quarta-feira, 20 de outubro de 2010

NÃO ACREDITO NOS INSTITUTOS DE PESQUISAS

Todas as pesquisas erraram no primeiro turno. O próprio CNT/Sensus, havia divulgado no dia 29 de setembro de 2010, véspera das eleições, que Dilma liderava a corrida pelo Palácio do Planalto com 54,7% dos votos válidos e Serra na segunda colocação, com 29,5% dos votos válidos, seguido da senadora Marina Silva (PV), que tem 13,3% das intenções de voto.

Erraram feio. Dilma não ganhou no primeiro turno, Serra teve mais de 33% dos votos válidos e Marina mais de 20% dos votos. O que dizer dos institutos de pesquisa. Eu não acredito mais.

Vamos as pesquisas mentirosas que não deram certo no primeiro turno.

1) Pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (29) aponta liderança da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, com 50%. O tucano José Serra aparece na segunda colocação, com 27%, seguido da senadora verde Marina Silva, que tem 13% das intenções de voto.
De acordo com a CNI, que não disponibilizou os votos válidos mas os oficializou após o levantamento, descontando os brancos, nulos e indecisos, Dilma tem 55%. José Serra tem 30% e Marina Silva tem 14%. Os demais somariam 1% dos votos. Por essa perspectiva, explica a CNI, se as eleições fossem hoje, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, estaria eleita no primeiro turno.

2)A pesquisa diária Tracking, do Instituto Vox Populi, mostra neste sábado 2 de outubro, um dia antes da votação, que Dilma Rousseff (PT) se manteve na liderança, com 47% dos votos totais, contra 26% de José Serra (PSDB) e 14% de Marina Silva (PV). Indecisos ainda somam 8% e brancos e nulos 4%. Dilma e Serra oscilaram negativamente um ponto percentual em relação ao levantamento da sexta-feira 1. Marina teve o seu maior crescimento, ao subir de 12% para 14%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Nos votos válidos, a petista registra 53%, o tucano 30% e a verde 16%. Segundo esses números, Dilma ganharia a corrida presidencial já no primeiro turno.

3)O Instituto Datafolha divulgou durante a madrugada de hoje (30.09.2010) uma nova pesquisa sobre intenção de voto para a eleição presidencial do próximo domingo. De acordo com o levantamento, Dilma Rousseff (PT) se elegeria no primeiro turno com 52% dos votos válidos, contra 31% de José Serra (PSDB) e 15% de Marina Silva (PV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário