram uma travessa de pescada grelhada com legumes. Cada um tomou uma garrafa de água sem gás. O convite para o encontro partiu do mineiro, mas a conta foi paga por Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário