Na foto acima, o nosso amigo Itallo Rêgo, filho da Dona Geralda Cipriano de Queiroz Rêgo e do Sr. Talvaci de Sousa Rêgo. Ele encontra-se no Canadá estudando e aprimorando o seu inglês e participando do projeto por lá. Itallo é estudante de medicina e pretende realizar campanha aqui em Sobral e quem sabe popularizar em nosso País. Na foto acima, podemos percerber "o bigode" bastante crescido do nosso futuro médico.
Você conhece o Movember?
Pense na soma de palavras: moustache (ou mo, bigode, em inglês) + november (novembro).
Aparentemente não diz nada, mas este acessório masculino de beleza
chega a este mês com um significado especial. Durante 30 dias, os homens
raspam toda a barba e cultivam só o bigode como um outdoor do
movimento.
A HISTÓRIA
Desde o início do projeto, que começou em 2003 na Austrália, o look foi adotado por 1 milhão de homens em 10 países, e U$174 milhões
foram arrecadados em festas e eventos. Tudo destinado para pesquisas
sobre o câncer de próstata e programas de saúde dos países
participantes. No Movember.com é possível fazer doações, ver dicas para
cuidar dos pelos e entrar para a galeria de Mo Bros que apoiam a ideia. O Brasil ainda não faz parte da lista, mas para incentivar novos bigodudos nacionais Adam Garone, CEO e co-fundador do projeto, conta como o projeto funciona.
Qual é o perfil do homem que participa do Movember? É
um gentlemen contemporâneo que cuida de sua saúde e ajuda na mudança de
comportamento do homem. Ele ostenta um bigode glorioso ao logo de
novembro e se torna um cartaz ambulante incitando conversas sobre o
câncer de próstata para quebrar estigmas e incentivar os homens a fazer o
exame preventivo anualmente.
Como tem sido a recepção dos homens? Desde que
começamos, como uma brincadeira ao redor de uma mesa de bar, a ideia se
espalhou. A campanha já tem núcleos na Austrália, Nova Zelândia, Estados
Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, Irlanda e
África do Sul. Só em 2010, ganhamos 450 mil parceiros que ajudaram a
arrecadar U$ 81 milhões para pesquisas.
Qual é o retorno que se percebe entre o público? A
saúde preventiva é algo que parece não estar no radar da maioria dos
homens e essa é a questão que nosso programa quer mudar. Aos poucos
conseguimos mudanças efetivas, abrimos discussões sobre o assunto e
quebramos barreiras. Queremos que eles tornem-se responsáveis por sua
saúde, entendam seu corpo e que a partir daí possam até mesmo orientar
outras pessoas. Com um simples bigode podemos mudar literalmente a cara
do homem e a cara da saúde masculina.
CURIOSIDADE SOBRE O CÁNCER DE PRÓTADA
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.
A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do
abdômen. Tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente
do reto.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam
pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso
adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações:
somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. É recomendável
fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês),
que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata,
o que seria um indício da doença.
No
Brasil o câncer de próstata é o
segundo mais comuns entre os homens brasileiros (fica atrás do
câncer de pele).
Dados de 2003 do Ministério da Saúde revelaram que as maiores taxas
anuais de câncer de próstata no Brasil por 100 mil habitantes são do
Distrito Federal (112,1), Goiânia (99,3) e São Paulo (86,4). Estima-se
que cerca de 400 mil homens entre 45 e 75 anos no país possuam a doença,
mas ainda não sabem.
A ocorrência desse tumor é estimada entre 2 e 2,3% entre homens de 45 a 75 anos de idade.
Do blog. Os dados acima são do Governo Federal.