Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DR. GUIMARÃES INTENSIFICA VISITAS


Enquanto muitos políticos sobralenses pensam em futuras composições político-partidárias, Dr. Guimarães avança nos braços do povo. Neste último final de semana, o Barbudinho do PV, ou Dr. Verdinho ( como carinhosamente é chamado por muitos ), foi visto em visitas e reuniões nos quatro cantos do município de Sobral. Localidades como Caraúbas (Patriarca), Jaibaras, Ouro Branco e Recreio (Rafael Arruda), São José do Torto, além dos bairros Santo Antônio, Paraíso das Flores, Alto da Brasília e Vila Recanto receberam a visita do ilustre sobralense. O futuro dirá quem está no caminho certo. (Via Blog do WG).

VEVEU ISOLADO POLITICAMENTE

A inauguração da Margem Direita do Rio Acaraú, é o símbolo do abandono político do prefeito Veveu Arruda (PT). Informações colhidas pelo Blog, na manhã de hoje (27) mais badala foi a ausência dos aliados (FGs) no evento, e de todos vereadores que não compareceram a primeira grande inauguração do prefeito de Sobral. Além do isolamento político da gestão petista, o prefeito Veveu (PT) não arriscou discursar para o povo - com medo de uma suposta vaia – o gestor falou para meia dúzia de populares, atrás do palco em que cantou Raimundo Fagner.
O fruto do isolamento é o reflexo da desaprovação da administração, político nenhum quer está próximo do prefeito de Sobral.
Em tempo: O deputado Ivo Gomes (PSB) que não esteve ontem (26) na Inauguração do prefeito Veveu (PT) estará na tarde desta sexta (27) em Jaibaras tratando sobre eleição para vereador.
fonte: Sobral de Prima.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EX-PRESIDENTE DA OAB, HÉLIO LEITÃO, ROMPE O SILÊNCIO


Quero saudar a todos os advogados e advogadas cearenses no ensejo da abertura do ano judiciário e retomada das atividades forenses de 2012.

A advocacia cearense há de ser homenageada pelo seu alto nível e valor, classe profissional formada por homens e mulheres de elevadíssimo padrão ético e senso de justiça. A sua perseverança, sobretudo, deve ser enaltecida.

Perseverança que se justifica pela crença no direito e na justiça, pois o exercício da advocacia na nossa terra tem-se traduzido numa verdadeira corrida de obstáculos.

Celebramos a classe advocatícia e seus valores. Lamentamos o estado da Justiça e o desprestígio da profissão.

O Fórum Clóvis Beviláqua foi literalmente desmontado, a virtualização da justiça cearense, vendida a todos nós como panacéia milagrosa para a solução de todos os males do Poder Judiciário, revelou-se um fiasco retumbante.

Os processos judiciais se eternizam como se eterniza o desrespeito às prerrogativas profissionais.

O plantão judiciário durante o recesso forense simplesmente não funcionou…

E tudo acontece, para nossa decepção, sob os olhares medrosos e cúmplices da atual direção da OAB no Ceará, que se perde em outros assuntos que não são de sua alçada e mesmo investe contra iniciativas legítimas e bem intencionadas como aquela empreendida pelos advogados e advogadas que formam o grupo NOVA ADVOCACIA, a quem emprestamos a nossa solidariedade.

Nessa perspectiva, reiteramos haver firmado aliança política com o Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB Ceará Paulo Quezado com vistas a marcharmos juntos no próximo prélio eleitoral, numa articulação que visa a congregar os profissionais que acreditam na verdadeira advocacia, a advocacia técnica, sem lobbies ou bajulações, para que tomemos nas nossas próprias mãos o destino da nossa profissão, dentre todas a mais bela.

Una-se a nós.

Hélio Leitão

HOJE TEM INAUGURAÇÃO DA MARGEM DIREITA – SERÁ QUE OUVIREMOS VAIAS?

Prefeito Veveu Arruda e o governador Cid Gomes prometem ir à inauguração da margem direita do Rio Acaraú.
Será que ouviremos vaias?
No ano de eleição possíveis vais seriam o fim.

POLÍTICA EM SOBRAL: BOMBA EXPLODIRÁ A QUALQUER MOMENTO

Quando não se acredita nas instituições democráticas a sensação de impunidade reina.
Em Sobral, situações desta natureza eram constantes já que não se acreditava em nenhuma ação contra o Paço Municipal e o governo do Estado do Ceará.
Mas nem tudo parece perdido.
Alguns destemidos membros do Ministério Público Estadual em Sobral estão fazendo a sua parte em prol da democracia.
Ações como a que contestou o “metrô” (VLT) de Sobral já estão em andamento e outras poderão surgir a qualquer momento considerando a gravidade dos possíveis crimes praticados por autoridades públicas.
Acredita-se que em breve teremos fortes emoções.
Uma bomba de "água" explodirá e levará para o "esgoto" muita gente.
Em breve detalhes exclusivos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HÁ TRÊS MESES POPULAÇÃO VAIAVA CID GOMES EM SOBRAL


"Hoje é dia de lembrar que o Rei Sol Cid I, “O Pobre”, foi vaiado a plenos pulmões por uma multidão no Reino de Sobral das Maravilhas! Apesar de que a turma da imprensa chapa-branca, bem como os devotos da Santíssima Trindade (Cid, Ciro e Ivo) e os fieis seguidores do Prefeito Veveu “prometeu” Arruda, negarem até hoje o fato, e dizer que tudo não passou de uma pequena parcela da população que foi incentivada por um bando de baderneiros. E que os súditos do Reino de Sobral das Maravilhas, ama o seu Rei Sol!!!!! Acreita quem quer, certo?!

Não podemos esquecer esta data que para muitos é um verdadeiro marco na vida política de sua alteza real e imperial, O Príncipe. Sem falar que até aquela data, imaginar isso era algo praticamente absurdo. Quem um dia iria imaginar que sua alteza, juntamente com sua corte sofreria tamanha demonstração de descontetamento para com a sua gestão?!

E passados três, o que tem aconteceu?!

Primeiro, aconteceu uma grande greve da PM! Coisa que não se via desde 1997, na gestão do ex-coronel-dos-olhos-azúis, hoje relegado ao limbo da política cearense!! A greve da PM foi outro acontecimento que muitos não imaginavam que viesse a acontecer! Percebe-se que tudo pode acontecer mesmo!!! Tudo é possível! Sendo assim, não nos espantemos, se por acaso, a PMS deixar as mãos da Santíssima Trindade com a não reeleição do Prefeito Veveu “Prometeu” Arruda, também carinhosamente conhecido em diversos comentários de um blog altamente chapa-branca, como Veveu “bláblábláblá” Arruda e agora mais recentemente como Zé Promessa II!

Segundo: numa incrível coincidência, o Reino de Sobral das Maravilhas fica de fora da programação do Férias no Ceará. Terá sido raivinha de sua alteza real?! Para não deixar a coisa assim tão na cara, não somente Sobral, mas muitas cidades que não são da faixa litorânea do Estado do Ceará, mas que antes recebiam o evento, também ficaram de fora! Não sei… Não sei… Pode parecer mais uma teoria da conspiração!!!!

Terceiro: começa a surgir um arremedo de oposição à gestão veveuzista no Reino de Sobral das Maravilhas. Essa oposição ainda não tem me convencido. Quem é que vai acreditar que o antes carregador de malas do Ex-tudo irmão do Rei Sol Cid I, “O Pobre”, será realmente uma oposição séria!? Sem falar que isso está mais parecendo ser uma espécie de Plano B da Santíssima Trindade (Cid, Ivo e Ciro) para manter o poder no Reino de Sobral das Maravilhas!!!! Oposição feita pelo carregador de malas, só acredito vendo!!!!

E para finalizar, semana passada, o Ex-tudo, irmão do Rei Sol, resolve abrir a boca para dizer mais uma sandice! Certo que ele é livre para expressar suas opniões, seus pontos de vista, desde a importância da azeitona na fabricação da empada até mesmo a conjuntura econômica mundial…. Mas francamente, com um irmão como o Ex-tudo quem é que precisa de inimigos políticos!!!!??? Alguém que já chegou a comparar médicos com sal de cozinha (“São brancos, baratos e se acha em todo lugar”) resolveu dizer que os PMs que fizeram greve são “marginais fardados”!!! O caso repercutiu em tudo quanto foi de blog na Capitania Hereditária do Siará, basta fazer uma rápida pesquisa no Google que se constata. Mas vejamos nas entrelinhas… Marginal é todo aquele que se encontra à margem de algo. No caso dos PMs, percebe-se que pelo tratamento que é dado pelo Governo do Estado, priorizando as Hilux SW4 e outras megalomanias, os policiais realmente estão à margem desse Governo! Sendo assim, temos é que agradecer ao Ex-tudo por ele ter dito isso. Ou seja, até o Ex-tudo já reconheceu a condição dos nobres Policiais Militares!!! Bem, infelizmente não foi assim que a grande massa pensou. Tratou logo de enfurecer-se contra o Ex-tudo e por tabela com seu irmão, o Rei Sol Cid I, “O Pobre”!!!!

Para finalizar, uma pergunta: a quantas anda o projeto que vai melhorar a vida dos sobralenses??? O famoso Sobral Novos Ares!!!! Se não me falhe a memória, alguns dias depois que a ordem de serviço foi assinada no Dia das Vaias à sua Alteza Real e Imperial, foi noticiado que o Prefeito Veveu “prometeu” Arruda, juntamente com alguns técnicos da empresa que ganhou a licitação e alguns secretários, foram vistos pela cidade já começando o processo de demarcação das áreas que irão receber a “melhoria”. Depois disso, foi noticiado em alguns blogs que a obra naquele momento iria se concentrar em áreas residênciais em virtude do período natalino e por conta disso e através de acordo entre a PMS e a CDL, a parte do centro comercial iria ficar para depois. Mas, passados três meses, o que se vê de concreto são umas faixas brancas pintadas numas calçadas e algumas ruas….

Como disse um certo blogueiro chapa-branca, a gestão veveuzista sofre de um problema que se caracteriza por “alguns gargalos e problemas de materialização de projetos já anunciados“.

É, meus caros pensatoriantes da lucta, resta-nos esperar para ver a banda passar, ou melhor, pra ver gestão veveuzista mostrar a que veio…

Por enquanto, somente promessas de dias melhores para o Reino de Sobral das Maravilhas!!!!

E como diz um certo bordão que está virando moda nos blogs do Reino: VIVA O VOTO!!!!!"

fonte: blog O Pensatório da Lucta.

REPERCUTE ENTREVISTA DO DR. GUIMARÃES ÀS RÁDIOS DE SOBRAL


Na tarde de sábado (21) Dr. Guimarães (PV) esteve no Programa do Clevis Oliveira (Rádio Tupinambá) momento em que ratificou sua e a pretensão do PV, em lançar uma candidatura forte a prefeito em Sobral, tendo seu nome como cabeça de chapa. Na entrevista, uma das mais quentes, dentre as inúmeras já concedidas pelo “Verdinho” o mesmo foi duro em dizer: “O atual projeto se acabou, a cidade clama melhorias em todas a áreas”, alfinetou Guimarães (PV) que ainda na entrevista ressaltou os valores de Oman Carneiro (PRB), Imaculada (PRTB) e Marco Prado (PSDB), que também se mostram insatisfeitos com a atual administração, do prefeito Veveu Arruda (PT) que não anda. “O partido verde tem um projeto definido para Sobral, e temos disposição para tal”, pontuou Guimarães.

Doutor Guimarães participa de eventos em Sobral


Considerado pelos companheiros políticos e até mesmo por seus opositores como um grande articulador político e um trabalhador incansável, Dr. Guimarães continua visitando comunidade por comunidade da cidade de Sobral.

Dr. Guimarães esteve no sábado, 21, pela manhã na companhia do pré-candidato a vereador Raimundo Edson nas comunidades de Contenda e São Francisco, região do Distrito de Jordão. Na oportunidade Dr. Guimarães conversou com a população sobre problemas estruturais da região.

A tarde foi entrevistado pelo radialista Cleves Oliveira no programa da Rádio Tupinambá. Em seguida se reuniu com lideranças do PV no Alto da Brasília e com pré candidatos a vereador.

À noite esteve com os companheiros Neguinho do BEC, Valter Carlos, Dona Rita, Fernando da Caixa e o anfitrião Ivo Lima no encerramento dos festejos da Padroeira do Bairro dos Terrenos Novos.

Dr. Guimarães conversou com a população sobre os problemas da violência no Bairro e terminou a noite no Leilão.

POPULAÇÃO CRITICA BURAQUEIRA EM SOBRAL


Protesto inusitado.

A população de Sobral reclama dos muitos buracos existentes em toda a cidade e promete contra atacar na hora do voto.

Estamos de olho.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FARRA: PREFEITURA GASTA MAIS DE R$ 68.000,00 COM VIAGENS AÉREAS DO PREFEITO VEVEU ARRUDA

A farra é grande com o dinheiro público.

O blog Sobral e Política fez um levantamento prévio dos gastos do Prefeito Veveu Arruda de avião e jatinho particular.

De acordo com os nossos dados – todos provados – a Prefeitura de Sobral desembolsou nada menos que R$ 68.674,26, pagos à empresa AUGUSTO TURISMO LTDA.

Além de tudo isso, Veveu Arruda recebeu dos cofres públicos cerca de R$ 37.000,00 (trinta e sete mil reais) de diárias.

Isso tudo, é claro, sem contar com o seu salário.

É mole ou quer mais. Viajando de jatinho e comprando passagens aéreas caríssimas às custas do povo.

AÇÃO CONTRA “METRÔ” ACUSA METROFOR, ESTADO DO CEARÁ E MUNICÍPIO DE SOBRAL DE DESCUMPRIREM LEGISLAÇÃO





Como informado anteriormente, o Ministério Público Estadual apresentou ação civil pública contra a instalação do “Metrô” de Sobral.
Segundo o Ministério Público, nem mesmo Audiência Pública foi realizada. A audiência “realizada pela Câmara de Vereadores, na data de 03(três) de março de 2011, requerida através de vereador, nos interesses da Câmara Municipal, e não no cumprimento a exigência legal do estatuto da cidade”.
Diz o Ministério Público que vários dispositivos legais não foram cumpridos e denúncia a ausência de Estudo de Impacto de Vizinhança; Estudo de Pólo Geradores de Tráfegos e Estudo de Impacto Ambiental.
O Ministério Público vai além: “Infelizmente, o administrador cearense ainda vive no século XIX, ou seja: nos tempos em que ainda não existia a Gestão Democrática das cidades, e as obras públicas eram realizada pelos “coronéis do cangaço”, sem que o grande interessado na obra, o adminitrado, pudesse ser ouvido. Razão que os levou a construir os chamados ‘elefantes brancos’: obras que não eram de interesse da população, mas tão somente de grupos políticos e/ou econômicos”.
Os promotores denunciam ainda a má utilização da obra:
“Mas o que é pior, douto magistrado, trazer um Trem para realizar viagens durante todo o dia, por várias horas, e a todo instante, atravessando toda a malha viária da cidade, dentre as RUAS E AVENIDAS, principalmente, nos horários em que o trânsito estará a todo pico de tráfego, sem a realização de estudos dessa natureza, não trarão TRANSTORNOS DE TODA A ORDEM para a cidade?
“E mais ainda: qual o resultado da utilização do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos nos meio das residências, principalmente da estreita avenida Jonh Sanford? ... E o trânsito de motocicletas, bicicletas, e outros veículos, como serão afetados?”, frisaram os promotores.
A ação é assinada por 3 (três) promotores de justiça – Irapuan da Silva Dionísio Júnior, Alexandre Pinto Moreira e André Luiz Tabosa de Oliveira.

domingo, 15 de janeiro de 2012

AUDIÊNCIA COM LUTA DA GLOBO DISPARA

A Globo já pode comemorar. Parece que os brasileiros adotaram mesmo o MMA como um de seus esportes favoritos. Em plena madrugada de sábado para domingo, mesmo tendo sido exibido a partir da 1h45, o “UFC Combate” registrou uma audiência respeitável para o horário. Segundo prévia do Ibope, a disputa que envolveu lutadores como Vitor Belfort e José Aldo marcou média de 14,6 pontos. O número é quase o triplo do que atingiram a segunda e a terceira colocadas somadas.

Na mesma faixa, a vice-liderança ficou com o SBT conquistou, que obteve 3,7 pontos. A Band fechou com 1,6 pontos de média. A Record amargou a quarta colocação, com 1 ponto.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DE SOBRAL SEM FUNCIONAR


O Portal da Transparência de Sobral, obrigação imposta pela Lei Complementar Nº 131/2009 de 27 de maio de 2009, que trata da execução das receitas e despesas, está sem funcionar ou não apresentou nenhum tipo de receita ou despesa no ano de 2012.

Muito estranho.

Dispõe a referida Lei Complementar que o Prefeito Municipal deve liberar “ao pleno conhecimento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”, conforme dispõe o artigo 48, parágrafo único, inciso II da referida lei.

O descumprimento da lei acarreta ao gestor nota de improbidade administrativa e o município poderá ficar impossibilitado de receber transferências voluntárias, nos termos do art. 73-C c/c art. 23, parágrafo 3º, inciso I da LC 101.

O blog já havia denunciado o caso ao Tribunal de Contas e Procuradoria de Justiça em fevereiro de 2011.(vide foto)

GOOGLE ESTÁ EM SOBRAL


Um veiculo do Google Maps está mapeando Sobral, desde o final da manhã de hoje (12) para atualização no Google. O veículo de captação de imagens do Google Street View, realiza serviço de balizamento para outros dois serviços da empresa americana, o Google Maps e o Google Earth.
O Google Street View disponibiliza vistas panorâmicas, ao nível do solo, de algumas das cidades mais importantes de países como Estados Unidos , França , Austrália , Japão , Portugal e Brasil.
Na última quarta-feira, quando este blogueiro estava na Churrascaria e Pizzaria Afonso Grill, o carro ai de cima passou no local.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM AÇÃO CONTRA "METRO" DE SOBRAL

O Ministério Público Estadual protocolizou ação civil pública contra a implementação do "metrô" de Sobral.

Segundo a referida ação, o Estado do Ceará não cumpriu os requisitos legais da lei ambiental, além de apontar outros problemas de ordem legal.

A Ação Civil Pública requer seja a obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) imediatamente suspensa.

Em breve traremos novas informações.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

GUARDAS MUNICIPAIS E AGENTES DE TRÂNSITO PODEM ENTRAR EM GREVE

Em Sobral agentes de trânsito e guardas municipais poderão entrar em greve caso não venham a ser atendido pelo prefeito Veveu Arruda.

"Estamos aguardando por muito tempo. Já foram várias reuniões marcadas e desmarcadas. Se não formos atendidos buscaremos a greve", disse um guarda municipal.

A onda de greve no Estado do Ceará parece está chegando a Sobral.

ONDA DE GREVES: AGORA É A VEZ DO DETRAN

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) anunciaram estado de greve nesta terça-feira (10) e podem paralisar as atividades. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-ce), Eliene Uchoa, a decisão será tomada em uma assembleia da categoria marcada para a próxima segunda-feira (16).

"Nosso compromisso não é com greve, nunca foi. Sabemos dos transtornos que uma paralisação causa. Nós resolvemos apostar nas negociações. Case não avancem, há a possibilidade de paralisar", esclarece Eliene. O estado de greve é o momento que antecede uma possível paralisação.

De acordo com a presidente, a decisão de não paralisar as atividades foi tomada após a assembleia desta terça-feira. Segundo Eliene, o sindicato foi convidado pelo Governo do Estado para comparecer a uma reunião no Palácio da Abolição, na próxima quinta-feira (12), para retomar as negociações estagnadas. Dependendo do resultado da reunião, a categoria irá decidir, na assembleia da próxima segunda-feira, se deflagra a paralisação.

Reivindicações

Os servidores do Detran buscam a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Ainda segundo a presidente, o próprio governador já havia negociado com a categoria há mais de três anos - em outubro de 2008 - e o compromisso ainda não foi cumprido.

A presidente informa que em 2010 e em 2011 também houve negociação com o Governo, mas o compromisso também não foi cumprido.

A última paralisação da categoria foi em julho de 2011. Durante o movimento, exames de direção e serviços de transferência de veículos e de vistorias foram comprometidos.

fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

AO CEDER PARA PM´S, CID CRIA PRECEDENTE

"Ao conceder o reajuste de R$ 920 aos policiais militares, o governador do Ceará, Cid Gomes, pode ter, sem querer, destampado uma panela fervendo. Até porque, mal a assembleia dos policiais decretava o fim da greve, a Polícia Civil anunciava uma paralisação. Se outros estados entrarem na dança, é bom a presidente Dilma Rousseff se preparar. A história mostra que essas greves de policiais costumam se propagar como as enxurradas no verão.

Há quase 15 anos, em julho de 1997, foi um deus nos acuda por vários estados. O estopim de julho de 1997 foi em Minas Gerais. Diante das ameaças, o então governador do estado, Eduardo Azeredo (PSDB), concedeu um aumento aos chefes. Foi como se tivesse ateado fogo às vestes. No dia seguinte, a tropa queimou colchões. Uma semana depois, soldados e cabos da PM estavam rebelados e ele se viu obrigado a pedir socorro ao Exército. Não teve tempo sequer de se preparar para evitar a balbúrdia. Para evitar um derramamento de sangue, disse Azeredo à época, ele preferiu conceder o reajuste aos policiais.

De Minas, o movimento se alastrou por Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará e… Ceará. O mesmo Ceará onde agora o movimento obteve sucesso. Naquela época, dois mil policiais se prepararam para invadir o Palácio da Abolição, onde funcionava a Secretaria de Segurança Pública. No confronto entre as tropas leais ao governo estadual, o comandante da Polícia Militar, Mauro Benevides, foi atingid o por um tiro no ombro. O então governador Tasso Jereissati, não cedeu, expulsou 70 policiais militares da corporação. Tasso virou uma espécie de herói para os demais governadores. A onda de greves de 1997, a maior dos últimos 15 anos, terminou ali.

Todos os governadores estão cansados de saber que o salário dos policiais militares é baixo. Mas esperar deflagrar uma greve que deixa a população com medo e, depois, ceder aos grevistas, pode ser perigoso. Sempre ficará a sensação de que basta fazer uma greve que o aumento vem. Portanto, o melhor é dialogar e negociar antes.

Por falar em negociar…
É bom os governadores começarem a promover uma ação conjunta em torno da área de segurança pública, envolvendo inclusive o governo federal. A greve do Ceará e o seu desfecho é vista por muitos policiais como a largada de 2012 pela aprovação da PEC 300, aquela que promove a equiparação salarial dos policiais em todo o país nos n íveis do que recebem os do Distrito Federal (R$ 4,5 mil). Os policiais já estão cansados de ganhar pouco e de não verem uma reestruturação da área de segurança. Depois da greve de 97, houve vários projetos para a área de segurança. Hoje, existe a Guarda Nacional, o Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania (Pronasci), que caminha a passos lentos, mas nada que represente de fato uma reestruturação da área de segurança.

(...)

Se em 1997, os policiais cruzaram o país e só pararam no Ceará. Agora, saem do estado e se preparam para cruzar o Brasil. A última parada será o Congresso Nacional, em busca da PEC 300. Podem apostar. Especialmente se os congressistas e governadores não saírem na frente, buscando logo um plano de reestruturação da polícia. O caldeirão está destampado. Se o caldo vai entornar, depende da capacidade de diálogo das autoridades fede rais e estaduais. Aguardemos."

FONTE: BLOG Eliomar de Lima

A PRIMEIRA DERROTA DE CID EM 2012


"O 3 de janeiro de 2012 ficará para a história como o dia em que o medo parou Fortaleza e várias cidades do Interior. Grevistas de qualquer categoria reclamam quando se fala dos prejuízos das paralisações. Como a coluna abordou em outras oportunidades, a reação é previsível, mas ignora que os transtornos causados pela interrupção da atividade são o principal fator para determinar o sucesso ou fracasso de um movimento. Se os funcionários deixam de trabalhar e não fazem falta, é sinal da pouca importância deles. Mas, muito pelo contrário, não há registro na história recente do Ceará de mobilização de trabalhadores que tenha provocado tamanho colapso quanto o que se viu na terça-feira. Se professores da rede pública param, as escolas privadas não deixam o problema chegar à parcela da população com mais voz e maior visibilidade. Se hospitais públicos fecham, os planos de saúde resolvem a demanda das classes média e alta. Mas não há segurança privada que compense a falta da Polícia. Na prática, houve greve geral forçada, movida pelo terror – que teve no silêncio das autoridades fator preponderante. Os policiais impuseram os termos do acordo goela abaixo do governo. O Palácio da Abolição ficou refém: ou cedia ou prolongava o caos. Entendia que os servidores agiam contra a lei, mas teve de aceitar, incondicionalmente, os termos que eles estabeleceram. Foi a primeira derrota da administração Cid Gomes. As sequelas são óbvias e inevitáveis. Ficou evidente a fraqueza da gestão, até então escondida sobre o escudo da ausência de contraponto. Também exposta ficou a omissão diante de tarefa intrínseca ao ato de governar: a comunicação com a população e o dever de mantê-la informada. O Estado foi ausente num momento crítico. Fazia muito tempo que uma postura governamental – ou falta dela – não causava tanto impacto sobre o cotidiano da população.

O DESAFIO NÃO RESOLVIDO
A área de segurança pública foi prioridade máxima nas promessas da campanha que elegeu Cid Gomes, em 2006. De lá para cá, a situação se agravou exponencialmente. Até agora, trata-se do maior fracasso da administração. Os dirigentes do setor estão desmoralizados, sem comando, sem rumo. Falta-lhes estatura para a tarefa. A ausência de ação permitiu que a situação chegasse ao ponto em que chegou. A atual administração fez provavelmente o maior investimento em policiamento da história do Ceará. Cid muitas vezes demonstra frustração com a ausência de resultado e se questiona o que mais haveria de ter feito. Poderia ter ouvido as críticas à qualidade desse gasto e debater se o dinheiro estava tendo o melhor destino. Afinal, não basta gastar, é preciso realizar a despesa certa. Além disso, nem só o dinheiro resolve. É necessária gestão. Nem só com o estilo “tarefeiro” ou “pé de boi” se dá rumo a uma área crítica. É imprescindível algum nível de formulação política para definir os rumos de uma área estratégica. Pensar, antes e para além de agir. Cid tem fracassado na prioridade que elegeu e que ajudou a elegê-lo. O modelo da segurança pública cearense está falido. Há três anos pela frente. Existe tempo para compensar o prejuízo. Mas é necessária drástica correção de rumos. Mas, para onde ir? O governo não demonstra saber. É bom que descubra depressa.

ERROS QUE A VITÓRIA NÃO ESCONDE
A história é a narrativa dos vencedores, ensinou George Orwell, mas a vitória dos policiais sobre o governo não apaga os equívocos e mesmo crimes havidos no processo. Houve motim, paralisação inconstitucional, quebra da hierarquia, aquartelamento. O que o Ceará viveu foi muito grave. Por um lado, a situação dos policiais era realmente precária e o erro do Estado não pode ser minimizado. Não foi dado o tratamento digno aos profissionais para que fossem feitas legitimamente as cobranças do que deles se exige. Tal regra é elementar na relação com qualquer trabalhador e é mais válida quanto maior a responsabilidade colocada nas mãos do funcionário. Todavia, justas que fossem as reivindicações, os fins não podem justificar que se use qualquer meio para alcançá-los. A lei não é valor absoluto: mais importante é o princípio de Justiça que deve fundamentar a existência da norma. Entretanto, a ninguém é dado o direito de escolher quais leis cumprir, quais não cumprir: isso é a barbárie. O governo foi obrigado a ceder. Diante da situação limite, não havia mesmo outra coisa a fazer. Isso não apaga os erros cometidos – nem dos vencidos, tampouco dos vencedores."

Érico Firmo
ericofirmo@opovo.com.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

E CID VIVE SEU PIOR MOMENTO


Aproveitando da versão do escritor do blog “O pensatório da lucta”, falaremos um pouco dos problemas enfrentados por Cid Gomes ao final de seu 5º ano de governo.

Em recente entrevista ao programa Isaías Nicolau, Cid Gomes afirmou que Veveu vivia "seu pior momento" e que ainda não tinha decidido quem seria o seu candidato a Prefeito de Sobral: "O Ciro é responsável pelas suas palavras. Eu ainda não disse: - Veveu é o candidato a Prefeito.(...) Veveu tem que se preocupar em administrar e pensar em política só depois", frisou o governador.

Apontar os problemas e defeitos dos outros, no caso de Sobral, foi e é muito fácil. Cid foi enfático e descartou Veveu, ainda que momentaneamente, como o seu candidato a prefeito de Sobral.

Agora quem vai apontar os erros e defeitos de Cid Gomes.

Após ser vaiado em sua Terra Natal, Cid Gomes passou alguns dias pensando no que fazer. O medo da continuidade da greve dos professores fez com que buscasse apoio no interior do Ceará lotando ônibus (aqui de Sobral foram 5) para votar contra a continuidade da greve. Por sorte, venceu, muito embora tenha, segunda suas informações, dado o maior aumento da história para professores.

Passou o tempo e Cid, que já havia sofrido com uma greve anterior da Polícia Civil, sofre uma greve de deixar os "cabelos em pé": Policiais e Bombeiros Militares do Ceará, cansados com 5 anos de lutas por uma readequação salarial, fazem a maior paralisação de toda história democrática, forçando o governado a ceder as pressões e aceitar as reivindicações da categoria. Resultado: Ficou acertado o reajuste de 56%, com a incorporação da gratificação de R$ 920 ao salário-base, além de anistia geral aos policiais e bombeiros que participaram das paralisações. Os policiais conseguiram ainda a redução de jornada de trabalho de 46 horas para 40 horas semanais.


Não deu nem para respirar.

Os Policiais Civis entram em greve novamente alegando que o governador os enganou quando de promessas não cumpridas, mesmo após a paralisação da greve anterior.

A situação no Ceará parece está insustentável. Só parece é claro. Cid é considerado o 3º melhor governador do País. Como deve está o pior?

Com certeza o Ceará vive a nossa "primavera árabe", movimento iniciado no oriente médio que dia após dia derrubava os ditadores daqueles países.

Com certeza Cid vive o seu pior momento.

Vejam o blog: opensatoriodalucta.wordpress.com/2012/01/03/o-pior-momento/

CÂMARA INSTALA COMISSÃO DE ÉTICA


A Câmara Municipal de Sobral reuniu-se nesta quarta feira(4) em Sessão extraordinária, para formação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que discutirá a situação do Vereador Cláudio Gil(PSB), alvo de denuncia feita no Blog do Armando Costa(Sobral de Prima) sobre uma possível transação de compra e venda de vaga para Vereador de Sobral, fato que envolve o suplente Rodolfo Basílio(PSB).

Amanhã o blogueiro Armando Costa será ouvido pela Comissão.

Os membros da Comissão são os veredores Itamar Ribeiro (Presidente), Zezão (Relator), Adauto (membros).

FIM DA GREVE: VITÓRIA DA DEMOCRACIA

Após quase sete horas e meia de discussão, representantes do Governo Estadual e dos policiais e bombeiros militares que paralisaram suas atividades na última quinta-feira (29), chegaram a um consenso, encerrando o movimento paredista que já durava cinco dias, fato que deixou o Estado sem o seu aparato de Segurança Pública.

O encontro que formalizou o acordo entre grevista e governo teve início as 9h de terça-feira, 3. Participaram os líderes do movimento grevista, Flávio Sabino (Associação de Cabos e Soldados), Pedro Queiroz (da entidade nacional da categoria), e o capitão Wagner Souza (suplente de deputado, no exercício do mandato) e Fernando Oliveira (Procurador Geral do Estado), Andréia Coelho (Defensora Pública Geral do Estado) e Socorro França (Procuradora-geral de Justiça) e o Valdetário Andrade Monteiro (Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará).

A abertura de pernas do governador do Ceará demonstrou que a mobilização dos Policiais e bombeiros militares surtiu efeito, bem mais rápido do que o dos professores.


O acordo com o governo que encerrou a greve incluiu um reajuste de 56%, deixando o salário em R$ 2.634, e uma redução na jornada de trabalho de 46 para 40 horas semanais, além da implantação de um auxílio-alimentação de R$ 10 por dia (os policiais militares não recebiam nada até então, só os civis).

Também ficou combinado que nenhum dos policiais ou bombeiros que participaram das paralisações serão punidos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CRISE NA SEGURANÇA DO CEARÁ: JUSTIÇA DETERMINA FIM DE GREVE DA PM

Notícia de arrastões em Fortaleza e assaltos no interior do Estado decorrente da paralisação da Polícia Militar repercutem em todo o País.

As redes sociais a cada instante denunciam crimes decorrentes da falta de segurança.

Em Sobral, dezenas de Policiais e Bombeiros Militares estão aquartelados no 3º BPM.

A insegurança nas ruas de Sobral é visível.

O governo do Estado entrou com uma ação na Justiça e obteve medida liminar que determina o retorno imediato dos PM´s.

A desembargadora Sérgia Miranda concedeu liminar no início da noite desta segunda-feira (2) determinando a suspensão da paralisação dos policiais militares e bombeiros do Ceará e ordenando o retorno imediato ao trabalho. De acordo com a desembargadora, a multa diária para cada policial que descumprir a decisão é de R$ 500 e R$ 15 mil por associação envolvida no processo.