quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PT BUSCA NOVOS POSTES PARA 2014

Em conversas com amigos, o ex-presidente Lula (PT) tem dito que pretende repetir, em 2014, a fórmula utilizada na capital paulista na eleição de 2012, segundo o Poder Online.
Quer lançar candidatos que renovem a imagem do PT. Se depender do ilustre fazedor de postes, os ministros Marta Suplicy e Aloisio Mercadante não serão candidatos ao Governo de São Paulo. Alexandre Padilha, ministro da Saúde, de perfil parecido com o de Fernando Haddad, largou na frente pela indicação de Lula ao cargo.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

VALE A PENA LER: DISCURSO DO VEREADOR ADAUTO ARRUDA




Vale a pena ler o discurso proferido pelo vereador Adauto Arruda ocorrido no último dia 30 de outubro de 2012.
"O vereador é um agente fundamental para que ocorra o controle da máquina administrativa, que é o poder executivo. É ele que estará presente no dia-a-dia do município e que pode ser capaz de conhecer as reais demandas da população local e os problemas que impedem que as políticas públicas atinjam os seus objetivos. Controlar significa verificar se a realização de uma determinada atividade não se desvia dos objetivos. Portanto, a ação do Poder Legislativo municipal na fiscalização dos gastos públicos é fundamental para garantir que a sua aplicação esteja de acordo com os interesses coletivos.

É importante salientar que o vereador quando controla a atuação do gestor público municipal está na verdade cumprindo uma obrigação fixada pelo texto da Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual estabelece em seu Art. 31 que a fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle externo.

Extingam-se os calangos.  Que os novos vereadores leiam o Regimento Interno entendendo cada parágrafo, bem como a Lei Orgânica do Município. O Poder Legislativo deve legislar e realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo.

O poder popular é uno e indivisível.  O vereador é o membro do Poder Legislativo  do município. O vereador elabora, altera ou revoga as leis  de interesse para a vida do município.

Como funções atípicas a Câmara municipal tem também competência administrativa e judiciária, pois além de administrar a câmara gerencia seu próprio orçamento, seu patrimônio e seu pessoal.  A função judiciária é exercida porque cabe a ela processar e julgar o Prefeito por crime de responsabilidade fiscal. É função do  vereador avaliar permanentemente a gestão e as ações do prefeito.

Portanto, caros novos vereadores, deixemos de ser calangos, exerçamos devidamente os nossos papéis, para que fomos eleitos pelo povo. Conforme diz meu velho amigo Chico Albertino de Barros, parece que um dia uma catraca grande vai rodar  dentro da uma pequena . Tem dia que a coisa parece que vai acontecer. Não deixemos que isso aconteça.


(...)
Estou me aposentando do BNB no início de 2014 e estarei dando espaço as novas lideranças que no PP poderão surgir na próxima campanha. Irei cumprir fielmente o meu mandato garanto a todos que me deram este voto de confiança e uma liderança nova na família deverá surgir, pois temos quatro novas vertentes, troca de vereador por vereador, empresário por vereador, ex candidato vice prefeito por vereador ou da área da saúde por vereador. Poderá surgir vaga em novo partido ou em partido clorofilado. Este candidato surgirá mais forte do que eu, mais perspicaz do que eu e mais influente do que eu. Qualquer um deles terá na íntegra todo o meu apoio e eu terei tempo integral de explorar todos os espaços, todas as lacunas e todas as oportunidades. Não preciso mostrar nem provar mais nada para ninguém. Não me arrependo em nenhum momento de minhas decisões tomadas, por que elas foram analisadas sabiamente, inteligentes, com avales daqueles que me deram e me dão sustentação, que são os membros de minha família. Já mostrei que sou capaz, que sou eficiente. Já provei que não sou candidato bananeira porque também tenho também grandes e bons amigos, também foram eles agentes catalisadores de votos, foram os principais responsáveis por eu estar aqui novamente.
   



Assim como dizia o filósofo Manolo: “Os principais momentos de nossas vidas, aqueles inesquecíveis, merecem ser eternizados, sentidos, como se assim tivessem o poder de voltar no tempo e trazer à tona a mágica de um instante”.

UM RECADO AOS NEÓFITOS DO PP - CHICO JÓIA E DR. ESTEVÃO



Hoje o vereador Adauto Arruda fez uma tribuna que vale a pena transcrevê-la.

Posso está até errado, mas foi um recado aos dois vereadores eleitos Chico Jóia e Dr. Estevão.

No início Adauto Arruda trouxe um texto de autor desconhecido - O Vôo dos gansos e Equipe:

"O Vôo dos gansos e equipe:
A sabedoria dos animais tem muito a nos ensinar. Cabe a cada um de nós tirar desses ensinamentos o conteúdo necessário para aprimorar, cada vez mais, os resultados das nossas ações.
Quando você observa gansos voando em formação “V”, pode ficar curioso quanta as razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma: A seguir, algumas constatações feitas por pesquisadores:

FATO:
A medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que cada ave voasse isoladamente.

VERDADE:
Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança uma das outras.

FATO:
Sempre que um ganso sai da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de voar só e de imediato, retorna a formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave a sua frente.

VERDADE:
Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

FATO:
Quando um ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta.

VERDADE:
É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

FATO:
Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente para manterem o ritmo e a velocidade.

VERDADE:
Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.

FATO:
Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo,  outro ganso sai da formação e o segue, para ajudar e proteger. Ele acompanha até a solução do problema e então reiniciam a jornada. Os dois ou juntam-se a outra formação, ou encontrar o seu grupo original.

VERDADE:
A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

Analisei atentamente o posicionamento de nosso Vereador líder do PP, meu correligionário, meu amigo Zezão. Foi uma decisão sábia de sua parte, recheado de precedentes e de agravantes, para quem não conhece a sua história política. Não quero ser pelego, devo muito a você na política e arrependo-me de não ter-lhe ouvido mais, conversado mais, discutido mais sobre assuntos dessa Casa Legislativa. Você está certo em todas as suas colocações.  Conscientizo-me com tudo o que você falou ontem em sua tribuna. Afirmo-lhes senhores vereadores que o PP de Sobral não é nada sem você, vereador Zezão. Grande coordenador, ávido interlocutor, esplêndido negociador, dignífico relator, você Zezão fará uma grande falta aos seus membros que se satisfizeram e se deleitaram com as oportunidades que apareceram, através de seus obstinados esforços. Sua vida foi sempre de luta incessante em prol do crescimento político de cada um, da unidade do Partido Progressista. Quem viver verá em pouco tempo o efeito cascata que a sua decisão culminará dentro do PP. Lembra Zezão aquela música “ eu tenho pena de você” do famoso cantor e compositor Alípio Martins, eu diria: "Eu tenho pena do PP".

Estarei com você, Zezão, acompanharei-o nesta nova caminhada, sem lenço nem documento, mas ciente do dever cumprido. O Partido Progressista ficou grande, complexo, limitado, desunido, com poucas  cabeças pensantes, com idéias novas de seus novos interlocutores, com projeto da Mulher Progressista, do Jovem Progressista, do Médico Progressista e tantas outras idéias que poderão surgir, tenho dúvidas se darão certo.



Recado dado aos neófitos do Partido Progressistas. Sem equipe e união não terão bons vôos e certamente não terão bons frutos.

Vale também a indagação: "A quem está servindo esses dois vereadores? Por que são contra os membros de seu próprio partido? Pretendem eles ser candidato a presidente?"

POR DEVER MORAL, CHICO JÓIA DEVERIA ENTREGAR ASSESSORIA DO GABINETE DO ZEZÃO

O vereador eleito Chico Jóia, por dever de honestidade e lealdade, deveria ter um pouco de vergonha e simplesmente deveria entregar a sua assessoria.

Como já é conhecimento de todos, Chico Jóia não aceitou votar no vereador Zezão para presidente da Câmara de Sobral. Como o Chico Jóia foi beneficiado por quase 4 anos no gabinete do vereador ao indicar uma assessoria, pelo menos nesses dois últimos meses do ano, deveria "pedir para sair" e solicitar a exoneração do cargo.

Como diria um nobre amigo meu: Toda gratidão é véspera de uma ingratidão.


COMEÇARAM MAL...



A atitude dos dois vereadores eleitos pelo PP, Estevinho e Chico Joia, em descartar a liderança do vereador Zezão (PP) não o apoiando para Presidência da Câmara de Sobral, é analisada por muitos como soberba e ausência de gratidão.

Estevinho (PP) eleito pela primeira vez, está cansando de falar em entrevistas que não ficou satisfeito como sua votação, um absurdo por parte do neófito, que ainda nem tomou posse, e já está se acha, desdenhando do seu eleitorado assim como faz do líder do PP. Já pelo lado do bravo Chico Joia (PP) está faltando gratidão, pois, mesmo sem ter sido eleito em 2008, se tornou vereador pelas mãos do vereador Zezão (PP). (Sobral de Prima)

Já os vereadores eleitos Rogério Arruda e Adauto Arruda sabem ser coerentes e gratos. Aceitaram votar em um candidato do partido.

Estevão e Chico Jóia estão se achando... Nada melhor do que um dia após o outro.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CASO ADALDÉCIO: TRE PODE TER SIDO "DURO" DEMAIS


O Tribunal Regional Eleitoral havia julgado um recurso do Ministério Público e indeferiu, por unanimidade, o registro de candidatura de Adaldécio Linhares.

O caso já foi para o Tribunal Superior Eleitoral que dará a palavra final, vale dizer, se Adaldécio terá ou não seu registro deferido.

Levantamento feito pelo blog observou que o Tribunal Regional Eleitoral, embora reconhecendo que o Tribunal de Contas dos Municípios teria afastado o "dolo" na conduta do edil, manteve o indeferimento do seu registro de candidatura.

Atestou o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Contas apenas a ausência dos contratos (convênio) entre a Caixa Econômica e a Câmara a respeito do desconto em folha de empréstimo feito pelo servidores.

Pergunto: A inexistência de convênio tornaria as contas do então presidente Adaldécio Linhares irregulares?

Creio que esse fator não deveria ser levado em consideração. Adaldécio não desviou recursos e os empréstimos foram feitos entre os servidores e vereadores com a Instituição Financeira e não deveria ter o condão de rejeitar suas contas a ponto de impedir a sua candidatura. A ausência de tais convênios seria uma mera irregularidade sem que com isso seja taxado como uma irregularidade insanável e como ato doloso de improbidade.

Por esse situação Adaldécio foi apenas multado em R$ 1.064,10 pelo TCM.

Outra falha apontada deveu-se apenas quanto ao envio no prazo do RGF (Relatório de Gestão Fiscal) o que gerou outra multa, entretanto, tal fato não pode ser considerado como improbo, fazendo com que Adaldécio fique inelegível.

O grande problema do vereador é decorrente de uma licitação com uma empresa de publicidade. A licitação ocorreu sim, entretanto, existe um pagamento a maior para a referida empresa, o que teria acarretado a rejeição de suas contas pelo TCM e consequentemente pelo TRE.

A questão será decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se o TSE entender que tal situação não teria o condão de impedir a sua candidatura, Adaldécio voltará à Câmara Municipal de Sobral, eleito que foi e pelos braços do povo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

RAP DO ELMANO FAZ SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

PREOCUPAÇÃO: CID PEDE LICENÇA POR ROBERTO CLÁUDIO


O governador do Ceará, Cid Gomes, anunciou oficialmente nesta segunda-feira (22) o afastamento do cargo até o fim das eleições, em 28 de outubro. Gomes diz que vai se dedicar à campanha de Roberto Claudio (PSB), que disputa a prefeitura de Fortaleza com o candidato Elmano de Freitas (PT).

Durante a licença, ele será substituído pelo vice-governador do estado, Domingos Filho (PMDB). Na entrevista coletiva nesta segunda-feira, Cid afirmou que Domingos Filho “faz todos os esforços” para amenizar os efeitos da seca no estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado sofre uma das piores secas dos últimos quarenta anos. (Fonte G1).

O pedido de licença seria motivado pelas chances reais do governador não conseguir emplacar o nome de Roberto Cláudio para prefeito de Fortaleza, o que faria reduzir a sua sobrevida política no Estado do Ceará.

Preocupado, Cid Gomes deverá intensificar todas as suas forças e recursos para tentar reverter o atual quadro das pesquisas, já que o instituto Data Folha diverge do Ibope (hoje descredenciado - Ciro diz que o dono vende até a mãe) e aponta Elmano com 5% acima de Roberto Cláudio.

Segundo o site do TSE, os institutos Data Folha e Ibope registraram novos pedidos de pesquisa nos dia 19 e 20 de outubro, respectivamente, e deverão publicar até o dia 25 de outubro os seus resultados. (prazo de 5 dias após o registro).

Em Fortaleza as eleições prometem pegar fogo.

VEREADOR ZEZÃO FAZ A "MATEMÁTICA" DAS ELEIÇÕES EM SOBRAL

O vereador Zezão está concluindo seu trabalho de "mapear" o resultado geral das eleições em Sobral.

Por enquanto, o edil está fazendo o levantamento dos vereadores em cada bairro e distritos de Sobral e posteriormente fará o levantamento para Prefeito.

A "matemática" serve de parâmetro para que o prefeito eleito chame o vereador (ou suplente) mais votado da área e este indique os agentes locais (conhecido como prefeitinhos) para serem nomeados.

O problema é que Veveu, segundo apurou o blog, deve não seguir os parâmetros vigentes desde os tempos do então prefeito e atual governador Cid Gomes. Será?

O blog aguarda o fim de todo o levantamente feito por Zezão para publicar todos os resultados.

DO BLOG. Já tem vereador todo metido a "fodão" dizendo que vai passar a mandar no Bairro A ou B por ter sido o mais votada na área. O problema é que Veveu pretende acabar com essa história: "- Quem indica e nomeia sou eu", e ponto final.

VEVEU FARÁ PENTE FINO


O blog tomou conhecimento que o Prefeito Veveu Arruda deverá fazer um pente fino na sua adminitração.

Veveu pretende formar um "novo grupo" e afastar de vez os nomes ligado ao seu antecessor Leônidas Cristino.

A pergunta que não quer calar: Quem Veveu manterá na sua adminitração? Só o tempo dirá