quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SOBRAL: BOLHA IMOBILIÁRIA - SÓ OTÁRIO COMPRA IMÓVEL A ESSE PREÇO

Notícia acima foi publicada no dia 06 de novembro de 2011. A bolha ainda não estourou.

Assim como no Brasil todo, Sobral sofre com o que chamamos de “bolha imobiliária”, ou melhor, aumento exorbitante dos preços dos imóveis.

A questão é: Até quando os preços dos imóveis vão subir?

A alta recorde dos preços dos imóveis de Sobral fez com que a classe média se endividasse com várias prestações e comprometesse grande parte de seu salário.

Citamos como exemplo de desastre a compra de terrenos nas “marrecas”. O preço exorbitante afastou outros investidores e acabou com parte da poupança de muitos. Não tem água, nem saneamento no local, comprar lá só se for para especular.

Aliás, falta água em quase todo o município de Sobral.

Emprego em alta, aumento da renda, expansão do crédito e uma enorme demanda reprimida construíram o cenário dos sonhos de qualquer incorporador e, sem sobra de dúvida, do especulador imobiliário.

É tudo que os especulares desejam.

Recentemente cheguei a ser beneficiado com o aumento repentino dos preços dos imóveis em Sobral ganhando mais do que juros de cartão de crédito. Mas não significa dizer que serei otário suficiente para pegar corda e, de posse de meu dinheiro, investir milhares de reais na compra de imóveis com preços inflacionados e exorbitantes.

Falo com convicção. Até bem pouco tempo, uma sala no Iguatemi (Fortaleza) custava cerca de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) o metro quadrado. Naquela época ouvi de um empresário “o Tasso não vai ver nenhum centavo do meu dinheiro nesse empreendimento”. Quem comprou e quer vender se deu bem. O imóvel se valorizou.

A questão é: Por quanto tempo?

A hipótese de bolha imobiliária no Brasil começa a ganhar força. O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Dana, por exemplo, com base em alguns cálculos, é um dos que já afirma que o País vive essa bolha.

Preços altíssimos, crédito fácil e evolução do valor do aluguel menor do que o porcentual de crescimento do preço do imóvel são alguns dos fatores que ele pontua quando quer explicar porque acha que os brasileiros já vivem a bolha imobiliária.

“Sobral é diferente”, disse-me um corretor. É verdade. Tem muitos otárioa aqui.

Em Fortaleza, muitos empresários estão acreditando nisso e, com sobra financeira, estão investindo pesado em nossa cidade.

Quem mais ganha com isso é um pequeno grupo de especuladores e proprietários de imóveis e o velho e esperto corretor.

Não caio nessa não. Meu dinheiro ficará na poupança e, quando a bolha explodir (não vai demorar muito), estarei ganhando em cima dos otários.

Acredite se quiser... Na internet você pode observar vários comentários a esse respeito. Tanto a favor como contra.

Na dúvida. Invisto na poupança. Prefiro pagar aluguel a comprar um apartamento de 100 m² por R$ 400 mil reais.

DO BLOG. O termo “bolha imobiliária” refere-se à supervalorização de imóveis sem motivo aparente.

Um comentário:

  1. O negócio vai já estourar, em Brasilia a coisa estava igual panela de pressão e os preços começaram a cair lá...20,30%... e agora SP... está saindo na mídia, bairros de SP onde os imoveis caíram quase 20% de preço na "etiqueta", fora o desconto real que esse só negociando! E agora a Rossi anunciou um hotsite com "descontos" em imóveis que chegarão a 35%, e é só o começo.

    ResponderExcluir