quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cid Gomes usou carro irregular durante protesto contra governo



Ao participar no último domingo de um "rally de protesto" contra a situação das estradas federais no Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) usou um carro em situação irregular.

A placa verde no veículo offroad usado pelo governador era de uso exclusivo de fabricantes, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regula o uso desse tipo de sinalização descreve que "o veículo que ostentar a placa de 'fabricante' somente poderá ser conduzido por técnicos ou engenheiros do fabricante".

Além disso, acompanhantes no veículo devem seguir as mesmas especificações, e o jipe Stark conduzido por Cid Gomes levava ainda o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT).

O governo do Ceará afirma que o evento foi idealizado e organizado por terceiros, e que a participação do governador foi um "desabafo".

O verdadeiro idealizador e organizador, segundo a Prefeitura de Sobral, foi o fotógrafo Wellington Macedo, que teria pedido e recebido apoio da administração municipal e do governo do Estado. Ele não foi encontrado pela reportagem.

O Denatran afirma que o uso indevido da placa de fabricante é uma infração média estabelecida pelo Artigo 221 do Código de trânsito e sujeita a multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de motorista. (fonte: Folha de São Paulo).

"De acordo com a matéria, a assessoria de comunicação do Governo informou que Cid não sabia a quem pertencia o veículo e muito menos que o jipe estava irregular.
Indagado sobre a irregularidade, o chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF no Ceará, Ricardo Araújo, justificou dizendo que “havia muitos carros”. “O ideal seria parar cada automóvel em um posto e realizar a fiscalização”, disse ele.
Já a assessoria da TAC Motors, fabricante do veículo, utilizado pelo governador, afirma que o jipe foi emprestado para a organização do protesto por uma revendedora em Fortaleza. A matéria aponta que o Ceará disputa com Amazonas e Bahia a possibilidade de ter uma nova fábrica da TAC. “O terreno solicitado é de 200 mil metros quadrados. O investimento é da ordem de R$ 80 milhões na fábrica nos próximos cinco anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário