sábado, 14 de maio de 2011

RESPONDENDO A UM DE NOSSOS LEITORES

Um leitor nos acusa de não ser sério quando anunciamos o resultado da enquete.

As enquetes e sondagens não obedecem padrão de amostragem e não têm a mesma credibilidade.

A diferença básica entre uma enquete e uma pesquisa é que numa enquete não há preocupações quanto a métodos estatísticos precisos e, portanto, uma enquete não tem valor científico. Numa pesquisa, procura-se chegar a um resultado que reflita com a máxima exatidão possível a média das opiniões de diferentes grupos, o que leva o pesquisador a se esforçar para que cada grupo esteja representado proporcionalmente na abordagem da pesquisa.

Por exemplo, um programa de TV pode fazer uma enquete entre seus telespectadores para saber em qual candidato cada um vai votar numa eleição presidencial; o resultado dessa enquete não tem valor científico, porque o público desse programa de TV pode não ser, e provavelmente não é mesmo, representantivo da totalidade do eleitorado. Pode ser que ele seja formado em sua maioria por donas-de-casa de baixa renda --um programa vespertino de culinária, por exemplo-- ou por homens de classe média alta --um programa sobre economia e mercado financeiro em horário nobre num canal de TV paga.

Uma pesquisa também pode se dedicar a fazer levantamento de opinião em um grupo restrito, como no caso de uma pesquisa entre funcionários de uma empresa, a diferença sendo que numa enquete isso é feito de forma mais aleatória e sem metodologia pré-estabelecida.

Lembro ainda que a intenção de apresentar o resultado de forma globalizado foi a de demonstrar que, em nossa enquete, a soma dos votos de Marcos Prado e Dr. Guimarães daria quase 50% dos votos de nossos leitores. E que a oposição unida venceria as eleições em Sobral.

O interesse para mim foi o resultado e eu o publiquei na íntegra. Os nossos leitores podem tirar as suas conclusões.

Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário