sábado, 5 de fevereiro de 2011

DIRETORIA DO FÓRUM PEDE DESCULPAS À OAB/SOBRAL

O Presidente da OAB/Sobral, Dr. José Inácio Linhares, contou ao blog que o novo Diretor do Fórum, Dr. Maurício, ligou para ele e pediu desculpas pela ausência de convite da Instituição para acompanhar a sua posse. Segundo José Inácio, o novo diretor se comprometeu a cortar as arestas e marcar uma reunião na sede da OAB/Sobral, em data a ser marcado com o Presidente. A ausência do convite foi creditada ao esquecimento do funcionário da diretoria do Fórum. Era como se esquecer de convidar a noiva para o casamento.

DO BLOG. O constragimento foi ruim demais, entretanto, vamos aguardar a data da reunião com o novo diretor do Fórum, desta feita, na sede da OAB/Sobral.

AS INSTITUIÇÕES PARTIDÁRIAS E A NECESSIDADE DA REFORMA POLÍTICA

"Acompanhei com muita surpresa por alguns blogs de Sobral, a informação de que o PV local tem agora novo presidente . No entanto, o mais curioso é que não se teve notícia de nenhuma reunião da direção deste partido, muito menos dos seus filiados para deliberarem tal questão. Nem mesmo o vereador da legenda em Sobral, havia sido comunicado. Segundo as informações postadas nos blogs, bastou um contato de um candidato a Deputado Estadual, que não se elegeu, com a cúpula nacional do partido e "pronto", o partido em Sobral já tinha novo dirigente.
E porque a surpresa ? Porque sou militante do Partido Comunista do Brasil - PCdoB em Sobral há exatos 20 (vinte) anos e apesar das calúnias e da tentativa de menosprezar o significado do nosso partido, nunca houve na nossa organização política tal postura. As decisões no PCdoB são deliberadas pelos seus filiados e militantes, a partir de um amplo, franco, mas fraterno debate de idéias, na perspectiva dos interesses coletivos e da construção e fortalecimento partidários. Não por acaso, o nosso PCdoB tem quase 90 (noventa) anos de atuação política no Brasil e mais de 20 (vinte) anos em Sobral.
Por estas e outras é que urge no Brasil, uma reforma política avançada e progressista, para fortalecer as instituições políticas e partidárias, sem as quais a democracia e a república ficam enfraquecidas. Não podemos continuar fazendo política de forma “individualista” e “carreirista”, onde os indivíduos são maiores do que as instituições e o pensamento coletivo que emana destas.
A reforma política avançada e progressista é uma necessidade urgente do Brasil contemporâneo e essencial para a nossa jovem democracia, para que notícias como estas de “tomada de direção partidária”, não façam mais parte do noticiário."

Miguel Silva
Presidente do PCdoB/Sobral

DO BLOG. Caro Miguel Silva, importante lembrar que o PV de Sobral era comissão executiva provisória e nunca fez nenhuma reunião partidária. Outrossim, o atual presidente do PV não fez a renovação do diretório, o que, por si só, demonstraria a ausência de interesse do ex-presidente do PV. Aliás, essa é a atual situação de vários partidos de Sobral. Citando ainda o vereador Zezão, em seu blog: "Mas o que ninguem sabe é o motivo real. Na verdade o diretório do PV em Sobral que funcionava de forma provisória , perdeu os prazos para realização de convenção além de não renovar a executiva de forma provisória. Resultado: deram a faca e o queijo para o Dr Guimarães, que já tinha este interesse"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Trabalhadores do SAAE de Sobral ainda aguardam PCCR e concurso público

Mesmo sob ordem judicial, o SAAE de Sobral não tem apresentado iniciativas de que realizará o concurso público tão cedo. O prazo estipulado pela Justiça do Trabalho, após ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (que atendeu a uma denúncia do Sindiagua), é de 120 dias a contar do mês de novembro.

Em reunião realizada no último dia 18, na sede do Sindiagua, o diretorvpresidente do SAAE de Sobral afirmou que a autarquia estaria empenhadavem realizar o concurso público e que apresentaria à Justiça do Trabalho e ao sindicato uma proposta de edital e prazo. Mas até agora nada foi feito pela autarquia nesse sentido e não houve nenhum retorno ao Sindiagua. Se não realizar o concurso, além de desrespeitar mais uma vez os trabalhadores, o SAAE será penalizado com multa diária de mil reais, prejudicando financeiramente a empresa.

O superintendente do SAAE afirmou também, durante a reunião com a direção do sindicato, que pretendia “engrenar” o PCCR e o Estatuto da autarquia, outras duas reivindicações da categoria ainda não atendidas. O Sindicato disponibilizou, desde o ano passado, um consultor em planejamento, além de sua assessoria jurídica, para elaborar propostas para o PCCR e o Estatuto. Para isso, o SAAE se comprometeu de enviar o organograma da autarquia, além de informações relativas ao quadro de funcionários e terceirizados até o final de janeiro. No entanto, nada chegou ao sindicato.

O Sindiagua cobra o cumprimento dos acordos e da determinação judicial e informa que vai enviar ao Ministério Público do Trabalho um ofício comunicando os fatos. No dia 12 de janeiro, a entidade já havia enviado um ofício ao Prefeito de Sobral solicitando uma audiência para tratar do assunto. Até o fechamento desta edição, não houve nenhum retorno nem da administração municipal, nem do SAAE. Os trabalhadores estão cansados de esperar.

Informações da Secretaria de Comunicação do Sindiagua

DO BLOG. Atenção Ministério Público do Trabalho. Vão deixar por isso mesmo Descumprimento de ordem judicial é crime. Pede a prisão...

VOU NÃO, QUERO NÃO, O PAPAI NÃO DEIXA NÃO

Quero informar aos leitores que não vou trabalhar na prefeitura, não quero trabalhar na prefeitura, meu papai não deixa eu trabalhar na prefeitura.
É a resposta que eu tenho para dar aos que acham que eu pretendo algum emprego no Paço Municipal. Nem perigo viu.
E mais.... Não estou precisando de emprego não viu...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO PREFEITURA E CÂMARA DE SOBRAL

O blog Sobral e Política estará publicando as ações da Prefeitura Municipal de Sobral, através de suas secretarias, além do SAAE de Sobral, bem como as ações da Câmara Municipal de Sobral, tudo GRATUITAMENTE.
O blog precisa apenas que sejam enviadas as informações para os seguintes e-mail: lintorlinhares@hotmail.com; lintor@ig.com.br
O blog aceitará também, como já tem feito, contestações ou respostas destes órgãos, caso seja solicitado, a publicações aqui feitas que não estejam de acordo com a realidade.
Espera-se, em especial, informações de utilidade pública.
VAI O RECADO...

BLOGUEIROS DESINFORMADOS. SPLAN DE PARABÉNS.

Li em outros blogs que a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente havia determinado a derrubada uma árvore que ficava localizada ao lado da Câmara Municipal de Sobral.
O blogueiro acusava a Secretaria de ter derrubado uma árvore histórica. Tudo mentira e mentira das grandes.
Primeiro não se tratava de uma árvore histórica. Moro há 30 anos numa casa de esquina que fica ao lado da Câmara Municipal e lembro que tal árvore possui poucos anos de vida. Lembro até de sua plantação.
Vale ressaltar também que a atitude da Secretaria foi acertadíssima. A árvore estava para cair e causar prejuízos para algum carro que estacionasse naquele local. Vejam que até o piso da Câmara estava cedendo.
Esse blog estava já para alertar para que tal árvore fosse cortada com urgência sob pena de causar um prejuízo maior.
PARABÉNS PARA A SECRETARIA.
DO BLOG. Vai mais um alerta. A árvore que fica em frente à Câmara precisa ser poldada. Com as chuvas fortes e ventania, algum galho pode se quebrar e causar algum dano. Acho até que ela está se abrindo um pouco.

OAB/SOBRAL DESPRETIGIADA

No último dia 02 de fevereiro, quarta-feria, o Juiz Maurício Fernandes Gomes tomou posse como novo diretor do Fórum Dr. José Saboya de Albuquerque. A solenidade ocorreu na Sala da Diretoria do Fórum.
Estiram presentes o Prefeito Municipal, Veveu Arruda, na qualidade de chefe do executivo, o Presidente da Câmara e advogado, Dr. João Alberto Adeodato Júnior, na qualidade de chefe do legislativo.
A ausência sentida foi a do Presidente da OAB/Sobral, Dr. José Inácio Linhares, que sequer foi convidado num sinal de ausência de prestígio e posição social.

DO BLOG. Na qualidade de advogado, não fazia questão de ter sido convidado para tal solenidade, entretanto, a OAB de Sobral sai fraca e desprestigiada. Afinal de contas o seu presidente José Inácio Linhares sequer foi convidado. Na palavra do povão: SEM MORAL...

Vereador morre após levar choque e cair de escada

Um vereador da cidade de Vargem, a 96 km de São Paulo, morreu nesta quarta-feira (2) após receber um choque elétrico e cair de uma altura de 11 metros. José Carlos Oliveira também trabalhava como eletricista.

Ele fazia uma instalação na rede de energia elétrica em um sítio quando foi atingido pelo choque. Com o impacto, ele caiu da escada onde estava. Um laudo vai apontar se o vereador morreu devido ao choque ou à queda.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VEREADOR TEM IMUNIDADE TOTAL, DIZ MINISTRO DO STF

"Tratando-se de Vereador, a inviolabilidade constitucional que o ampara no exercício da atividade legislativa estende-se às opiniões, palavras e votos por ele proferidos, mesmo fora do recinto da própria Câmara Municipal, desde que nos estritos limites territoriais do Município a que se acha funcionalmente vinculado"

"Não constitui demasia assinalar, considerada a própria jurisprudência que o Supremo Tribunal Federal firmou no tema ora em exame, que os discursos proferidos na tribuna das Casas legislativas estão amparados, quer para fins penais, quer para efeitos civis, pela cláusula da inviolabilidade, pois nada se reveste de caráter mais intrinsecamente parlamentar do que os pronunciamentos feitos no âmbito do Poder Legislativo, a partir da própria tribuna do Parlamento (RE 140.867/MS, Rel. p/ o acórdão Min. MAURÍCIO CORRÊA - RE 278.086/SP, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA), hipótese em que será absoluta a inviolabilidade constitucional (Inq 1.958/AC, Rel. p/ o acórdão Min. AYRES BRITTO, Pleno)".

Tal tese sempre foi por nós defendida, agora deve as palavras do vereador está vinculada ao mandato eletivo.

Esse mesmo entendimento foi perfilhado pelo eminente Ministro CARLOS VELLOSO, quando do julgamento do RE 140.867/MS, Rel. p/ o acórdão Min. MAURÍCIO CORRÊA, também decidido pelo Plenário desta Suprema Corte: “(...) se a manifestação do Vereador é feita da tribuna da Câmara, a inviolabilidade é absoluta. Indaga-se se não haveria corretivo para os excessos praticados da tribuna. Há sim. Os excessos resolvem-se no âmbito da Câmara. Pode vir até a perder o mandato, por falta de decoro e outras transgressões regimentais. Certo é que, se a manifestação ocorreu da tribuna, repito, a inviolabilidade é absoluta.”

LEÔNIDAS CRISTINO AINDA NÃO MORREU

Ontem tivemos a 1ª sessão da Câmara Municipal e o que se viu foram discursos que teriam duas conotações: A primeira era a de que parecia que Leônidas tinha morrido (os mortos sempre são elogiados), inclusive com choro do Vereador José Vytal, ao chamar o prefeito de amigo e que muito trabalhou em pról da saúde do povo; a segunda foi de constrangimento, constragimento causado ao Veveu. O que se viu foi um festival de rasgados elogios ao Leônidas Cristino, como se mandassem um recado ao Veveu dizendo que:
- Leônidas foi muito bom, você não está sendo...
- Leônidas era amigo, gente boa, retornava as ligações. Você não retorna as ligações Veveu... Não é gente boa e nem amigo.
- Leônidas atendia nossos pedidos e você nem dá ouvidos.

Fico com a segunda é claro. Leônidas Cristino ainda não morreu e pelo que se vê ainda viverá muitos e muitos anos. Se Deus quiser.

DO BLOG. Sobre o mérito dos discursos me pronuncio depois.

SEM MEDO DE FALAR A VERDADE

"Removei a impresna, essa publicidade quotidiana que se chama imprensa, e já não haverá administração, já que não haverá legislatura, já que não haverá soberania nacional, já que não haverá tranquilidade, nem confiança, nem crédito, nem trabalho. Reinará o pavor, o arbítrio, a vingança, a força, a imoralidade, a miséria, a vergonha. Reinarão os aventureiros, os desabusados, os malfeitores. Mas não já publicidade onde a publicidade não for livre.... assim a imprensa tutelada, a imprensa policiada, a imprensa maculada pela censura, deixou de ser imprensa, porque da sua supressão, órgão por excelência da fiscalização do governo do povo pelo povo, transformou-se em encobridouro, para ocultar ao povo os atos do governo". Rui Barbosa - in João Mangabeira - Rui: o estadista da República, p. 180.

É essa filosofica, tão bem escrita por Rui Barbosa, que traremos ao nosso Blog.

Não seremos intimidados pelos outros membros da imprensa que a usam como massa de manobra da consciência das pessoas de bem. Falar a verdade não devia doer nos verdadeiros homens de imprensa. Por que se tem tanto medo da verdade?

Ser injuriado, difamado ou caluniado por membros da imprensa não é legal, não é legítimo, entretanto, o exame da vida pública do homem público constitui, ao mesmo tempo, direito e dever da imprensa, na relevante missão que lhe incumbe, nos regimes democráticos, de habilitar o cidadão ao exercício da plena democracia, ao exercício, inclusive, do voto consciente.

Vamos nós. A luta é árdua. O tempo que temos para informar é pequeno e as informações são muitas. A divulgaremos, tenham certeza.

VOLTAMOS

Estamos de volta ao batente em Sobral e nos preparamos para publicar diversas informações de interesse público e social. Já dissemos que seremos o wikileaks da Zona Norte, quer dizer, não esconceremos da população os erros, os mandos e desmandos da administração pública, seja a atual, seja a anterior.
Seremos a imprensa livre, sem medo.
Aqui o Canal não é fechado. Diferentemente de programas radiofônicos que se utilizam da verborragia sórtida para falar mal de quem não tem o que falar.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

COMITIVA DE PADRE ZÉ IRÁ ALMOÇAR NO RESTAURANTE COCO BAMBU - BRASÍLIA SHOPPING

A comitiva que acampanha a posse do deputado federal, Padre Zé, fará logo mais almoço no Brasília Shopping, considerado o Shopping Monumento da Capital Federal.
Logo após o almoço, faremos visita à tradicional Feira dos Importados (Feira do Paraguai).

DIRETO DE BRASÍLIA: PADRE ZÉ TOMA POSSE E MANDA MENSAGEM


"Somos seres de relações, quando auspiciosas beriam a fronteira do bem querer. Com estes sentimos, louvando a Deus, agradeço a cada um(a), a generosidade de vir partilhar conosco a sexta posse na 54º Legislatura do Congresso Nacional.
O símbolo de Amizade manifesta-se no universo da gratidão.
Com Afeto,

PADRE ZÉ"

PROFISSIONAIS DE DIREITO FORMA O MAIOR GRUPO ENTRE OS DEPUTADOS

Dos 513 deputados que tomam posse nesta terça-feira, 78 têm formação em Direito. Eles se identificam como advogados (67), bacharéis em Direito (5) e procuradores (3), além de um defensor público, um juiz e um serventuário da justiça.

DIRETO DE BRASÍLIA: TIRIRICA TOMA POSSE COMO DEPUTADO FEDERAL

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, 45 anos, que obteve 1.353.820 votos, 6,35% do total de votos de São Paulo, acaba de tomar posse em Brasília. Em entrevista ao Jornal da Câmara, ele afirmou que fará a defesa das propostas de seus eleitores e em defesa dos animais e atividades ligadas ao mundo do circo.