quinta-feira, 7 de abril de 2011

Economia- Prefeitura faz rodízio para economizar energia


Agora chegou a vez da Praça João Dias - Parque da Cidade - ficar as escuras. O rodízio de economia de energia nos logradouros públicos de Sobral, começou junto com gestão do prefeito Veveu Arruda. O projeto, e que projeto, dura em média 10 a 15 dias, tempo suficiente para deixar a população insatisfeita. depois do aborrecimento vem o alívio com o funcionamento da iluminação. depois será a vez do seu bairro ser contemplado com o projeto, "Quinze dias sem luz".
fonte: blog do Wilson Gomes
DO BLOG. Essa é boa... O prefeito Veveu está querendo economizar até na luz. Esquede ele que quem paga a Contribuição de Iluminação Pública (antiga taxa) somos todos nós consumidores. Portanto, eu pago eu tenho direito... O resto é resto...

CID GOMES PERDE AÇÃO NO SUPREMO



O governo do Estado do Ceará, que havia recorrido contra a lei do piso nacional dos professores, perde ação contra o Piso Nacional do Professores.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, declararam a constitucionalidade da Lei 11.738/2008, na parte que regulamenta o piso nacional - vencimento básico - para os professores da educação básica da rede pública.
Cid Gomes não queria pagar o piso nacional dos professores...
É mole ou quer mais...

MINISTÉRIO PÚBLICO PREPARA RECOMENDAÇÃO AO MUNICÍPIO A RESPEITO DO TRÂNSITO

O Ministério Público Estadual prepara uma recomendação ao Município de Sobral para buscar uma solução para o trânsito. Segundo o blog apurou, se não for tomada as medidas recomendadas, o Ministério Público entrarar com uma Ação Civil Pública, que poderá ser a primeira do prefeito Veveu Arruda.
Entre as recomendações estão as que apresentamos aqui neste blog.
Aumento de salários, melhores condições de trabalho, blits em locáis estratégicos (Grendene, escolas), concurso público, estudo de engenharia de tráfego nas ruas de Sobral (tem que ouvir a população, vereadores, etc.), proibição de tráfego de grandes carros no horário comercial.
É... Eu avisei...

terça-feira, 5 de abril de 2011

COMO RESOLVER O PROBLEMA DE TRÂNSITO DE SOBRAL? É FÁCIL. VAI A DICA



1) São necessários 53 agentes de trânsito - Sobral tem apenas 16 agentes, portanto, concurso já.
2) Aumentar o salário dos agentes - hoje é R$ 530,00 (salário base), com 25% risco de vida e 25% de desempenho (quanto mais multar melhor). A defasagem salarial é enorme.
3) Aumentar o número de veículos de trânsito de Sobral - hoje são apenas 5 motos e 1 carro, quantidade essa existente desde a época do Cid Gomes. Aliás, as motos estão sucateadas e sem condição de trafegarem.
4) Abrir novas avenidas - Sobral não conseguiu ampliar a sua malha viária desde o tempo da pericentral do ex-prefeito Cid.
5) Modificar alguns sentidos de ruas. Existem ruas que tem sentido único desnecessáriamente e outras com duplo sentido "sem sentido algum".
6) Retirar, com urgência, a troca de vagões de trem do centro de Sobral para o distrito de Bonfim (vide requerimento do vereador Luciano Feijão)
7) Não aceitar a ideia dos vereadores Adaldécio e Zé Maria, que queriam que contratassem 50 agentes de trânsito para que fossem para a Rua e multassem todo mundo - Só se admite isso se começarem pelo Jaibaras e Jordão.
8) Contratar um engenheiro de tráfego - o Secretário não sabe como solucionar os problemas de trânsito, conforme disse o presidente da OAB/Sobral, José Inácio Linhares
9) Proibir o tráfego de carros de grande porte no horário comercial no centro da cidade.
10) Criar o terminal rodoviário na REFFSA.

Como isso deve demorar, por falta de iniciativa do executivo, sugiro que o Sindicato refaça o movimento grevista, respeitando todos os prazos legais, para que o Município não use do Poder Judiciário para inibir os grevistas.
P.S. Lembro o Secretário que não estamos na Ditadura Militar. Rebaixar os grevistas e reduzir salários, além de imoral e arbitrário, é ilegal e inconstitucional.
Lembro ainda que Agente de trânsito não pode receber ordens de guarda municipal, um trabalha com trânsito o outro é "pastorador de praças" (defesa do patrimônio público).
Será que respondi a pergunta....?

PRESIDENTE DA OAB/SOBRAL ACUSA SECRETÁRIO DE TRÂNSITO DE "NÃO SABER O QUE FAZER SOBRE O TRÂNSITO"



O presidente da OAB/Sobral, José Inácio Linhares, acusou o Secretário Everardo Soares de não saber o que fazer sobre o trânsito de Sobral. José Inácio enfatizou a sua preocupação com o trânsito "que está um caos". O Secretário ficou nervoso com a intervensão do advogado, entrentanto, não respondeu como conseguirá resolver o problema de nosso trânsito que já está, de fato, caótico.
O presidente da OAB/Sobral se mostrou preocupado com tal situação e com coragem afirmou: "Se o senhor não sabe como resolver o problema do trânsito, imagine nós", asseverou. Após a interveção do Presidente da OAB/Sobral, o promotor de Justiça, Dr. Irapuan Dionísio diz que, como medida paliativa, deve ser aumentado com urgência o salário dos agentes de trânsito como forma de solucionar, ainda que superficialmente, o problema de trânsito em Sobral, "pois os guardas recebem muito pouco e trabalham sem estímulo".
Em resposta, o Secretário disse que os agentes podem "fazer" mais dinheiro trabalhando nas fogas e fazendo hora extra. É mole ou quer mais.

ACORDA SOBRAL: TIANGUÁ CONSTROI 2 VIADUTOS. EM SOBRAL NEM PASSARELA É FEITA


"Acorda Sobral. Enquanto no Município de Tianguá está sendo construído 2 viadutos, em Sobral fizemos requerimentos para construir uma passarela na Fernandes Távora...", disse João Alberto na Sessão de hoje (05 de abril).
Sobral Terra de Cenas Fortes. Fortíssimas...

Dr. Vicente Pinto alega ausência de faixa de pedestre em Sobral

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Vicente Pinto, em esclarecedora explanação deixou claro: "Em 1863, Londre inaugurava um metrô, cuja linhas passavam por baixo do Rio Tâmisa. Aqui não se consegue fazer uma simples faixa de pedestre". É Sobral, Terra de Cenas Fortes

PROMOTOR IRAPUAN FARÁ ATUAÇÃO NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS



O promotor de justiça, Dr. Irapuan Dionísio, esteve ontem na Câmara Municipal de Sobral a afirmou que fará a defesa nas ações coletivas nesta cidade. Ele será coordenador do núcleo dos promotores de Sobral.
O referido promotor de justiça é conhecido por acionar as autoridas públicas em ações civis públicas.
Pode ser que assim, o Mistério Público de Sobral, possa aumentar sua atuação e fazer valer o direito do povo.
Estamos de olho.
Estamos torcendo pelo Dr. Irapuan...

ADAUTO ARRUDA APONTA DITADURA NO TRÂNSITO DE SOBRAL


O vereador Adauto Arruda apontou uma verdadeira "ditadura" no trânsito de Sobral. Segundo Adauto, o número necessário de agentes de trânsito deveria ser pelo menos 53, em Sobral são menos de 16 agentes. "A remuneração dos agentes é de apenas um salário, aumentando quando da aplicação das horas extras. Os agentes de trânsito que entraram em greve tiveram baixa no seu posto, reduzindo os salário. Outro agente de trânsito está sendo utilizado para fiscalizar os demais", falou Adauto.
Com essa informação, o edil Adauto Arruda aponta uma verdadeira "Ditadura" em Sobral, onde o direito de greve é tido como afronta aos poderes constituídos.
A audiência pública ocorrida ontem em Sobral apontou as mazelas do trânsito, bem como o desrespeito aos cidadãos sobralenses.

Comissão do Senado aprova financiamento público exclusivo

A comissão de reforma política do Senado aprovou nesta terça-feira o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais.

Se o modelo for aprovado pelo Congresso, os candidatos só poderão receber recursos públicos (da União) para financiar as suas campanhas.

A comissão decidiu por 12 votos contra 5 adotar o financiamento público por ter aprovado, na semana passada, o modelo de listas fechadas nas eleições proporcionais (deputados e vereadores).

Pelas listas, os eleitores passam a votar nas legendas, e não mais diretamente nos candidatos --o que facilitaria o repasse de recursos públicos para os partidos na opinião da maioria dos integrantes da comissão.

"O financiamento exclusivamente público só funciona se tivermos o modelo de lista fechada. Mas dificilmente esse modelo [das listas] vai ser aprovado pelo plenário do Senado", afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Contrário ao financiamento público, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que o repasse de recursos via caixa dois e a corrupção eleitoral não serão combatidos com dinheiro do governo.

"Não vejo porque usar dinheiro dos impostos para financiar candidatos. Há outras causas para se combater a corrupção", afirmou.

Além de Aécio e Aloysio Nunes, os senadores Fernando Collor Mello (PTB-AL), Roberto Requião (PMDB-PR) e Francisco Dornelles (PP-RJ) foram os únicos a votar contra o modelo do financiamento público.

Os demais 12 integrantes da comissão apoiaram a mudança --com ampla maioria de senadores da base de apoio do governo federal, também favoráveis às listas fechadas.

"Sai mais barato para o Estado o financiamento público do que a continuidade do sistema que está aí. É comum numa eleição municipal uma empreiteira financiar campanhas de candidatos", disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

PADRE ZÉ FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE‏



Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Pe. José Linhares, em Sessão Solene da Câmara dos Deputados do dia 04 de abril de 2011.
Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Já pertence ao calendário Nacional, a riquíssima iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em colocar à consciência de todos os brasileiros um tema de profundo alcance holístico, que sempre vai ao âmago das questões que torturam a terra, sobremodo, aos cidadãos mais carentes do nosso País.

Este movimento é denominado de Campanha da Fraternidade e sempre é lançado no período da quaresma. A proposta deste período é uma grande convocação para, num esforço de conversão, reservarmos mais tempo à oração, à penitência e à caridade.

Paira sobre todos nós a força da graça do Espírito Santo para que sentimentos, coração e inteligência se abram mais aos valores transcendentais do nosso ser espiritual. Não significa com isso, que nos enclausuremos no espaço estreito do nosso Eu, mas muito mais, que descubramos a face dorida dos irmãos que se encontram perambulando pelos desvãos das ruas, vielas, bairros, pontes, clamando pela nossa solidariedade fraterna e cristã.

Por oportuno, a CNBB, sentindo o clamor pungente de nossas matas, rios, córregos, florestas, da própria natureza que, de mãos estendidas, nos pedem socorro, para que evitemos sua destruição, que em última instância será a destruição do próprio homem, começando pelos mais pobres.

O anúncio e a denúncia encontra como base o exercício da fraternidade em favor da Vida ameaçada, hoje no planeta terra. Citando a carta paulina escrita aos romanos, (8,22) afirma “que a criação geme em dores de parto”.

A conversão diária, persistente e consciente, deve nos despertar para a dimensão maior de nossa peregrinação terrena: A vida.

Faz-nos debruçar para o terrível fenômeno do aquecimento global e das mudanças climáticas que vem assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente.

É certo que o tema é envolto em muita polêmica, mas há uma certeza óbvia, sobre a qual não se admite tergiversações: tsunami, maremotos, desmatamento e quejandas são respostas da natureza à violência que lhe está sendo imposta.

Iluminados pela Palavra de Deus e caminhando nesta quaresma rumo à Páscoa, surja dentro de cada um de nós o despertar para uma nova vida no nosso planeta Terra.

A Campanha da Fraternidade nos propõe uma série de ações objetivas:

· Usarmos todos os meios para que uma consciência individual e coletiva seja despertada nos diversos extratos sociais;

· Sabemo-nos provocadores do aquecimento global. A Campanha da Fraternidade intenta-nos despertar para nossas responsabilidades éticas e sociais;

· Provocar debates, discussões nos diversos meios, para despertar a responsabilidade dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

· Trocar idéias que suscitem e promovam experiências relacionadas com o aquecimento global;

· Denunciar e fazer cumprir as leis existentes para que os poderes constituídos assumam atitudes cabíveis.

· Enfim usar de todos os meios para evitarmos a ameaça que está a conduzir a destruição do planeta.



O apelo da campanha da Fraternidade é caminho que nos deve guiar à Páscoa. A Ressurreição do Cristo, nosso irmão, nos conduza ao alvorecer de uma esperança que nos leve a Paz, a tranqüilidade, ao bem estar, legados do nosso Pai e Salvador.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Schincariol está sendo posta à venda

Schin patina na participação de mercado e não vê resultados com Devassa Bem Loura

São Paulo - Conforme antecipou EXAME, a cervejaria Schincariol foi posta à venda pela família que a controla. Entre as interessadas, estariam a britânica SAB Miller, a dinamarquesa Carlsberg e a holandesa Heineken. A venda do controle da Schincariol seria a consequência de uma série de problemas que a cervejaria enfrentou nos últimos anos.
O primeiro é a perda de participação de mercado. Em 2008, por exemplo, a Schincariol possuía cerca de 13%. Desde então, a empresa encolheu, enquanto a Petrópolis se aproximou perigosamente, a ponto de ameaçar a sua vice-liderança. Na última pesquisa da Nielsen, a Schincariol possuía 10,97%, ante 10,8% da rival.

O recuo de sua fatia de mercado reflete, ainda, o fracasso de sua maior aposta – a cerveja Devassa Bem Loura, lançada com estardalhaço no Carnaval de 2010. Tendo como primeira garota-propagada a socialite Paris Hilton, o produto não teve o desempenho esperado. Segundo reportagem de EXAME, a meta era fechar 2010 com 1,5% de mercado, mas o resultado teria sido de 0,2%.

Derrapadas

O número aquém do esperado é atribuído a decisões equivocadas, como a desmobilização antecipada da equipe de 150 vendedores, montada especialmente para vender a Devassa Bem Loura. Entusiasmada pela boa recepção inicial, a Schincariol teria incorporado a marca ao portfólio de todos os vendedores – o que a diluiu em meio à oferta de outros produtos.

Em paralelo, para cortar custos, o presidente da companhia, Adriano Schincariol, iniciou uma forte reestruturação que envolveu a demissão de diretores e gerentes. Na prática, isso significou a reversão do processo de profissionalização da empresa, iniciado em 2007, logo após a morte de seu pai e fundador da cervejaria, José Nelson Schincariol.

O argumento de Adriano para as demissões é que a companhia não estava cumprindo seu objetivo básico – vender cervejas. Mas as recentes o fracasso das recentes iniciativas mostra que o problema pode ser bem maior.

ADVOGADO LINTOR TORQUATO CAPOTA O CARRO

Pois é leitores. Eu capotei o carro mesmo. A notícia, como está sendo dada por mim, é até bom sinal, pois estou vivo e inteiro. Vivo para contar a história.
Estava chovendo e a pista estava escorregadia. O carro perdeu o controle e começou a derrapar do nada. Cai numa ribanceira de uns 3 metros ou mais metros de altura. Na minha companhia estava o vereador de Forquilha - Júnior. Ele está bem e com saúde. Graças a Deus.
No mais, foi só prejuízo material já que o carro deu perda total.
Depois postarei as fotos.
Local do acidente: Estrada de Santana do Acaraú a Sobral.
Obrigado pela preocupação dos amigos. Estou só um pouco dolorido...

domingo, 3 de abril de 2011

CHAMOU PARA O "PULEIRO"

O presidente do PSB de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, reuniu-se com os vereadores do PSB na última terça-feira no anexo da Câmara Municipal de Sobral. A pauta da reunião era a emenda que aumentava para 21 vereadores.
O médico Dr. Gerardo Cristino indagou aos membros do PSB sobre de quem teria sido a ideia para a consulta ao TRE sobre a validade da emenda dos 21.
Segundo informações, o vereador Zé Vytal assumiu a autoria. Ele havia dito que havia telefonado para o advogado Irapuan Camurça e este teria advertido sobre controvérsia da interpretação e que poderia haver possibilidade da "emenda dos 21" valer imediatamente. Resultado: Embora tenha havido promessa de todos do PSB votarem a favor da "emenda dos 21" poderá haver dissidência e o nome dele é Zé Vytal.
Há quem diga que Itamar Ribeiro estaria arrependido em ter assinado a Emenda e que poderia até mesmo não votar ou se abster da votação. Será? Vamos aguardar...

FOI GOLPE? A CÂMARA MUNICIPAL DE "ORELHA EM PÉ".

Os vereadores de Sobral estão desconfiados com o interesse do ex-vereador Ismerino Mendes em aprovar a emenda à Lei Orgânica que altera de 12 para 21 vereadores em Sobral.
A preocupação dos edis é que a Emenda à Lei Orgânica possa valer imediatamente e assim prejudicar o andamento da Casa do Povo já que teria que empossar 9 vereadores e não há gabinete para todos.
A desconfiança dos vereadores aumentou ainda mais quando Ismerino Mendes chamou os integrantes da Câmara de "Bando de Vagabundos". Alguns lembraram que Ismerino Mendes chegou a entrar na Justiça e quase garantiu a 13ª Vara na Câmara Municipal.
O blog apurou que pelo menos 1 membro do PSB é contra o aumento para 21 vereadores e que outros 6 dos outros partidos podem não votar favorável a emenda à Lei Orgânica.
Acredita-se que os edis deverão entrar em um consenso rejeitando a proposta dos 21 e aprovando emenda à lei orgânica para 17.
O "golpe" dos vereadores em adiar a votação da fôlego extra e busca consolidar um posicionamento mais forte dos edis a respeito do assunto.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tribunais terão de atender público das 9h às 18h

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou na sessão plenária de terça-feira (29/3) novo horário de atendimento ao público para o Poder Judiciário. Todos os tribunais e demais órgãos jurisdicionais terão de atender o público das 9h às 18h, no mínimo. O novo expediente vale para segunda a sexta-feira e precisa respeitar o limite de jornada de trabalho dos servidores. Para entrar em vigor, a resolução com a mudança de horário ainda precisa ser publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Ela atende a pedido de providências da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Mato Grosso do Sul. Por causa dos diferentes expedientes que alguns tribunais adotaram, quem precisava dos serviços jurídicos estava sendo prejudicado. Quem relatou o processo foi o conselheiro Walter Nunes da Silva Jr.

A decisão altera a Resolução 88, de setembro de 2009, incluindo o terceiro parágrafo no primeiro artigo.

Abaixo a íntegra da resolução:


RESOLUÇÃO Nº __, DE 29 DE MARÇO DE 2011

Acrescenta o § 3º à redação do artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, e

CONSIDERANDO que a fixação de parâmetros uniformes para o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário pela Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009, apenas quanto à jornada de trabalho de seus servidores, fez com que houvesse uma multiplicidade de horário de expediente dos órgãos jurisdicionais;

CONSIDERANDO que há vários horários de expediente adotados pelos tribunais, inclusive em relação a alguns dias da semana, o que traz prejuízos ao jurisdicionado;

CONSIDERANDO que o caráter nacional do Poder Judiciário exige a fixação de horário de funcionamento uniforme pelo menos em relação a um determinado período do dia;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica acrescentado ao artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009, o § 3º com a seguinte redação:

§ 3º Respeitado o limite da jornada de trabalho adotada para os servidores, o expediente dos órgãos jurisdicionais para atendimento ao público deve ser de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas, no mínimo.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Min. Cezar Peluso, Presidente.