terça-feira, 27 de julho de 2010

Detran terá de explicar falta de blitze

O Ministério Público Estadual (MPE) afirma que enviará hoje ofício ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para apurar se o órgão está realizando blitz neste período de férias ou não. “Se parou de fazer blitz, o Detran vai dizer o motivo, explicar por que botou fiscalização apenas no litoral e por que tirou a fiscalização das estradas, do entorno de casas de shows”, explicou o promotor do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran), Gilvan Melo, do MPE.



Na opinião dele, o grande problema do trânsito do Ceará é a fiscalização insuficiente e, por isso, é tão importante a realização de blitz. “Não queremos nada mais, nada menos do que a observação do que diz a lei”, afirma. Depois que o Detran se manifestar a respeito da denúncia dos servidores, o MPE vai avaliar a necessidade de instaurar um procedimento administrativo para apurar eventuais distorções na fiscalização, avisa Melo.

Na última sexta-feira, 23, O POVO publicou matéria com servidores do Detran denunciando que não estão sendo realizadas blitze no Estado. A única modalidade de fiscalização, conforme os servidores, era em faixa de praia. O órgão, até hoje, não nega, nem confirma a suspensão das blitze, mas alega que tem priorizado a fiscalização no litoral, na tentativa de coibir o tráfego de veículos nas áreas de banhistas.



No último domingo, agentes de trânsito que trabalhavam na praia do Porto das Dunas informaram que a prioridade nestas férias tem sido a educação dos condutores, aplicando multa e remoção do veículo apenas em casos extremos, como condução por crianças e adolescentes e motoristas não habilitados.

A abordagem é diferente da que foi aplicada nas férias de janeiro. Para se ter uma ideia, em matéria publicada no O POVO no dia 11 de janeiro deste ano, o Detran divulgava que no fim de semana de 9 e 10 daquele mês, haviam sido multados ao todo 46 veículos em faixas de praia destinadas aos banhistas, sendo 41 apenas no Cumbuco e Icaraí. Na ocasião, cinco quadriciclos e um buggy também haviam sido recolhidos.

O POVO procurou o Detran durante todo o dia de ontem. A assessoria de comunicação informou que o superintendente Igor Ponte daria entrevista, mas, até o fechamento da edição, não deu retorno.
(fonte: Jornal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário