sexta-feira, 30 de julho de 2010

ALGUNS FOTOS DO COMITÊ IVO E PE. ZÉ


OMAN CARNEIRO É DESCARTADO POR CIRO, IVO E LEÔNIDAS





O candidato a deputado federal Oman Carneiro foi formalmente descartado pelo grupo dos FG'S (CIRO, IVO E LEÔNIDAS). Para o grupo não existe outro candidato para federal sem ser o Padre Zé. Ontem a noite, na inauguração do Comitê IVO E PADRE ZÉ, IVO GOMES deixou o seu recado: "Eu e o Pe. Zé vamos percorrer todos os bairros de Sobral". Já o Prefeito Leônidas Cristino foi bastante enfático: "Praticamente todas as obras de Sobral tem o apoio do deputado Federal Padre Zé e nós temos que eleger Padre Zé para continuar a ajudar Sobral". Fechando a noite Ciro Gomes também deixou o seu recado: "Padre Zé é o nosso candidato. O número dele é 1111. Não se faz liderança da noite para o dia como o Padre Zé".
DO BLOG. Será que agora a turma do Oman se toca?
DO BLOG2. Que diabo foi aquilo dos carros de som de Oman Carneiro convidando para a inaguração do Comitê do Ivo e do Padre Zé?
DO BLOG3. Como está o Oman Carneiro hoje despois de ontem?

CIRO GOMES DIZ: EU VOTO EM PADRE ZÉ






Ontem foi a inaguração do Comitê do IVO e PADRE ZÉ e não vi OMAN CARNEIRO por lá. Mas como poderia ir o Oman Carneiro para o comitê de outros candidatos? Boa pergunta. A questão é que Oman estava convidando a todos para a inauguração do comitê, onde contaria com a presença do deputado Ciro Gomes, Leônidas e Ivo Gomes. Essa foi boa. Esqueceram de informar para Oman Carneiro que CIRO GOMES É PADRE ZÉ e ponto final. Como dizia Ciro Gomes: "Não se faz liderança da noite para o dia, como a liderança do Padre Zé". Ciro disse ainda que o seu candidato é PADRE ZÉ com número 1111.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

COMEÇOU A CAMPANHA. E COM FORÇA. PREFEITO É IVO E PE. ZÉ



Hoje começou em Sobral a campanha que eu só acreditava vendo. Pois é. A colagem de adesivos dos candidatos Pe. Zé e Ivo Gomes, ocorrida na Av. Pericentral com Av. do Contorno, no Campo dos Velhos, contou com a presença de Ivo Gomes e Padre Zé. No comando de tudo estava o Prefeito Leônidas Cristino e sua esposa Lili. O conteúdo dos adesivos pregados ficou claro para todos. É PADRE ZÉ PARA FEDERAL E IVO GOMES PARA ESTADUAL. O recado foi dado para os amigos íntimos e próximos ao prefeito. Não tem para outro candidato a federal ou estadual. Presentes no evento fazendo a colagem dos candidatos: José Maria Félix, Zezão, Paulão, Júnior Balreira, Ismerino Mendes, Adauto, Tiago Ramos além de outras lideranças e o secretariado do prefeito.
Posso ter esquecido alguns nomes aqui. Mas ao lembrar colocarei no blog.
FOI DADO O RECADO.

SER ADVOGADO É COMPLICADO

Hoje, por volta das 19:50 hs, estava conversando com um amigo, Sebastião Neto, no sinal onde se faziam a campanha de planfetagem de Pe. Zé e Ivo Gomes. Pois é. O marido da doutora Joyce, do qual nesse momento não me recordo o nome, parou o seu veículo Hylux SW4, modelo antigo, para fazer ameaças a minha pessoa. Falou o citado cidadão: "O que é que você está falando de mim? Tenha cuidado com o que você está falando? Você sabe que o que a gente fala tem que provar. Tem cuidado com o que você está falando, dizendo que eu ando falando com testemunhas..." E outras coisas que relatarei na Delegacia. Respondi calmamente e friamente: "Não falei nada. Aliás o que eu falo eu escrevo. O que eu escrevo eu assino". O citado cidadão continuou as suas invertidas sempre em tom alto e agressivo: "Tem cuidado com o que você fala". Eu sempre respondia: "Tá certo. Tudo bem. Tudo bem" e baixando a cabeça não continuei a conversar para evitar uma confusão maior.
O fato é bastante interessante e mereceu que eu colocasse neste blog para explicar que ser advogado é complicado. Não tenho e nunca terei medo de minha atuação profissional, pode é ficar com raiva quem quiser ficar. Quem tem telhado de vidro não atire pedra no telhado dos outros. Por que tudo isso? Ora leitores. Já advoguei em ações que envolvia o marido da doutora e, por sinal, ganhei. Ele pedia indenização a um cliente meu e não levou nada. Agora advogo em um caso emblemático e cheio de nuances que requer a minha atenção redobrada para que não se faça injustiça nem se use de abuso de poder para querer condenar. Algo tão absurdo, leitores, que nos fará levar o caso até as últimas instâncias.
Preservarei a identidade do caso. Digo apenas que se trata de um caso que envolve o filho da referida magistrada.
O meu recado: Não tenho medo de ameaças. Continuarei fazendo o meu trabalho com convicção, independência e sem medo. O que eu falo eu escrevo e assino. Não é o fato de ser o marido da doutora Joyce que me curvarei a caprichos de ninguém. Outra coisa: Se você quiser brigar comigo, vai perder tempo. Não vou me queimar com gente pequena, bringando no meio da rua. Não respondo a quem não merece a minha atenção. Apenas deixo registrado para a posterioridade e para que fique garantido a minha integridade.

terça-feira, 27 de julho de 2010

PROBLEMAS PARA PIMENTEL E EUNÍCIO NO SENADO



Esse ano votaremos em 2 candidatos a senado. O grupo ligado ao governador Cid Gomes está preocupado com a eleição de Eunício e Pimentel e é simples a matemática. Se for confirmado as pesquisas, Tasso será um dos candidatos eleitos, ficando a outra vaga para Eunício ou Pimentel. Eis a questão. Quem for simpatizante de Pimentel, sabedor que uma das vagas é do Tasso, deverá votar no Pimentel e em outro candidato sem ser o Eunício Oliveira (Tasso, Alexandre Pereira, etc.). Explico. Votando no Pimentel e no Eunício o simpatizante do Pimentel terá seu voto empatado, vale dizer, anulado, ficando para ser decidido nos últimos votos dos apenas simpatizantes de um dos lados. A confusão está formada.
DO BLOG. Se você tem consciência que Tasso está eleito e quiser eleger Pimentel ou Eunício, vote apenas em um deles (Pimentel ou Eunício) escolhendo outro candidato, que pode ser o próprio Tasso (PSDB) ou Alexandre Pereira (PR) ou nulo.
DO BLOG2. Em Sobral tomamos conhecimento que alguns vereadores iram fazer a escolha entre um dos candidatos a governador (Eunício ou Pimentel), exatamente por causa da matemática acima, votando em Tasso como segunda escolha ou quem sabe, no Alexandre Pereira. O que vocês acham?
DO BLOG3. Atenção PeTistas, NÃO SERÁ MELHOR VOTAR NO PIMENTEL E NO TASSO OU ALEXANDRE PEREIRA (PR)?

Detran terá de explicar falta de blitze

O Ministério Público Estadual (MPE) afirma que enviará hoje ofício ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para apurar se o órgão está realizando blitz neste período de férias ou não. “Se parou de fazer blitz, o Detran vai dizer o motivo, explicar por que botou fiscalização apenas no litoral e por que tirou a fiscalização das estradas, do entorno de casas de shows”, explicou o promotor do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran), Gilvan Melo, do MPE.



Na opinião dele, o grande problema do trânsito do Ceará é a fiscalização insuficiente e, por isso, é tão importante a realização de blitz. “Não queremos nada mais, nada menos do que a observação do que diz a lei”, afirma. Depois que o Detran se manifestar a respeito da denúncia dos servidores, o MPE vai avaliar a necessidade de instaurar um procedimento administrativo para apurar eventuais distorções na fiscalização, avisa Melo.

Na última sexta-feira, 23, O POVO publicou matéria com servidores do Detran denunciando que não estão sendo realizadas blitze no Estado. A única modalidade de fiscalização, conforme os servidores, era em faixa de praia. O órgão, até hoje, não nega, nem confirma a suspensão das blitze, mas alega que tem priorizado a fiscalização no litoral, na tentativa de coibir o tráfego de veículos nas áreas de banhistas.



No último domingo, agentes de trânsito que trabalhavam na praia do Porto das Dunas informaram que a prioridade nestas férias tem sido a educação dos condutores, aplicando multa e remoção do veículo apenas em casos extremos, como condução por crianças e adolescentes e motoristas não habilitados.

A abordagem é diferente da que foi aplicada nas férias de janeiro. Para se ter uma ideia, em matéria publicada no O POVO no dia 11 de janeiro deste ano, o Detran divulgava que no fim de semana de 9 e 10 daquele mês, haviam sido multados ao todo 46 veículos em faixas de praia destinadas aos banhistas, sendo 41 apenas no Cumbuco e Icaraí. Na ocasião, cinco quadriciclos e um buggy também haviam sido recolhidos.

O POVO procurou o Detran durante todo o dia de ontem. A assessoria de comunicação informou que o superintendente Igor Ponte daria entrevista, mas, até o fechamento da edição, não deu retorno.
(fonte: Jornal O Povo)

Jornal diz que Lula passou dos limites

Reportagem publicada ontem no jornal americano "New York Times" afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desrespeitou as leis eleitorais ao fazer campanha para sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT).

No texto intitulado "Presidente do Brasil trabalha para emprestar popularidade à protegida", o jornal afirma que Lula tenta emprestar "seu pó mágico" para a petista.

"Com menos de três meses para a eleição presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tentando fazer o possível para que seu pó mágico grude em sua sucessora escolhida, Dilma Rousseff, para convencer eleitores a elegerem ela como a primeira presidente do Brasil, o maior país da América Latina.", diz a reportagem. "Analistas políticos dizem que Lula está se esforçando para eleger seu sucessor mais do que qualquer outro presidente em décadas. Mas ele passou dos limites. Autoridades eleitorais multaram Lula quatro vezes (sic) nos últimos meses por campanha antecipada em favor de Dilma", diz.

Lula já recebeu, na verdade, seis multas pelo Tribunal Superior Eleitoral em razão de campanha antecipada, totalizando R$ 42,5 mil.

O jornal destaca ainda que o presidente tentou tornar Dilma uma candidata viável ao lhe dar o controle do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Em campanha por Rousseff, sua ex-chefe da Casa Civil, o presidente desrespeitou leis eleitorais e creditou a ela programas e obras públicas realizadas durante seu governo". O jornal diz que a "popularidade sozinha pode não ser suficiente".

sexta-feira, 23 de julho de 2010

VEREADORES DE SOBRAL VOLTAM SEGUNDA FEIRA

A maioria dos vereadores de Sobral estaram de volta neste domingo. Os edis aguardam uma reunião com o chefe do Poder Executivo, Leônidas Cristino.

VEREADOR PAULÃO ESTÁ SUMIDO

O vereador Vicente de Paulo Albuquerque, Paulão, está sumido. Estamos a sua procura. Quem souber onde o edil se encontra favor nos comunicar.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ÚLTIMA HORA: LEÔNIDAS COM PADRE ZÉ

Está sendo realizado neste momento reunão com Leônidas Cristino e alguns de seus assessores juntamente com o deputado federal Padre Zé. A ordem é colocar o "bonde para andar" e garantir uma expressiva votação ao deputado. Resta saber como ficou os detalhes da reunião.

LUIZ FERNANDO, SECRETÁRIO DE GOVERNO, DIZ QUE É OMAN?

Ouvi hoje (21/07) do Secretário de Governo do prefeito Leônidas Cristino, Luiz Fernando, que ele votará em Oman Carneiro para federal. A sua afirmação foi prestada na frente de várias outras pessoas ao lada da Câmara Municipal de Sobral. Perguntei ao Secretário: Luiz Fernando vai votar em quem para federal, no Oman ou no Guimarães do PT? Ele respondeu: Vou votar no Oman para "fazer área". Luiz Fernando mostrou-se meio indignado com a pergunta. Lembro que há cerca de uma semana atrás fazia a mesma pergunta e ele respondeu que votaria do Guimarães do seu partido o PT e para Estadual não sabia ainda. Indaguei também naquele momento: E o IVO fica aonde? Luiz Fernanda dava a entender que iria votar em candidato do PT, mas que para estadual não queria votar em pessoa desconhecida.
DO BLOG. E QUEM É GUIMARÃES? É o homem do dinheiro na cuéca?
DO BLOG2. Será que Luiz Fernando não reconhece o trabalho do Padre Zé fez por Sobral?
DO BLOG3. Embora possa Luiz Fernando votar em quem ele quiser, como secretário de governo, cargo muito ligado ao prefeito Leôndias, não deveria ele seguir a orientação para votar no deputado Padre Zé e no Ivo Gomes?
DO BLOG4. Luiz Fernando tem coragem de enfrentar IVO GOMES?

Registro de candidatura de Cid pode ser cancelado



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou que o Governo do Estado retire, imediatamente, as placas e os outdoors colocados no entorno do Parque do Cocó, em Fortaleza.

Se a situação não for regularizada, os registros das candidaturas de Cid Gomes e do vice dele, Domingos Filho, podem ser cassados pela Justiça Eleitoral.

O TRE-CE acatou um pedido de liminar da chapa do candidato ao governo cearense, Lúcio Alcântara, e estipulou, ainda, uma multa de R$ 10 mil, caso outras publicidades do atual governo sejam instaladas. (Fonte DN On Line)

LEÔNIDAS CHEGA A SOBRAL E MANDA RECADO: "MEUS AMIGOS VOTAM PE. ZÉ"

O prefeito Leônidas Cristino mal chegou a Sobral e deixou seu recado. Vota na Dilma, Cid, Pimentel, Eunício, IVO e PE. ZÉ. Em relação ao candidato Oman Carneiro, tomamos conhecimento que os FG´s (Ferreira Gomes) estão descontentes com ele já que o candidato único para federal em Sobral seria Padre Zé e Oman estaria indo para campanha por livre e espontânea vontade e sem aval e apoio do grupo.
DO BLOG. O nome de Padre Zé Linhares vem crescendo em Sobral tendo o prefeito apresentado aos seus amigos o nome dele como seu candidato, inclusive ligando para os seus amigos e vereadores, INFORMANDO E PEDINDO APOIO AOS MESMOS.
DO BLOG2. Leônidas parece que está preocupado em transferir o maior número de votos possível para os seus candidatos. As suas preocupações são com o candidato IVO GOMES, por conta de outros deputados estaduais que estão em Sobral e Pe. Zé, em virtude da candidatura de Oman Carneiro, que embora não seja uma ameça, fazia parte do grupo, além do compromisso de encampar uma expressiva votação ao reverendo.
DO BLOG3. Leônidas não pode dormir no ponto. Já está mais do que na hora de começar a colaborar mais firmemente na campanha de seus candidatos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Desempenho de Cid repete o de Lúcio

Na primeira pesquisa com o cenário definido nestas eleições no Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) tem desempenho, na avaliação de sua administração, muito parecido com o que Lúcio Alcântara (PR) obteve na primeira pesquisa O POVO/Datafolha, quatro anos antes, quando tentava a reeleição.

Agora, Cid aparece com 45% de percentual ótimo ou bom. Nesses itens, Lúcio tinha, na pesquisa Datafolha realizada entre 7 e 8 de agosto de 2006, 46%.

O percentual de ruim e péssimo também é quase idêntico: 14% para Cid, enquanto Lúcio tinha 13%. O percentual de eleitores que avaliam a administração como regular é o mesmo: 37% tanto para Lúcio naquela época quanto para Cid agora.

Até a nota média atribuída foi igual: 6,6.

Avaliação de Cid cai seis pontos em sete meses


Apesar da folgada liderança na pesquisa O POVO/Datafolha e da chance de vitória no primeiro turno, o governador Cid Gomes (PSB) apresenta queda na avaliação de seu governo. De dezembro do ano passado para cá, o número dos que aprovam a administração estadual caiu seis pontos percentuais e recuou para o mesmo nível de novembro de 2007, quando Cid teve a pior avaliação em três anos e meio de mandato.

Cid aparece na pesquisa com 45% de índice ótimo ou bom. Na última pesquisa feita pelo Datafolha sobre a avaliação do Governo do Ceará, em dezembro do ano passado, o percentual era de 51%. O número vem em queda desde que, em março de 2009, Cid alcançou sua melhor avaliação, segundo o Datafolha: 54%. De lá para cá, perdeu nove pontos percentuais. Com a queda registrada agora, ele retorna ao mesmo percentual de quando estava à frente do governo havia 11 meses.

O índice de desaprovação, contudo, permanece estável desde o ano passado. Em novembro de 2007, chegou a ser de 18% de eleitores que classificaram a gestão Cid de ruim ou péssima. O índice caiu para 14% em março de 2009 e se manteve em novembro do ano passado. O mesmo percentual de 14% de ruim e péssimo se repete agora.

O que significa que os votos da avaliação positiva de Cid migraram para eleitores que agora apontam a gestão como regular. Esse percentual chega a 37%, o maior da série histórica do Datafolha em relação ao governo Cid. Em dezembro do ano passado, o percentual era de 29%.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT TENTA INTIMIDAR O MINISTÉRIO PÚBLICO



O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, saiu em defesa da procuradora Sandra Cureau, sua vice para as questões eleitorais, ao dizer que um partido político não deve, "de forma equivocada", intimidar a atuação "legítima" do Ministério Público.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, chegou a dizer que estudava entrar com uma representação no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contra Cureau, por críticas que ela fez à postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha. Nesta segunda-feira, porém, ele afirmou que não há definição se haverá ou não essa representação.

Após a ameaça, Gurgel afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "o Ministério Público tem exercido corretamente suas funções eleitorais, atuando adequadamente para o fiel cumprimento da lei eleitoral" e avaliou como lamentável a atitude do PT.

"É lamentável que qualquer partido político, que deveria estar preocupado em cumprir a lei, tente de forma equivocada intimidar a atuação legitima da Instituição".

Na semana passada, Cureau abriu processo administrativo para investigar o uso da máquina administrativa pelo presidente Lula em favor da candidata petista Dilma Rousseff.

No lançamento do trem-bala, evento público ocorrido no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Lula atribuiu à Dilma os méritos do projeto. No dia seguinte, Lula se desculpou, mas voltou a elogiar a candidata de seu partido

"Eu fiquei quase que na obrigação moral de dizer que quem tinha começado a trabalhar a questão do trem-bala, a começar o projeto, a discutir, tinha sido a companheira Dilma. Possivelmente não devesse ser eu a ter falado, tinha outros companheiros", disse.

Dois dias depois do evento, Cureau afirmou que a atitude do presidente configurava abuso de poder político e econômico, o que poderia até gerar a cassação do registro da candidata petista.

Ela fez a ressalva de que avaliava o caso com base em reportagens publicadas em jornais, mas requisitou os vídeos do evento, peças fundamentais para abertura de uma ação de investigação contra Lula e Dilma.

CANDIDATA DO "TREVO" "AMEAÇA" HEGEMONIA DE IVO GOMES



A candidata a deputada estadual, Mirian Sobreiro, já vem causando um reboliço em Sobral. O seu filho, Marlon, dono do Trevo do Norte, vem trabalhando nos bairros e ameaça tirar a liderança de Ivo Gomes em Sobral. Conta-se que Mirian trabalha em Sobral com o aval dos FG's, entretanto, os coordenadores de campanha estão de cabelo em pé para o estrago eleitoral que vem causando a candidata. Dizem que o exército de vendedores do Trevo poderão dá uma ajudazinha a referida candidata. Estamos de olho.
DO BLOG. Os FG's sempre deixam para fazer campanha de última hora em Sobral, terra natal de Cid Gomes.
DO BLOG2. O atraso no início da campanha pode causar estragos irreparáveis a Ivo Gomes.
DO BLOG3. Está mais do que na hora de começar a campanha eleitoral em Sobral. Ocorre que quem começa antes pode ficar sem fôlego no final da campanha, entretanto, Miriam tem bala na agulha para aguentar até o final.
DO BLOG4. Como ficou Tiago Ramos na prefeitura após indicar os seus cabos eleitorais a votar na Deputada do Trevo?
DO BLOG5. Ferreira Aragão já começou com a sua capanha. Aposto que todo mundo lembra o seu número. A música é perfeita. Quem lembra... XX.999.

Lúcio sobre o Datafolha: “Foi muito bom”

Do blog do Eliomar

“Foi muito bom!’ – disse, nesta manhã de segunda-feira, durante visita ao Terminal de Ônibus do Antônio Bezerra, o candidato a governador pelo PR/PPS, o ex-governador Lúcio Alcântara, ao avaliar a pesquisa Datafolha/O POVO. Pelos números, Cid Gomes (PSB) ficou com 47%, Lúcio veio com 26% e Marcos Cals (PSDB/DEM) registrou 7% de intenção de votos.

Ao lado do seu candidato a vice, Cláudio vale (PPS) e do postulante ao Senado pelo PPS, empresário Alexandre Pereira, Lúcio reconheceu que o “jogo está apenas começando”, mas disse que tinha o que comemorar, pois enfrenta um candidato há quase quatro anos no poder que deveria ter maior índice de preferência do que marcou na pesquisa.

“Acho que vamos ter segundo turno. Disso estou convicto e vamos trabalhar com essa tese”, complementou o candidato do PR/PPS.

Lembrado de que está com 24% de rejeição, num empate técnico com Cid Gomes, que apresenta 23%, Lúcio Alcântara reiterou que tinha o que comemorar: “Ora, eu sou um político com 40 anos de atuação e ele não. Pra mim, foi muito positivo esse dado.”

DO BLOG. O que o povo está pensando da pesquisa:

Cid demonstra que não precisa do PT e deverá ganhar no primeiro turno, ou seja, para que Luiziane Lins.

Cid está preocupado, pois obteve mais de 62% dos votos na eleição anterior e agora só tem 47%.

Tasso está preocupado com a pesquisa, pois seu candidato tem apenas 7%.



sexta-feira, 16 de julho de 2010

VEREADORES DE SOBRAL QUEREM CONVERSAR COM PE. ZÉ



Os vereadores de Sobral estão aguardando anciosamente uma conversa com o candidato a Deputado Federal, Pe. Zé. Tomamos conhecimento que nos próximos dias Pe. Zé deverá se reunir em um almoço com os edis para fixar os pontos da campanha em Sobral. Acredita-se que neste almoço deverão estar presentes os candidatos ao senado Pimentel e Eunícios Oliveira, além do próprio Ivo Gomes.
DO BLOG. Os vereadores aliado ao Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, que já declararão que deverão votar em Ivo e no Pe. Zé.
1) PAULÃO; 2) ZEZÃO; 3) LUCIANO FEIJÃO; 4) ADALDÉCIO; 5) ADAUTO ARRUDA; 6) ITAMAR RIBEIRO; 7) ZÉ VYTAL; 8) JOÃO ALBERTO.
DO BLOG2. Se for mantida a candidatura de Oman Caneiro, 9) PAULO VASCONCELOS deverá votar nele. O Edil 10) HERMENGILDO deverá desagradar o Prefeito Leônidas e poderá votar em Oman.
DO BLOG3. Em relação ao vereador 11)JÚNIOR BALREIRA não sabemos se o prefeito já conversou com o mesmo e 12) MARCO PRADO disse que pode votar no Padre Zé, apenas tem que conversar com o mesmo.
DO BLOG4. Os suplentes de vereadores já foram contactados pelo prefeito de Sobral e este pediu para que votassem nos seus candidatos.

LUIZIANE NÃO VAI PARA INAUGURAÇÃO DE COMITÊ



Embora tenha sido esperada para a inauguração do comitê, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) – desafeta política de Ciro –, não foi ao evento. Após ter sido questionado a respeito dela, a prefeita disse que as críticas em relação à administração da Capital estão mantidas, mas “a expressão dessas opiniões estão suspensas porque nós estamos coligados. Não com ela (Luizianne), mas com o PT”, disparou.
O governador Cid Gomes disse não ter conhecimento sobre os motivos que levaram à ausência, mas que espera contar com o apoio da petista.

CIRO DEFENDE REELEIÇÃO DE TASSO



A confusão está feita. Em quem os FG's irão votar?
“O deputado federal Ciro Gomes (PSB) disse ontem à noite que o senador Tasso Jereissati (PSDB), com quem ele está rompido politicamente, merece ser reeleito para mais oito anos de mandato. Apesar da manifestação – feita durante entrevista coletiva após a inauguração do comitê de seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB) –, Ciro disse que não pedirá votos para Tasso.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

OMAN VOLTA A SER CANDIDATO

Segundo informações do blog oficial ligado ao ex-deputado Oman Carneiro, ele volta a ser candidato a deputado federal. No começo da semana Oman havia desistido de sua candidatura agora volta ao páreo e buscará novamente seus votos em Sobral e zona norte. Dizem que Oman é candidato de si mesmo, com ou sem o apoio dos Ferreiras Gomes. Ele pretente ser o futuro candidato a prefeito de Sobral, retirando do páreo o secretário Luis Edésio. Vamos aguardar.

DO BLOG. O bom é a disputa. Com a manutenção da candidatura de Oman Carneiro, o prefeito tentará mostrar a sua liderança em Sobral pedindo votos ao Padre Zé.
DO BLOG 2. Será que Oman tinha sido mesmo convidado a coordenar a candidatura de Cid Gomes ao governo ou era só especulação? Será verdade que Pe. Zé havia obrigado a retirada da candidatura de Oman?

terça-feira, 13 de julho de 2010

CID, CIRO, IVO E LEÔNIDAS CUMPREM ACORDO. PADRE ZÉ É O CANDIDATO DA ZONA NORTE



Muito se especula a respeito do nome do deputado federal sendo apoiado pelo grupo ligado aos Ferreira Gomes (Cid, Ivo, Ciro). É por demais salutar que alguns poucos descontentes venham a se revoltar com a indicação do reverendo como sendo o candidato do Prefeito Leônidas e dos vereadores de Sobral. A questão, porém, é de reconhecimento. O Deputado Federal Pe. Zé nunca quis se vangloriar dos milhões de reais que destinou ao Município de Sobral fazendo com que a adminitração do prefeito Leônidas Cristino fosse destaque nacional. Pe. Zé não gastou fortunas na imprensa para que obtivesse os méritos do grande desenvolvimento de Sobral. Pe. Zé nunca cobrou ao governado Cid Gomes nem usou de seu mandato para angariar respaldo político.
Lembra-se aos blogueiros e aos leitores que Pe. Zé foi o aliado de primeira hora de Cid Gomes quando este candidatou-se pela primeira vez ao Governo do Estado, quando a intenção de votos de Cid não chegava aos 20%. Lembra-se ainda que Pe. Zé usou de todas as forças possíveis para que o seu Partido (PP) não se debandasse para a coligação do então Governador Lúcio Alcântara. Pe. Zé não colocou a faca nos peitos dos FG´s, apenas pediu, como forma de reconhecimento, o apoio de Leônidas, Ciro, Cid e Ivo a sua postulação para Deputado Federal. Não existe pressão.
O deputado federal Pe. Zé Linhares não ataca ninguém, não briga com ninguém e não pressiona ninguém. Não é do estilo dele. Em seus quase 80 anos de vida, Pe. Zé deu seu sangue para o crescimento e desenvolvimento de Sobral. Cid Gomes reconhece isso. O reverendo costuma dizer: "Se alguma seiva puder ser ainda retirada desse galho velho, eis-me aqui". Padre Zé coloca o seu nome a disposição dos sobralenses para que possa ser avaliado pela última vez pelo seu próprio povo e mostrará a todos porque é digno de ser novamente eleito e agora, com o reconhecimento dos sobralenses.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

RECADO AO BENÉ FERNANDES



O que é que o Bené Fernandes tem contra o Padre Zé Linhares? É uma pena que o mesmo vem se utilizando do blog para tentar denegrir a imagem de um dos maiores benfeitores que Sobral já conheceu. Gostaria de saber quem será o candidato do Bené? Deve ser um paraquedista que nunca pisou em Sobral e que nunca beneficiou o nosso Município. Bené Fernandes deve estar carente de recursos financeiros ou deve estar zangado porque não recebeu uma "pontinha" do deputado. Ele já escapou de ter sido processado pelo reverendo por ter permitido em seu blog que tivessem sido veiculados notícias difamatórias e injuriosas contra Pe. Zé. Tal situação não persistirar. A depender deste causídico, abriremos processo na Justiça Eleitoral e comum contra a atuação desmedida e descontrolada do Bené Fernandes. Aguardaremos a vindo do deputado a Sobral para colhermos procuração e dos dados necessário a interposição da ação judicial. Não sou assessor do Pe. Zé, mas como advogado e amigo do reverendo o orientarei a processar todos aqueles que usarem do meios de comunicação com o fim de "pistolagem" da imprensa.

DO BLOG. A situação do deputado federal Pe. Zé é por demais tranquila. Dos 12 vereadores, pelo menos 11 deverão votar no Pe. Zé. O prefeito municipal de Sobral, Leônidas Cristino, já declarou seu apoio incondicional ao deputado, mesmo antes da desistência de Oman Carneiro. É questão de reconhecimento pelos seus relevantes serviços. Padre Zé ainda tem apoio de vários outros prefeitos da Região, a exemplo de Edmundo de Forquila e Padre Marques de Itapajé. Há varios outros municípios onde Padre Zé conseguiu apoio expressivo de importantes lideranças. Com a desistência de Oman Carneiro, que poderá inclusive votar no Padre Zé, a situação ficou ainda mais tranquila, já que dentro do grupo dos FG´s poderia existir alguns dissidentes. O fato é que Oman não será mais candidato, beneficiando ainda mais a candidatura do reverendo que deverá multiplicar os seus votos em Sobral, mostrando para a população, de forma clara e tranquila, todos os benefícios que trouxe para Sobral e Região.
DO BLOG 2. Padre Zé deve ter mesmo muito força política. Se fosse verdade que Padre Zé tivesse obrigado a saída do Oman Carneiro como candidato mostra que o reverendo tem de fato moral com os FG´s. (Ferreira Gomes).
DO BLOG 3. O processo por crime eleitoral é rápido. A indenização é alta e a multa também. Vamos aguardar.

OMAN DESISTE DE CANDIDATURA DE DEPUTADO PARA COORDENAR CAMPANHA DE CID

Na foto recente: Oman Carneiro ao lado de Tasso e Patrícia Sabóia. Com a revoada tucana, Oman desiste de Tasso e agora é Pimentel e Eunício Oliveira.

O ex-deputado Oman Carneiro desiste de sua candidatura a deputado federal. Segundo apuração feita pelo blog, Oman Carneiro foi convidado para coordenar a campanha de CID GOMES ao governo do Estado. O governador precisa de fiéis escudeiros para organizar e coordenar a difícil campanha de CID ao governo. Os candidatos LÚCIO ALCÂNTARA e MARCOS CALS estão firme no páreo e prometem levar a campanha para o segundo turno. Oman foi escalado pessoalmente pelo grupo dos FG´s para angariar forças suficiente e levar a eleição logo no primeiro turno.
Do blog. Todos sabemos da importância que Oman tem no grupo dos FG´s e que sua campanha a deputado poderia não ser bem sucedida e ainda atrapalharia o deputado federal Pe. Zé na sua reeleição. Oman mostra que tem força e prestígio junto aos Ferreira Gomes (FG´s) tanto é que seu nome é cotado para assumir, caso CID vença as eleições, a uma cadeira como Secretário de Estado.
Vamos aguardar.

JOSÉ SERRA, MARCOS CALS E TASSO FIZERAM A FESTA COM OS SOBRALENSES

Na foto: Lintor e Tasso
Na foto: Pedro Neres, Tasso e Ribamar Costa
Na foto: O candidato a governador Marcos Cals e Ribamar Costa
Na foto, um pouco embaçada: Pedro Neres, Lintor, José Serra e no fundo Ribamar Costa
Na foto: o Casal Lintor e Gardência com José Serra.

Os sobralenses aproveitaram e pediram para serem fotografados com o senador Tasso e com o candidato Marcos Cals. José Serra também fez questão de estar do lado dos sobralenses. Olha as fotos ai.
A festa no CHITÃO DO MARCO foi sucesso.

SOBRAL EM PESO COM JOSÉ SERRA - NO MARCO

Na foto: Renan, Lintor, Diego, Marcos Cals, Tasso, Ribamar Costa, Pedro Neres e Neto Costa.
Na foto: Diego, Ribamar, Luciana (Melo Imports), Dep. Rogério Aguiar, José Serra, Renan, Alessandra, Pedro e Lintor.

O candidato a Presidente da República, José Serra, esteve no Chitão do Marco e foi bem recepcionados por todos que lá se encontravam, inclusive uma verdadeira caravana de Sobralenses. Nós conversamos com ele e fiquei até espantado. É que disse que era de Sobral e que estava com uma turma de sobralenses naquele local. Imediatamente o candidato disse: "Conheço Sobral. Estive lá por duas vezes. Inagurei umas alas e entreguei uns materiais na Santa Casa, quando fui Ministro da Saúde. Chame todos os sobralenses que eu quero tirar uma foto com vocês." Dito e feito. Olha a foto ai.
Como se não bastasse Marcos Cals e Tasso Jeireissati disseram: "Nós também vamos tirar foto com os sobralenses."

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PREFEITO DE SOBRAL FECHA QUESTÃO E DIZ OS SEUS CANDIDATOS

O prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, fechou questão e diz quem são os seus candidatos.
Presidente - Dilma
Governador - Cid Gomes
Senadores - Pimental e Eunício
Deputado Federal - Padré Zé
Deputado Estudual - Ivo Gomes

Sabe-se ainda que o Prefeito não apresentou segunda opção aos nomes acima indicado afirmando que quem for seu amigo vota em seus candidatos.

Do blog - Essa situação tranquiliza e pertuba muita gente. Havia diversas pessoas ligadas politicamente ao prefeito que gostariam de votar em outros deputados estuduais, traindo a sua confiança. A mesma coisa ocorre com o deputado federal. A nossa surpresa é a sua indicação ao senado, Pimentel. Dizia-se que o prefeito tinha liberado as suas bases para votar no Eunício e Tasso ou Pimentel. Agora é só Pimentel.

terça-feira, 6 de julho de 2010

TASSO APRESENTA PATRIMÔNIO DE R$ 63 MILHÕES



O candidato ao Senado, Tasso Jereissate, apresentou seu patrimônio à Justiça Eleitoral. Ele diz ter R$ 63.537.081,27. Eunício Oliveira não é tão "pobre" assim já que declarou à justiça eleitoral a quantia de R$ 36.737.673,19.

Cid apresenta patrimônio inferior a outros candidatos



O candidato a governado Cid Gomes apresentou a sua declaração de renda junto à Justiça Eleitoral. Ele diz que possui apenas R$ 511.000,00. Nada mal para Cid, que nunca exerceu a sua profissão. Aliás, poucos sabem qual a profissão de Cid. Ele é engenheiro. Tudo que ele construiu foi as custas da política. Entre os candidatos que apresentaram declaração de bens, Cid Gomes é considerado o mais "pobre". Marcos Cals declarou ter R$ 801.000,00, Lúcio Alcântara R$ 1.438.423,53, Marcelo Silva com R$ 951.000,00, Soraya Tupinambá não declarou bens...

Quem você acha que está mentindo?

VEJA O PATRIMÔNIO DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO CEARÁ

Publicado no Tribunal Superior Eleitoral o patrimônio dos candidatos a governados do Ceará.

Vejamos:

Cid Ferreira Gomes (PSB)
Seq. Descrição do bem Tipo do bem Valor do bem (R$)
1 APLICAÇÃO NO BANCO BRADESCO Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros) 114.019,00
2 APTO NA RUA JOSE LOURENÇO - BAIRRO MEIRELES - FORTALEZA/CE Apartamento 230.000,00
3 13 LOTES NO BAIRRO DA COELCE - SOBRAL/CE Terreno 58.500,00
4 FAZENDA DE 10 HA DE TERRAS DENOMINADA LUZANIR - SOBRAL/CE Outros bens imóveis 10.000,00
5 18.071 ACOES ORDINARIAS E 2.115 AÇÕES PREFERENCIAIS DA TELE NORTE LESTE PART. S/A Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 605,80
6 218 CABEÇAS DE GADO NELORE Outros bens móveis 98.100,00
Total: 511.224,80

LÚCIO ALCÂNTARA (PR)

Seq. Descrição do bem Tipo do bem Valor do bem (R$)
1 UM APARTAMENTO SITUADO A RUA JOAQUIM NABUCO 1700 EDIFICIO HAITI ADQURIDO EM 12 DE MAIO DE 1983 Apartamento 111.034,91
2 UM APARTAMENTO SITUADO A RUA ATAULFO DE PAIVA 932 LEBLON NO ESTADO DO RIO DO JANEIRO ADQUIRIDO EM 1987 Apartamento 97.156,17
3 UM APARTAMENTO SITUADO A AVENIDA ANTONIO DE JUSTA 3320 NESTA CAPITAL ADQUIRIDO EM 23 DE AGOSTO DE 1999 Apartamento 300.000,00
4 SITIO DENOMINADO GUARAJA COM AREA 16 HECTARES SITUADO NO MUNICIPIO DE GUARAMIRANGA ADQUIRIDO EM 19 DE ABRIL DE 1978 Outros bens imóveis 41.638,35
5 UM TERRENO NA TAIBA NO MUNICIPIO DE SAO GONCALO DO AMARANTE MEDINDO 54 METROS ADQUIRIDO EM 01 DE SETEMBRO DE 1978 Terreno 13.740,64
6 LOJA COMERCIAL SITUADA NA AVENIDA SANTOS DUMONT 3130 EDIFICIO COMERCIAL CENTER UM ADQUIRIDO EM 26 DE MARCO DE 1980 Loja 19.464,36
7 UM AUTOMOVEL CITROEN ANO 1951 PLACA PL 8946 Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 82.868,68
8 3375 ACOES ORDINARIAS E 7621 ACOES PREFERENCIAIS DA TELE NORTE CELULAR PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 14,48
9 3375 ACOES ORDINARIAS E 7621 ACOES PREFERENCIAIS DA TELECOMUNICACOES BRASILEIRAS S A Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
10 3375 ACOES ORDINARIAS E 7621 ACOES PREFERENCIAIS DA TELENORDESTE CELULAR PARTICIPACOES S A Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
11 3375 ACOES ORDINARIAS E 7621 ACOES PREFERENCIAIS DA TELEMIG CELULAR PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
12 3375 ACOES ORDINARIAS E 7621 ACOES PRERENCIAIS DA BRASIL TELECOM PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
13 3 ACOES ORDINARIAS E 7 ACOES PREFERENCIAIS DA TELECOMUNICACOES DE SAO PAULO SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
14 9291 ACOES PREFERENCIAIS DA TELECEARA CELULAR SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
15 3379 ACOES ORDINARIAS E 7628 PREFERENCIAIS DA TELE LESTE CELULAR PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
16 4 ACOES ORDINARIAS E 12 PREFERENCIAIS DA VIVO PARTICAPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
17 3375 ACOES ORDINARIAS E 7621 PREFERENCIAIS DA TELE CENTRO OESTE CELULAR PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
18 6500 ACOES ORDINARIAS E 566 286 ACOES PREFERENCIAIS DA TIM PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
19 3377 ACOES ORDINARIAS E 7623 PREFERENCIAIS DA TELE SUDESTE CELULAR PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
20 SALDO CONTA CORRENTE CONTA 20228 9 CAIXA ECONOMICA FEDERAL Depósito bancário em conta corrente no País 1.960,45
21 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI CONTA 20228 9 CAIXA ECONOMICA FEDERAL Fundo de investimento financeiro - FIF 126.277,87
22 PORCENTAGEM DE UM APARTAMENTO DO CONDOMINIO EDIFICIO VILA VERDE SITUADO A RUA SILVA JATAHY 1140 MEIRELES NESTA CAPITAL ADQUIRIDO EM 2002 CONFORME CONTRATO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA Apartamento 25.000,00
23 LOJA COMERCIAL SITUADA A AVENIDA ANTONIO JUSTA MEIRELES FORTALEZA CEARA NO EDIFICIO VILLAGE MISAEL PINHEIRO ADQUIRIDA EM 2002 Loja 41.000,00
24 BANCO DO BRASIL CONTA 350744 0 Caderneta de poupança 449,50
25 LOJA COMERCIAL SITUADA A AVENIDA ANTONIO JUSTA 3301 MEIRELES FORTALEZA CEARA NO VILLAGE MISAEL PINHEIRO Loja 40.000,00
26 SALA COMERCIAL COM AREA DE 30 METROS QUADRADOS NO ANDAR NUMERO 13 DO EDIFICIO DOM LUIS CORPORATE CENTER BLOCO D DO CONDOMINIO PATIO DOM LUIZ Sala ou conjunto 50.695,68
27 UNIDADE 408 DO EMPREENDIMENTO CONDOMNIO ACQUA SITUADO NO MUNICIPIO DE AQUIRAZ CEARA COM PAGAMENTO DE SINAL NO VALOR DE 17 700 REAIS E O SALDO RESTANTE A SER PAGO EM PARCELAS Apartamento 205.437,83
28 CONSORCIO NACIONAL HONDA MOTO HONDA MODELO CG 125 FAN C PRAZO DO PLANO 50 MESES Consórcio não contemplado 4.767,58
29 SALDO DE JCP BANCO DO BRASIL Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros) 37,68
30 UM APARTAMENTO NA AVENIDA ANTONIO JUSTA 3175 MEIRELES FORTALEZA CEARA Apartamento 28.000,00
31 BB CDB DI CC 350744 0 Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros) 27.500,00
32 BB RENDA FIXA LP ESTILO Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros) 53.346,93
33 BB ACOES VALE CC 350744 0 Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 5.000,00
34 ACOES NO BANCO DO BRASIL DE TELE NORTE LESTE DE PARTICIPACOES SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
35 ACOES NO BANCO DO BRASIL DE TELEMAR NORTE LESTE SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 189,42
36 ACOES NO BANCO DO BRASIL Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 100,00
37 ACOES NO BANCO DO BRASIL PETROLEO BRASILEIRO SA Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 1.445,00
38 DEPOSITO A PRAZ0 BIC BANCO Depósito bancário em conta corrente no País 150.000,00
39 ACOES DO BANCO DO BRASIL ON 204 ACOES E BNC 33 ACOES Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 10.098,00
Total: 1.438.423,53

Marcos Cals (PSDB)

Seq. Descrição do bem Tipo do bem Valor do bem (R$)
1 APTO RUA BARBALHA 100 N 401 Apartamento 34.698,63
2 TERRENO NA ILHA BANANAL MINAS GERAIS Terreno 2.775,88
3 TERRENO LOT.PECEM TROPICAL Terreno 2.775,88
4 TERRENO MED 10672M2 EM MESSEJANA Terreno 18.043,29
5 TERRENO MED 3327,79M2 EM MESSEJANA Terreno 39.187,20
6 SALA P/ESCRITORIO AV. SANTOS DUMONT ED EMPRESARIAL Sala ou conjunto 20.819,19
7 CONSTRUCAO SEIS ARMAZENS DE 144 M2 + LOJAS Benfeitorias 224.603,20
8 REFORMA APARTAMENTO RUA BARBALHA Benfeitorias 126.747,50
9 BENFEITORIAS NO TERRENO MESSEJANA Benfeitorias 121.267,70
10 LINHA TELEFONICA 264-1699 Linha telefônica 1.556,41
11 LINHA TELEFONICA 3244-6770 Linha telefônica 1.700,09
12 QUOTA DE CAPITAL DA FIRMA SANTA TEREZA Quotas ou quinhões de capital 1.700,09
13 QUOTA DA CAPITAL DA FIRMA EDITORA FOLHA DO CEARA LTDA Quotas ou quinhões de capital 2.266,77
14 POUPANCA BRADESCO Caderneta de poupança 2.251,82
15 DINHERIO EM ESPECIE Dinheiro em espécie - moeda nacional 12.900,00
16 BRADESCO Depósito bancário em conta corrente no País 1,00
17 HILUX SW4 ANO 2007 FINANCADO EM 30 PARCELA Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 147.000,00
18 LIMPEZA E CERCA EM 2009 TERRENO PECEM TROPICAL Benfeitorias 4.500,00
19 CONTA BANCO DO BRASIL Depósito bancário em conta corrente no País 25.052,50
20 QUOTA DE CAPITAL DA FIRMA DM PETROLEO LTDA Quotas ou quinhões de capital 11.333,15
Total: 801.180,30

Marcelo Silva (PV)

Seq. Descrição do bem Tipo do bem Valor do bem (R$)
1 CASA RESIDENCIAL SITIO RUA EXPEDITO MENDES CHAVES 55 AGUA FRIA FORTALEZA Outros bens imóveis 13.000,00
2 TERRENO SITO NO LOTEAMENTO IPIRANGA EM CASCAVEL Terreno 800,00
3 MARCA ASTRA SEDAN Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 33.000,00
4 CASA RESIDENCIAL NA RUA MUNDICA PAULA 418 CENTRO MARANGUAPE Casa 50.000,00
5 FIAT SIENA ELX FLEX Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 41.350,00
6 BB POUPANCA OURO Caderneta de poupança 216,87
7 BB CONTA CORRENTE Depósito bancário em conta corrente no País 813.162,00
Total: 951.528,87

Soraya Tupynambá (PSOL)

não declarou bens

Decidido a comparar currículos, Serra acumula cargos e diplomas

Foto de Lula e Serra, em 2002, no Debate da Rede Globo

Em Brasília, tucano participou da Constituinte, foi líder do PSDB na Câmara, senador e ministro de Fernando Henrique Cardoso.


Assim que formalizou sua candidatura presidencial na eleição deste ano, José Serra fez questão de deixar claro que construiu uma trajetória bem diferente da de sua adversária petista Dilma Rousseff.

"Não comecei ontem e não caí de pára-quedas", provocou o ex-governador, no discurso que fez durante a convenção nacional do PSDB, onde homologou no mês passado sua entrada na disputa pelo Palácio do Planalto. O currículo hoje ostentado pelo tucano teve início na União Nacional dos Estudantes. Ele foi o último presidente da entidade antes do Golpe Militar, em 1964, quando deixou o Brasil.

A militância o levou ao exílio por 14 anos. Foi longe do Brasil que Serra casou-se com Mônica Allende Ledezma, com quem teve dois filhos, fez pós-graduação em Economia na Universidade do Chile. Foi lá também que avançou na construção da carreira política e acadêmica que hoje apresenta como diferencial. Conheceu melhor Fernando Henrique Cardoso, na época professor de um curso da Cepal, a Comissão Econômica para a América Latina da ONU. Do Chile, partiu para os Estados Unidos, onde fez doutorado e lecionou na Universidade de Princeton. Ao regressar ao Brasil, em 1978, foi dar aulas de economia na Universidade de Campinas (Unicamp).

Na década de 80, início da redemocratização, Serra assumiu a Secretaria da Economia e Planejamento do governo paulista comandado por Franco Montoro, do PMDB, sigla de onde sairia boa parte dos nomes que fundaram o PSDB. Ele orgulha-se de ter reorganizado, ao lado do economista João Sayad, atual presidente da Fundação Padre Anchieta, as finanças do Estado.

Em 1986, Serra foi um dos 559 parlamentares eleitos para criar a nova Constituição. Relatou capítulos do sistema financeiro, orçamentário e tributário. Também apresentou a emenda que deu origem ao Fundo de Amparo do Trabalhador, que viabilizou o pagamento do seguro-desemprego. Defensor do sistema parlamentarista, Serra considera uma “falha da Constituição” a aprovação do presidencialismo, do sistema eleitoral proporcional para deputados e o que ele chama de “anarquia partidária”.

Em 1988, ano de fundação do PSDB, Serra perdeu a eleição para a Prefeitura de São Paulo. Em 1989, apoiou Lula na eleição para a Presidência contra Fernando Collor. Um ano depois, foi reeleito deputado federal como o mais votado no Estado e o segundo no Brasil.

Quando Fernando Henrique Cardoso se tornou ministro da Fazenda e implantou o Plano Real, no governo de Itamar Franco (que assumiria após o impeachment de Collor), Serra era líder do PSDB na Câmara. Na eleição de 1994, FHC foi eleito presidente e, Serra, senador. No entanto, não chegou a assumir a cadeira e aceitou o convite para ser ministro do Planejamento. Em 1996, foi novamente derrotado na corrida à Prefeitura de São Paulo e retornou ao Senado, até ser indicado ao Ministério da Saúde.

A passagem pelo Ministério da Saúde, entre 1998 e 2002, Serra – que tem fama de hipocondríaco – ampliou ainda mais seus conhecimentos na área. “Não tenho mania de doença, logo não devo ser hipocondríaco. Mas a lenda é forte, e percebi que a população achava simpático ter um ministro da Saúde hipocondríaco. Aumentava a empatia. Não me dei mais o trabalho de negar”, disse. Pode ser lenda, mas Serra anda com álcool gel no bolso para limpar as mãos e conhece remédios e receitas como poucos.

À frente da pasta, o tucano enfrentou e venceu batalhas pela implantação dos genéricos e pela quebra de patentes de remédios, entre eles os receitados a portadores do HIV, vírus da Aids. “O Programa Saúde da Família é talvez mais importante do que toda a questão dos medicamentos, embora em saúde pública seja difícil dizer que uma coisa é mais importante do que outra. Fazendo um paralelo com o organismo humano, não se pode dizer que o coração é mais importante do que o pulmão, ou o pulmão do que o fígado, ou o fígado do que os rins. São todas partes indispensáveis”, analisa Serra. Ao deixar a pasta, ele foi incluído na lista do “Ministério Mundial dos Sonhos” pela revista World Link, do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Com o fim do governo tucano, em 2002, Serra candidatou-se à Presidência da República e foi derrotado no segundo turno por Lula. Em 2003, assumiu a presidência nacional do PSDB. No ano seguinte, foi eleito prefeito de São Paulo. Um ano e três meses após tomar posse, entregou o cargo para seu vice, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), para concorrer ao governo.