sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CIRO GOMES: QUERO SER PRESIDENTE



O Deputado Federal e irmão do goverdado Cid Gomes já disse: "Quero ser candidato a presidente". A afirmação de Ciro não é novidade nos meios políticos, entretanto, suspeita-se que seu próprio partido, PSB, esteja boicotando sua candidatura por força e ordem do Partido dos Trabalhadores (PT). A candidatura de Ciro Gomes a presidente da república movimenta o cenário político no Ceará. Os hojes alidado PT e PSB podem se tornar inimigos ferrêneos. O Partido da República - PR já possui provável candidato a Governo do Estado, o Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, um dos prefeitos mais bem avaliados do País, reeleito com quase 90% dos votos. Roberto Pessoa tem ao seu lado a experiência política de mais de 20 anos e gosta de dizer "Nunca fui situação. Aliás a única vez que fui situação é agora, como Prefeito de Maracanaú" e arrematou, "Não tenho medo de ser oposição ao Governo do Estado e espero colocar meu nome à disposição do povo cearense". Roberto também analisa a candidatura de Ciro à Presidência, "Seria muito Ciro ser candidato à Presidente, mas acho difícil pois quem mando no seu Partido é o PT". De fato querer ser presidente Ciro quer, no entanto, ele esbarra em vários problemas, o primeiro deles é dentro do próprio partido que deverá se aliar à candidato do Presidente Lula, o segundo é o problema criado no Ceará, onde o PT poderá partir para o lado da oposição e apoiar Roberto Pessoa e o PSDB deverá também ser oposição já que José Serra será candidato a Presidente, o terceiro é o principal - FALTA DE VOTOS. QUERER NÃO É PODER....

JOSÉ SERRA PRESIDENTE....


Há diversos blogs e orkuts onde repercutem diversas mensagens de apoio a José Serra para presidente do Brasil. No youtube existe até uma musica - http://www.youtube.com/watch?v=y99vEg2qGa0. O governador do maior estado do País, José Serra, ainda não iniciou a sua campanha eleitoral que promete ser acirrada e bastante disputada. A polarização da disputa entre Dilma e Serra vem sendo bastante criticada pelo deputado Ciro Gomes que não admite disputar ao governo de São Paulo (ele sabe que perde é feio lá). Ciro tem experiência de já ter sido candidato por 2 vezes à presidente e experiência de ter sido derrotado pela suas palavras e constantes irritações. Dilma já usou todos os recursos disponíveis para emplacar como candidata a presidente e chegou ao patamar de 27% do votos já José Serra ainda não iniciou a sua pré-campanha(quer saber até aonde Dilma sobe na intenção de votos). Agora é só esperar a festa da DEMOCRACIA e que vença o melhor para o Brasil

PSDB lançará candidatura Serra no fim de março, diz Sérgio Guerra



O PSDB, principal partido da oposição, confirmará o governador de São Paulo, José Serra, como candidato à Presidência provavelmente no fim de março, disse nesta quinta-feira o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra (PE).

O senador afirmou ainda que Serra, se vencer as eleições de outubro, irá aperfeiçoar a disciplina fiscal ao limitar os gastos correntes, vai manter o regime de câmbio flutuante e fortalecerá as agências reguladoras.

"Não há dúvida, será Serra", afirmou Guerra. "Até o fim de março, esta questão estará resolvida", disse ele sobre o anúncio oficial da candidatura de Serra.

O governador lidera pesquisa com 36% das intenções de voto, à frente da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua sucessão, com 25%, segundo levantamento do Ibope deste mês.

Guerra disse que um governo do PSDB reforçaria a disciplina fiscal em relação à administração atual.

"Nós vamos ter uma política fiscal muito mais responsável do que tem o governo atual, significa ter um rigor fiscal maior, não permitir crescimento da despesa corrente num nível que ela está se desenvolvendo, ganhar eficiência na administração pública e nos investimentos públicos", afirmou.

Essas medidas aumentariam a capacidade do governo de investir, permitiriam a queda das taxas de juro e evitariam uma valorização excessiva do real, declarou.

O Brasil tem uma das maiores taxas de juro entre as principais economias do mundo, o que atrai capital externo que contribui com a valorização do Real.

Lula esteve à frente de um dos maiores crescimentos econômicos do Brasil em décadas, mas os gastos do governo subiram no ano passado.

Dilma, que foi anunciada como candidata do PT no sábado, planeja dar sequência à atual política econômica, mas também defende uma participação maior do Estado na economia.

Nenhum dos candidatos parece se distanciar das políticas econômicas elogiadas por investidores e que marcaram os dois mandatos de Lula na Presidência.

Tasso não “descarta nem carta”ser vice de Serra


O senador Tasso Jereissati não descarta a possibilidade de vir a ser o vice na chapa do tucano José Serra na disputa pela presidência da República. O seu nome surgiu nos últimos dias como opção por se constituir numa importante liderança nordestina e, também, porque o governador mineiro, Aécio Neves, já descartou tal possibilidade.

“Eu aprendi uma coisa em política: a gente não descarta nem carta, porque, de repente, a coisa muda e a gente fica com a palavra lá embaixo”, disse para o Blog o senador Tasso Jereissati. Ele adiantou nunca ter conversado sobre essa opção com setores do PSDB, observando que a expectativa no partido ainda é ter Aécio como vice. Tasso disse também que seu desejo pessoal hoje é disputar a reeleição ao Senado. É no Nordeste, Dilma Roussef, pré- candidata petista, registra melhores indices de aceitação, segundo pesquisas.

Tasso, por sua vez, considera “improvável” que Aécio Neves venha a ser o vice de Serra. “Eu acho difícil. Acho difícil. Não acho provável porque ele está muito empenhado na questão dele lá de Minas Gerais e ele acha que, nas circunstâncias, fica difícil fazer campanha pelo Brasil e vai ter que ficar concentrado em Minas”. Aécio já admitiu postular o Senado.

O senador tucano deixou claro que, quando ocorrer o fato de Aécio definitivamente descartar, caberá ao partido estudar novas alternativas e possibilidades de alianças. Mas ele deu uma cer

“O nosso candidato está definido: é o Serra (governador de São Paulo). Já a vice é que não está definido, mas não tem nenhum candidato com vice definido. Nem a Marina Silva (PV) está com nome definido. O que falta é isso. Tasso adiantou que esse quadro deve estar resolvido e que Será será anucniado candidato até o fim do mês.

O tucano lamentou que a campanha presidencial já tenha sido antecipada e não poupou críticas ao governo federal, que tem a ministra Dilma Roussef (PT) como postulante. “Não devia ser hora de campanha. Acho que está se desrespeitando isso. É contra a lei, principalmente quando isso é feito com a máquina pública”.

No Ceará, o senador afirmou que o quadro sucessório espera as definições nacionais. “Aqui tem uma característica diferente dos outros Estados, porque temos um cearense (Ciro Gomes) que pode vir a ser ou não candidato a presidente da República”.

Indagado se a entrada de Ciro mudaria o quadro local tucano, observou que não, porque o partido no Estado vai apoiar “sem menor dúvida” a candidatura do PSDB”. E sobre algum tipo de acordo dos tucanos, que apoiam o Governo Cid Gomes na Assembleia Legisaltiva, em termos de sucessão, e a possibilidade de o PSDB lançar um candidato a governador, Tasso reagiu: “Temos que ver o que vai acontecer.”

(blog Eliomar. Categoria(s): Política por Eliomar de Lima)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Confirmada 4ª morte no Ceará por GRIPE SUÍNA



Foi o sétimo óbito, desde o ano passado. O paciente estava internado há 30 dias e era do grupo de risco

Confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ontem, a quarta morte causada pela Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, este ano, no Ceará. Trata-se de um homem de 52 anos, que estava internado há 30 dias, em um hospital particular de Fortaleza, e morreu na última segunda-feira. Como existia suspeita da doença, o exame já havia sido solicitado.

O paciente residia na Capital e não tinha viajado recentemente para nenhuma região considerada de risco para a doença. Ele, porém, conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da Sesa, era obeso e sofria de problemas pulmonares. Ou seja, fazia parte do grupo de risco - aqueles indivíduos que têm maior possibilidade de adoecer ou morrer da doença -, que inclui ainda mulheres grávidas e portadores de diabetes ou ainda doenças cardíacas, respiratórias, hepáticas e renais.

Este ano, já foram confirmados 16 casos da doença no Ceará. Deste total, 14 pacientes residem na Capital. Em 2010, foram confirmadas quatro mortes, sendo três pacientes de Fortaleza e um do município de Cascavel. No ano passado, a confirmação em laboratório foi de 114 casos e três óbitos.
Vacinação

Este público, aliás, terá prioridade no esquema de vacinação montado pela Secretaria. Começa no próximo dia 8 de março e vai até o dia 7 de maio em todos os estados, simultaneamente, a vacinação contra a gripe suína. Já está definido que o Ceará receberá 3 milhões e 164 mil doses. Essa quantidade, garantem as autoridades, é suficiente para atender os grupos de risco. No total, serão vacinadas 2.880.310 pessoas no Estado. A meta é vacinar 80% de cada grupo prioritário.

Os primeiros a serem imunizados serão os trabalhadores de serviços de saúde e os povos indígenas, seguidos das gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças entre seis meses e dois anos de idade, população de 20 a 29 anos e, por último, pessoas com mais de 60 anos.

Capacitação

Profissionais e gestores da área de saúde do Estado vêm sendo capacitados sobre a nova gripe desde 2009. Com a proximidade da quadra invernosa e expectativa do aumento do número de casos da doença, no Ceará, os esforços se intensificam.

Para preparar ainda mais os médicos pneumologistas, intensivistas, emergencistas e infectologistas, com apoio da Sesa, a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia, a Sociedade Cearense de Terapia Intensiva e a Cooperativa de Médicos Intensivistas do Ceará promovem, hoje, o seminário "Síndrome Respiratória Aguda Grave na H1N1 - diagnóstico clínico e uso de ventilação mecânica".

O seminário acontecerá, das 14 às 16 horas, no Magna Hotel, Praia de Iracema. O expositor e debatedor será o médico pneumologista e intensivista Marcelo Alcântara Holanda.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Número de casos pode aumentar

Esta segunda onda da gripe H1N1 já era esperada. A primeira atingiu os países com temperatura mais fria. Mas, no Ceará, a expectativa é de que ela viesse agora, no período da chuva. O curioso é que a gripe veio mesmo sem estar chovendo. Suspeita-se que, na realidade, o Estado tenha mais casos do que os registrados, uma vez que só estão sendo diagnosticados os mais graves, de pacientes internados com fortes sintomas. Acredita-se que um grande número de pessoas estão infectas pela H1N1, mas como a maioria não tem nenhum agravamento, acaba sendo considerada gripe comum. O esperado é que boa parte da população se infecte, seja em viagens ou em outros meios, fazendo com que o vírus circule e volte a se propagar, especialmente em locais mais propícios para a disseminação, iniciando, dessa forma, uma nova onda da doença. Estamos próximos a receber as vacinas, a previsão do Ministério da Saúde é de que elas cheguem no início do mês de março. Até lá, profissionais estão sendo devidamente treinados.

JORGE LUÍS NOBRE
Médico infectologista
(Diário do Nordeste)

Justiça Federal manda Ibama devolver papagaio ao dono




“O nome dele é Leão, um alegre papagaio que sabe cantar o hino do seu time de coração, o Sport, assim como assobiar o Hino Nacional. Graças a uma decisão, em medida cautelar, da juíza Daniela Zarzar Queiroz, da 9ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, a simpática ave foi devolvida (ao menos enquanto dura o processo) ao seu dono e amigo, o comerciante Carlos Alberto Bezerra, que sofria com a separação de seu velho companheiro.

Com o coração cheio de tristeza, Carlos Alberto entrou com uma ação na JFPE em dezembro do ano passado, logo após ter seu animalzinho apreendido pelo Ibama. O comerciante já possuía Leão há 15 anos e, desde 2000, era depositário fiel do papagaio, pois passou a ter a cópia de um Termo de Aceitação de Encargos de
Depositário de Animais Silvestres, emitido pelo próprio Instituto. O processo
objetiva a renovação desse documento.

De acordo com a petição inicial, ajuizada pela Defensoria Pública da União, o termo expirou há algum tempo. No entanto, o comerciante nunca recebeu nenhuma vistoria por parte do Ibama, apesar de regularmente contatar o órgão, por telefone, informando sobre a saúde e trato do animal. Em companhia de Carlos Alberto há mais de 15 anos, o bichinho está plenamente adaptado fora do seu habitat natural, havendo um vínculo de grande afetividade entre ele e o seu dono. Ainda segundo a petição, o próprio Ibama, em seu site, disponibiliza a lista das espécies da fauna silvestre nativa permitidas para a criação e comercialização, dentre elas o papagaio.

Em sua decisão, a juíza Daniela Queiroz salienta que “o melhor destino para os animais da vida silvestre, a princípio, deve ser o seu habitat natural, onde podem viver livres na natureza, contribuindo para o equilíbrio de sua própria espécie e de todo o ecossistema a que pertencem. Essa premissa, porém, não é absoluta, especialmente quando o animal, tão adaptado que está ao ambiente doméstico, tem sua preservação comprometida se devolvido à natureza”.

A magistrada também ressalta que “é certo que o documento, conforme admitido pelo próprio demandante, encontra-se com sua vigência expirada; no entanto, o só fato de o Ibama haver anteriormente emitido o ato de licença já denota a aptidão do autor para a posse e cuidados com o animal, bem como a possibilidade de manter-se a espécie em ambiente doméstico”.

De acordo com a avaliação de um médico perito da Defensoria Pública, a falta da ave estava comprometendo a saúde de Carlos Alberto, que apresentava um quadro de depressão, “ficando claro o vínculo emocional entre os dois”. O amor do comerciante por seu papagaio é tão grande que ele chegou a pedir que, caso não fosse possível reaver o animal, ao menos lhe fosse dado o direito de visita à ave.

ALEGRIA GERAL

Depois da decisão, Carlos Alberto ficou tão feliz que fez questão de agradecer o empenho e a eficiência da Defensoria Pública da União, assim como trouxe Leão para conhecer a sede da Justiça Federal em Pernambuco. O bichinho conquistou todos os servidores com sua simpatia e beleza. Ao lembrar do dia da apreensão do animal, o comerciante disse: “foi o momento mais triste da minha vida”. Mas o mais importante, para Carlos e Leão, é que essa tristeza passou e agora é hora de comemorar a volta para casa.”

(Site Justiça Federal – PE)

Ciro desmente imprensa e avisa: quer a Presidência da República


Quo vadis?

Por meio de sua assessoria de imprensa, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) garantiu, nesta manhã de quinta-feira, que está como pré-candidato a presidente da República. Em nota, ele diz que tem 30 anos de vida pública e a experiência de quem já disputou duas vezes a presidência da República.

Ciro deixa claro que não aceita a opção plebiscitária que setores políticos querem fazer na eleição presidencial, entre a escolha de um modelo do passado (FHC) ou a continuidade do modelo do presente (Lula).

VAMOS NÓS - Esse tipo de nota chega como mais um ingrediente de pauta para o presidenciável que estará dando palestra no evento “Cenários do Varejo”, que a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas promoverão nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, na sede da CDL. Qual será mesmo o cenário político de Ciro? Eis a questão que envolve Ciro Gomes e suas dubiedades. (blog eliomar)

É necessária a representação da vítima de violência doméstica para propositura de ação penal



Por maioria, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu ser necessária a representação da vítima no casos de lesões corporais de natureza leve, decorrentes de violência doméstica, para a propositura da ação penal pelo Ministério Público. O entendimento foi contrário ao do relator do processo, ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

O relator considerava não haver incompatibilidade em se adotar a ação penal pública incondicionada nos casos de lesão corporal leve ocorrida no ambiente familiar e se manter a sua condicionalidade no caso de outros ilícitos.

Segundo o ministro, não é demais lembrar que a razão para se destinar à vítima a oportunidade e conveniência para instauração da ação penal, em determinados delitos, nem sempre está relacionada com a menor gravidade do ilícito praticado.

“Por vezes, isso se dá para proteger a intimidade da vítima em casos que a publicidade do fato delituoso, eventualmente, pode gerar danos morais, sociais e psicológicos. É o que se verifica nos crimes contra os costumes. Assim, não há qualquer incongruência em alterar a natureza da ação nos casos de lesão corporal leve para incondicionada enquanto se mantêm os crimes contra os costumes no rol dos que estão condicionados à representação”, afirmou. O ministro Og Fernandes e o desembargador convocado Haroldo Rodrigues acompanharam o voto do relator.

Entretanto, o entendimento predominante considerou mais salutar admitir-se, em tais casos, a representação, isto é, que a ação penal dependa da representação da ofendida, assim como também a renúncia. Para o decano da Seção, ministro Nilson Naves, “a pena só pode ser cominada quando for impossível obter esse fim através de outras medidas menos gravosas”.

Além do ministro Nilson Naves, divergiram do entendimento do relator os ministros Felix Fischer, Arnaldo Esteves Lima, Maria Thereza de Assis Moura, Jorge Mussi e o desembargador convocado Celso Limongi.

Recurso

A questão foi apreciada em um recurso especial destacado pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho como representativo dessa discussão para ser julgado pelo rito da Lei dos Recursos Repetitivos (Lei n. 11.672/2008), diante dos inúmeros recursos que chegam ao STJ sobre esse ponto da lei.

O recurso foi interposto pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios com o objetivo de reverter decisão do tribunal local que entendeu que “a natureza da ação do crime do artigo 129, parágrafo 9º, do Código Penal é pública condicionada à representação”.

Para o TJ, o artigo 41 da Lei n. 11.340/06, ao ser interpretado com o artigo 17 do mesmo diploma, apenas veda os benefícios como transação penal e suspensão condicional do processo nos casos de violência familiar. Assim, julgou extinta a punibilidade (cessação do direito do Estado de aplicar a pena ao condenado devido à ação ou fato posterior à infração penal) quando não há condição de instaurar processo diante da falta de representação da vítima.

No STJ, o MP sustentou que o crime de lesão corporal leve sempre se processou mediante ação penal pública incondicionada, passando a exigir-se representação da vítima apenas a partir da Lei n. 9.099/95, cuja aplicação foi afastada pelo artigo 41 da Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha). (www.stj.jus.br)

STJ rejeita mudança na lei Maria da Penha



Brasília O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu ontem não alterar a lei Maria da Penha - que instituiu penas específicas para quem agride mulheres -, e manteve, por maioria, a necessidade de representação por parte das vítimas de lesões corporais leves, configuradas como violência doméstica, para dar início a uma ação penal contra o agressor.

A decisão da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça foi contra o entendimento do relator do processo, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que assim como o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, autor do recurso, considera que a ação penal nestes casos de violência deve independer da vontade da vítima. O relator destacou ainda que, em alguns casos, é conveniente que a vítima tenha a oportunidade de optar pela representação para proteger sua intimidade, mas isso deve independer da gravidade do delito.

A questão foi apreciada pelo Superior Tribunal de Justiça devido aos inúmeros recursos que chegam àquela corte sobre esse ponto da lei. O Ministério Público pedia a alteração na legislação para, entre outras coisas, evitar que a vítima renunciasse à representação caso fosse intimidada, dando ao Estado o direito de manter o processo. (DN)

CIRO BALANÇA E TA QUASE CAINDO...


Ciro admite concorrer em SP

Ciro diz que, mesmo havendo uma possibilidade remota, se for para "servir ao País" disputará em São Paulo

Brasília (Sucursal) O deputado federal Ciro Gomes (PSB) recebeu oficialmente o convite para concorrer ao governo paulista em uma reunião na sede do seu partido em Brasília, que contou com a participação de lideranças do PSB, PCdoB, PT e PDT. Apesar de afirmar ser remota essa possibilidade, Ciro admitiu que para "servir o país" poderá concorrer ao governo paulista.

Na reunião foram apresentadas projeções e avaliações favoráveis para que o parlamentar entre na corrida pela sucessão ao governo paulista - como a possível união de 11 legendas em apoio. Afirmando estar emocionado e honrado com o convite, Ciro Gomes afirmou que ainda pretende concorrer à presidência da República.

Ciro classificou como remota a possibilidade de concorrer ao governo paulista e afirmou que sua candidatura, caso venha a ocorrer, representará uma alternativa "à mesmice que governa São Paulo há praticamente 30 anos. Meu papel neste processo é simplesmente ajudar. Há uma possibilidade remota, mas neste instante não posso afirmar que vou concorrer ao governo de São Paulo". Ao comentar sua ligação com o presidente Lula e seu apoio ao governo, Ciro afirmou que não se furtará a ajudar o presidente caso seja chamado a fazê-lo.

"O cenário de ter que ir para o governo de São Paulo é quase impossível, mas se o cenário nacional precisar desse desafio, eu não titubearia em ir. Quem alimentou a decisão de ser único, na política, deu com os burros n´água", afirmou.

Ao rebater as críticas de que sua candidatura à Presidência é apenas retórica, Ciro afirmou que está disputando a Presidência para ganhar e afirmou que apesar de ser uma excelente candidata, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef não tem a sua experiência de 20 eleições. O grupo de apoio a Ciro voltará a se reunir dentro de 20 dias, em São Paulo, e terá um terceiro encontro, em Brasília, no dia 4 de abril.


(DIÁRIO DO NORDESTE - REPÓRTER- ANE FURTADO)

Especialistas estimam 100 mil usuários de crack



Vício movimenta R$ 5 milhões por dia e já é considerada epidemia que precisa ser enfrentada pelo Estado

A presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Ivonete Maia, revela surpresa quando, ao visitar o município de Jaguaruana, a 175 quilômetros de Fortaleza, observou que o crack tomou conta da cidade. Até então, acreditava que o problema estaria longe de afetar o interior do Estado. A realidade é outra. O crack se alastrou por todo o Ceará, tornando-se uma verdadeira praga e deixando um rastro de destruição e violência por onde chega.

De acordo com números da Central Única das Favelas (Cufa) 30 mil jovens de 12 aos 29 anos de idade são dependentes químicos em Fortaleza. No Ceará, esse número chega a 100 mil usuários da chamada "pedra maldita". O Diário do Nordeste, na edição de 1º de dezembro de 2009, publicou matéria alertando para o avanço do crack em Fortaleza e dando, com exclusividade, os números da epidemia, informando que o vício matou mais de 1,7 jovens nos últimos três anos. "O avanço da droga é uma coisa sem precedentes", avalia o coordenador da Cufa, Preto Zezé.

Pelas estimativas de especialistas, como o psiquiatra Marcelo Fialho, somente o uso da pedra movimenta um mercado de R$ 5 milhões por dia no Ceará. Em Fortaleza, a soma alcança R$ 1 milhão diário. "O crack é barato, disponível e tem alto caráter de dependência. Sua ação é rápida e muitos consomem até 20 pedras por noite".

Difusão

A disseminação da droga no Interior do Estado assusta até quem convive com a violência diariamente, como o caso do delegado de Iguatu, Agenor Freitas. Na avaliação dele, o baixo custo é o que mais influencia a rapidez da difusão do vício.

No início do ano, a pedra pequena, segundo o delegado, custava R$ 3 e a grande, R$ 7. Hoje, a menor é R$ 5 e a maior, R$ 10. "O crack é a doença do mundo", sentencia. O problema se repete em outras cidades do interior cearense, como Crato, Juazeiro e Sobral.

A assistente social e pesquisadora Cynthia Studart diz que outras drogas, como a maconha e cocaína, estão sendo preteridas frente ao crack. "Na periferia de Fortaleza, por exemplo, a maconha é dita como coisa de gente careta. A cocaína, com a diminuição na sua produção e o alto valor, não é tão acessível às camadas mais carentes".

Para Preto Zezé, a venda da substância pode ser encontrada nos quatro cantos da cidade. "Ela não só invadiu favelas e comunidades da periferia, como não poupou os bairros considerados nobres".

O avanço do crack não distingue pobre ou rico. "Muita gente das classes A e média são seus usuários", ressalta a psicanalista Carolina Cavalcante.

A coordenadora da Política de Saúde Mental da Prefeitura de Fortaleza, Rane Félix, admite que as unidades de saúde ainda estão se preparando para receber o dependente químico. "Para dar certo temos que propor ações tão prazerosas quanto à droga", considera ela. (REPÓRTER LÊDA GONÇALVES - DIÁRIO DO NORDESTE)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estratégia Nacional de Justiça quer acabar com carceragens em delegacias



O governo, o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram nesta segunda-feira, 22, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança e Pública, para integrar ações de combate às organizações criminosas. A estratégia envolve a criação de um cadastro nacional de mandados de prisão, incluindo a provisória, e de apreensões de adolescentes em conflito com a lei, e prevê a erradicação das carceragens das delegacias e a ênfase nas investigações de homicídios.

O CNJ quer intensificar o trabalho de erradicação das carceragens mantidas em delegacias. Dos 473,6 mil presos no país atualmente, 55 mil estão em delegacias, o que representa 12% da população carcerária brasileira. “O sistema carcerário é composto por celas improvisadas e superlotadas, e em péssimas condições de insalubridade”, afirmou o juiz auxiliar do conselho, Erivaldo Ribeiro dos Santos.

O presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes (foto), ressaltou o que chamou de “inefetividade” do sistema judicial. Segundo ele, o mutirão carcerário revelou a “falência do sistema” ao constatar, por exemplo, em Alagoas a existência de 4 mil homicídios registrados sem inquérito aberto. “Trata-se da falência do sistema e não da ineficiência. Temos um quadro preocupante no que diz respeito à inefetividade das investigações”, disse.

Para o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o esvaziamento das carceragens permitirá que mais policiais civis trabalhem nas investigações. Ele reiterou que a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública vai concentrar esforços nas investigações dos crimes de homicídios. “Nada pior do que um crime de homicídio não resolvido. Cada homicídio não resolvido é uma mácula no sistema de Justiça e segurança pública", afirmou.

O Ministério da Justiça acredita que o cadastro nacional vai permitir que os mandados de prisão sejam cumpridos com mais eficiência e evitar que presos com mais de um mandado expedido seja solto. “O cadastro nacional fornecerá informações imprescindíveis sobre o déficit carcerário”, acrescentou o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior.

Fonte: AGENCIABRASIL.org.br

OAB-CE inaugura Central de Acompanhamento Processual




A OAB-CE inaugurou, na última segunda-feira, a Central de Acompanhamento Processual, sistema através do qual cidadãos e advogados poderão acompanhar a situação de processos em tramitação na Justiça. O acompanhamento poderá ser feito pela internet (www.oabce.org.br) ou por telefone (85) 3216.1600.

Pelo site, a Central funciona 24 horas/dia, com quatro pessoas trabalhando de 8 às 16 horas. O tempo médio de retorno aos usuários é de 72 horas. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro (foto), entretanto, adverte: "É preciso estar atento às causas da demora em alguns casos. Muitas vezes, a lentidão se deve a trâmites normais, previstos em lei".

Para dar maior celeridade às solicitações, a OAB-CE também encaminha ofícios aos juízes ou ao Ministério Público solicitando-lhes agilidade na definição de sentenças. Também existe a possibilidade de a entidade acionar o Conselho Nacional de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça.

Para Valdetário, a lentidão da Justiça deve-se, em grande parte, à falta de estrutura e à carência de pessoal. Ele defende a realização de novos concursos públicos, além da convocação dos aprovados em concursos já realizados. Segundo ele, há diversos técnicos judiciários e oficiais de Justiça aguardando a convocação. Valdetário explica ainda que o processo de virtualização do Tribunal de Justiça, atualmente em implantação, também contribuirá para minimizar o problema. (fonte www.oabce.gov.br)

E A DÚVIDA CONTINUA...Ciro dá sinais de que pode concorrer ao governo de SP



O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) deu nesta quarta-feira(24) o primeiro sinal de que pode atender ao apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser candidato ao governo de São Paulo. Em reunião com parlamentares e dirigentes do PT, PSB, PC do B e PDT, Ciro disse estar disposto a concorrer ao Palácio do Planalto, mas ressalvou que pode entrar no páreo em São Paulo se Lula precisar de um palanque para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no maior colégio eleitoral do País.

"Eu estou decidido, mas só o tempo vai dizer se minha decisão (de ser candidato à sucessão de Lula) vai se manter ou se serviremos o País deslocando a candidatura para São Paulo", afirmou o deputado, que é ex-ministro da Integração Nacional.

Na avaliação de Ciro, uma campanha polarizada desde o início entre Dilma, pré-candidata do PT à Presidência, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), favorece o tucano. É com o argumento de que só sua entrada na disputa pode levar a eleição para o segundo turno que Ciro prega esse cenário.

Ele avisou, no entanto, que não será "linha auxiliar" do Planalto se mantiver sua intenção de concorrer à Presidência. "Eu sou muito melhor do que qualquer outro candidato", insistiu. "A Dilma é extraordinária, mas não tem a história de 20 eleições que eu tenho.

Ciro vai conversar com Lula no dia 15 de março e ainda tem duas reuniões com o grupo de partidos que quer lançá-lo ao governo paulista, antes de dar a resposta final. Antes de deixar o encontro de hoje, em Brasília, o deputado recomendou aos dirigentes partidários que contenham a ansiedade. "Precisamos olhar o quadro nacionalmente e botar um pouco de gelo nas veias" brincou. (diário do nordeste)

Chuvas abaixo da média prosseguem até mês de maio



Fevereiro está 78,9% abaixo da média histórica e indica que os meses de março, abril e maio serão de pouca chuva no Ceará

Fortaleza. O prognóstico para os meses de março, abril e maio será de chuva abaixo da média no Estado, conforme anunciou ontem o gerente do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran. Isso significa que a pluviometria ficará abaixo da média histórica para o período, que é de 496,7 milímetros, devendo ficar até 398,8mm. Segundo a Funceme, as oito macrorregiões sofrerão com a redução de chuvas, principalmente, devido à influência do fenômeno El Niño.

O prognóstico é resultado da Reunião de Avaliação Climática para o Nordeste, que aconteceu em Natal (RN), nos dias 18 e 19, com participação de técnicos dos centros meteorológicos do Nordeste, além do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Tendo como base as precipitações de janeiro e fevereiro (até ontem), quase todas as macrorregiões do Estado ficaram abaixo da média. Um comparativo mostra que em janeiro de 2009 a chuva registrada atingiu o volume de 115,5mm, enquanto que este ano foi de apenas 97,6mm. Mas, até o momento, o pior registro é no mês de fevereiro, quando o volume de precipitações surpreendeu: enquanto que 2009 foram registrados 124,9mm, no mesmo mês deste ano foi de apenas 26,1mm, ocasionando uma redução de 78,9% em relação à média histórica. Neste mês, a macrorregião que mais registrou precipitação foi o Litoral de Fortaleza, com 38,5mm, já as demais ficaram com volumes entre 18,2mm e 33 milímetros.

Considerando os baixos volumes registrados em fevereiro e as condições climáticas e influência do El Niño nos oceanos Pacífico e Atlântico, a previsão da Funceme se confirma: pouca chuva no Estado.

Porém, a Funceme ressalva que chuvas mais fortes não estão descartadas, podendo ocorrer em algumas regiões do Estado. O gráfico acima delimita os índices pluviométricos de acordo com cada macrorregião do Estado e aponta quais os anos considerados mais e menos chuvosos para cada uma delas comparando com o mesmo período dos últimos 30 anos no Estado.

Conforme a previsão da Funceme, abaixo da média significa que o volume de água atingirá a marca de até 398,8mm. Passando desse índice até 594,1mm, será classificada como normal. Caso chova a partir de 595mm, será considerada acima da média, sendo que a maior chuva no Estado aconteceu em 1974, com volume de 1018,1mm.

De acordo com o gráfico, as maiores chuvas registradas no Estado aconteceu em 1974, com volumes entre 904,2mm, na região Sertão Central e Inhamuns; e 1.323,8mm no Litoral Norte. Enquanto isso, os piores volumes registrados no Ceará aconteceram em 1958 e 1993.

No Sertão Central e Inhamuns, por exemplo, a menor chuva registrada foi de 149,5mm em 1958. Na região da Ibiapaba, foram 190,4mm em 1983. No Cariri, a menor chuva foi de 204,5mm em 1983 e a maior em 1985, com 813,2mm.

Ferran explica que a diminuição de chuvas ocorre porque a quantidade de precipitação está relacionada com o ar que sobe ou desce nos oceanos. Segundo aponta, o ar que sobe na Indonésia, por exemplo, desce no meio do Oceano Pacífico. Quando o ar sobe no meio do Pacífico, desce mais na região Nordeste. Por isso, não ocorrem precipitações. Este movimento de subida e descida do ar sofre influência direta do fenômeno El Niño. "Esse é um ano de El Niño", assegura Ferran. Ele afirma que nos dez anos observados em que houve influência do El Niño, sete foram de chuvas abaixo da média no Ceará.

El Niño

"Existe uma tendência de que a cada dez El Niño, sete tem sido abaixo da média. As águas estão mais quentes do que o normal e as chuvas não irão acontecer na mesma proporção que no ano passado porque o ar subiu no meio do Pacífico. Outro mecanismo é a influência do Oceano Atlântico e a zona de convergência do ar", disse Ferran. O meteorologista explica, ainda, que a Funceme trabalha com três categorias (chuvas abaixo da média, em torno da média e acima da média) e salienta que há probabilidades para que cada uma ocorra. No entanto, a maior probabilidade (45%) é para chuvas abaixo da média; ficando 35% de tendência em torno da média; e apenas 20% para ser acima da média histórica.

"A superfície do Oceano Pacífico equatorial ainda está com temperatura maior que o normal, o que caracteriza o El Niño. A população também precisa saber que o prognóstico dando maior probabilidade de menos chuvas não significa que não choverá. Haverá, inclusive, chuvas fortes em algumas cidades, mas, em todo o Estado, a tendência é de precipitação abaixo da média. As indefinições da superfície do Atlântico não nos permitem apontar qual região deve chover mais. Além disso, não há como indicar quando exatamente vai começar a chover", esclarece Ferran.

"Com essa previsão, as chuvas se tornam muito irregulares. E pode ser que chova em um município e no vizinho não tenha a precipitação. A irregularidade das chuvas é muito intensa", diz Ferran.

De acordo com a prognóstico, a variabilidade espacial é intrínseca à distribuição de chuvas no Nordeste devido aos fatores como efeitos topográficos e proximidade com os oceanos.

Além disso, em localidades com menores valores de precipitação, com tendência de um total de chuvas nas categorias normal e abaixo da média, a variabilidade temporal das precipitações pluviométricas deve provocar uma maior frequência para ocorrer veranicos.


MAIS INFORMAÇÕES

Funceme - Avenida Rui Barbosa, 1246 - Aldeota, Fortaleza
(85) 3101.1088
www.funceme.br (Fonte Diário do Nordeste)

STJ julga nesta 4ª feira mudanças na Lei Maria da Penha


“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga hoje (24) se o Estado deve agir obrigatoriamente para investigar e punir a violência doméstica ou se deve aguardar autorização das vítimas. Por decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, a decisão vinculará a Justiça de todo o país.

A questão está sendo discutida em recurso especial por causa dos inúmeros recursos que chegam ao STJ sobre esse ponto da lei.

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, requereu ao STJ um julgamento definitivo para evitar as decisões divergentes no país. Estima-se que mais de 90% das ocorrências policiais são arquivadas por falta de representação das vítimas.

A ministra do STJ Laurita Vaz, que presidirá o julgamento, comunicará o resultado a todos os tribunais de Justiça e regionais federais para aplicação imediata em casos semelhantes.”

(Agência Brasil)

Lúcio só pensa naquilo: Ser deputado federal



O presidente regional do Partido da República e ex-governador Lúcio Alcântara encontra-se em Brasília para reuniões com a cúpula nacional. Ali, ele expõe a situação do PR cearense e a decisão do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, de postular o Governo do Estado.
Lúcio disse que o PR vai com Roberto Pessoa como forma de dar uma opção a um quadro onde se trabalha para que o governador não tenha adversário e não possa ter sua gestão questionada. O ex-governador diz não ver tantos avanços na atual administração e que a área da segurança pública virou um problema dos mais graves. Ele reiterou que vai disputar uma cadeira de deputado federal nas próximas eleições, apesar de segmentos do seu partido e do PPS, este um parceiro, apelaram para que tente uma vaga de senador. Lúcio disse que, nas pesquisas eleitorais feitas por partidos, aparece bem, mas reitera: “Mantenho minha candidatura a deputado federal!” (Blog Eliomar)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Diferença de preços da gasolina ultrapassa 10% No interior do Estado, a variação de preços chega a R$ 0,56 em um litro do combustível


No início deste ano, os preços dos combustíveis voltaram a subir,
preocupando os proprietários de veículos automotores. Devido à
entressafra da cana-de-açúcar, a gasolina registrou um aumento
médio de oito centavos e o álcool ficou cerca de 15 centavos
mais caro, ultrapassando a barreira dos R$ 2,00. No entanto,
nem todos os postos atualizaram os valores, fazendo com que a
variação no preço do litro da gasolina, por exemplo, seja até de
10,1% entre um posto e outro. Enquanto alguns postos cobram
R$ 2,69 pelo litro da gasolina, em outros esse valor fica em torno
de R$ 2,42, uma diferença de 27 centavos. Já no preço do
álcool, a variação é ainda maior: de R$ 1,81 a R$ 2,22, o que 
representa uma diferença de 41 centavos.

“Essa diferença é fruto da concorrência acirrada no mercado.
Quando um posto baixa o preço, o posto vizinho é obrigado a
fazer o mesmo para garantir as vendas e pagar as contas no final
do mês, ainda que tenha prejuízos. Já os postos mais
capitalizados não precisam reduzir os preços”, explica o
presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de
Petróleo no Ceará (Sindipostos), Guilherme Meireles.
Conforme o presidente, a concorrência é bastante negativa para
o setor, uma vez que os postos menos capitalizados não
conseguem obter lucro significativo, registrando prejuízos com
frequência. Já para os consumidores, a concorrência entre os
postos de combustíveis mostra-se positiva, possibilitando o
abastecimento dos veículos por um preço menor.

CONSUMIDOR

Para o estudante universitário Sérgio Silva Júnior, a grande
diferença de preços entre os postos pode atrapalhar o
consumidor. “Às vezes, a gente quer economizar e abastecer
onde está mais em conta, mas isso implica em um grande
deslocamento. Você deixa de abastecer no mais próximo da sua
casa em nome de 10, 20 centavos por litro e acaba gastando
mais gasolina para ir até o posto onde o combustíveis está mais
barato”, opina.
Já o advogado Marcus Vinícius Pereira acredita que a diferença
de preços entre os postos de combustível é uma demonstração
do livre mercado. “Essa diferença nos preços é muito boa para o
consumidor, pois reflete um mercado de consumo justo, que
permite a concorrência e evita a cartelização dos postos”, afirma.
Na hora de abastecer o carro, o advogado diz que opta pelo meio
termo: posto com preço mais barato, mas que não precise de um grande deslocamento.

VARIAÇÃO NO INTERIOR  CHEGA A R$ 0,56

No interior do Ceará, o preço da gasolina costuma ser bem mais
caro que o cobrado na Capital. De acordo com o Sindipostos, a

explicação para o preço mais elevado está no custo do frete para transportar o combustível. Com relação aos preços praticados
na  capital, o litro de gasolina vendido no interior pode ser até 56
centavos mais caro. O município de Ipu, localizado na Serra da
Ibiapaba, é um dos que apresentam o preço mais caro no litro
da  gasolina: R$ 2,98.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP), não há controle sobre os valores
praticados nos postos de combustíveis do Brasil, há apenas a
realização da consulta periódica de preços. A informação foi
ressaltada pelo presidente do Sindipostos. “Há liberdade para os
proprietários de postos de combustíveis cobrarem o que
quiserem. Cabe ao consumidor decidir o preço que quer pagar”,
afirma Meireles. (Jornal o Estado)

TIM causa dano coletivo ao consumidor sobralense


Vereador Paulo Vasconcelos pede apuração sobre danos coletivos ao consumidor.
O vereador Paulo Vasconcelos solicita à ANATEL, ao Ministério Público Federal e Estadual a apuração de danos coletivos causados aos consumidores de Sobral pelas falhas nos serviços prestados pele empresa TIM.

A constatação do vereador não é de agora. Todos os consumidores vem sofrendo com a má-prestação do serviço da referida concessionária. Segundo o vereador, "por ser a Tim fornecedora de serviços essenciais para milhares de pessoas, a conjução dessas duas realidades - falhas na prestação dos serviços e tratamento desidioso dispensado no atendimento ao público - tem significativas repercussões para um universo extraordinário de consumidores, vítimas de danos materiais e morais". De fato, a operadora Tim vem desrespeitando todos os sobralenses, já que seus serviços são de péssima qualidade. A constatação que emerge clara e evidente é de que a empresa TIM, nos últimos anos, vem prestando serviços de má qualidade aos seus consumidores, tratando-os com inaceitável descaso. A empresa deixa um rastro de frustrações e violações de direitos aos consumidores sobralenses.

Servidores do Judiciário cearense ameaçam nova greve

“Após dois anos de negociação em torno do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações dos Servidores e uma greve em junho do ano passado, os servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará decidirão em Assembleia Geral Extraordinária & AGE, na próxima quinta-feira, se haverá uma nova paralisação. De acordo com o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará (Sincojust), Mauro Xavier de Souza, a ameaça de nova greve se deve a um alegado descumprimento pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) de acordo assinado entre as entidades e os representantes do Tribunal – na Procuradoria do Trabalho da 7ª Região.
Segundo Xavier, o presidente do TJ, Ernani Barreira Porto, se comprometeu em entregar o Plano de Cargos Carreiras e Remunerações até o mês de novembro de 2009, o prazo foi esticado até dezembro, mas, reclama, “até agora o Plano não foi entregue“.
Se aprovada, a greve pode agravar ainda mais o problema da morosidade no julgamento dos processos, apontada pelo relatório do Conselho Nacional de Justiça, divulgado no último dia 10 de fevereiro.
O presidente do sindicato afirmou que tudo depende de uma conversa entre o governador Cid Gomes e o presidente do TJ-CE, Ernani Barreira Porto.
O Plano de Cargos Carreiras e Remunerações dos Servidores é o que regulamente a sessão funcional do servidor desde o início até o final de sua carreira. Segundo Xavier, Ernani Barreira se “comprometeu“ em apresentar um plano de cargos de acordo com o que é praticado na Justiça Federal .
O prazo inicial, firmado no acordo, para a apresentação do Plano era novembro de 2009 e foi adiado até dezembro do mesmo ano.
“Já se passaram quase três meses e até agora nada. O único prazo que existe agora é a conversa entre o presidente do Tribunal e o governador do Estado“, declarou Xavier.
Contramão
No ato de sua posse como presidente do Tribunal de Justiça, um dos compromissos do desembargador Ernani Barreira Porto foi com a “celeridade“, mas, de acordo com o presidente do Sincojust, isso não está acontecendo na prática. “Eu não entendo que dificuldade é essa, que em três meses eles não tiveram tempo pra se reunir“, disse.
O POVO tentou ouvir o Tribunal de Justiça do Estado, na tarde de ontem. Por telefone, a assessoria de comunicação do órgão informou que o órgão desconhece a ameaça de greve por parte dos servidores, como também, a assembleia marcada para a próxima quinta-feira. Muito embora o presidente do sindicato tenha afirmado que a Instituição tenha sido “oficialmente informada sobre o evento“.
(Jornal  O POVO)

Vice, tem que ter cara de vice...

PAULO VASCONCELOS FORA DO PAÍS


O vereador Paulo Vasconcelos se ausentará do Brasil durante o período de 23 de fevereiro de 2010 a 01 de março de 2010. O edil fará falta no legislativo sobralense já que vem sendo considerado um dos vereadores mais atuantes e respeitados. Em tempo: Ninguém sabe para onde foi o vereador Hermegilso Sousa Neto, que não comunicou oficialmente a sua saída do País à Câmara Municipal


ZEZÃO COM O CHEQUE NA MÃO



O vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina, Zezão, consegue uma reviravolta na Câmara Municipal de Sobral. Na condição de Presidente interino e temporário vem se tornando um Presidente preferido pelos vereadores e funcionário da Casa do Povo. Ao assumir, resolvou pagar férias a servidores e cargos comissionados da Câmara. Zezão promete que hoje mostrará os benefícios de sua interinidade e prestará contas com os edis dos pagamentos por ele efetuado. Muitos acreditavam que Zezão seria apenas vereador tampão, sem poder e sem mandar e sem o cheque na mão. Enganaram-se. Zezão nomeou 3 nomes para a sua assessoria pessoal, dentre eles o suplente de Vereador Valfredo Linhares Ribeiro - Fredim e o nosso amigo Mário Júnior para que assim pudesse comandar os destinos da Casa do Povo... Com atitudes bonbosas Zezão dá o recado - se não der José Vytal se lança candidato a Presidente. Com a palavra, os vereadores.

DILMA CRESCE E SERRA É DURO NA QUEDA


Dilma cresce. Serra é duro na queda

Para explicar resultados diferentes, os donos de institutos repetem o ensinamento consagrado de que pesquisas de intenção de voto não podem ser comparadas - salvo se elas tiverem sido aplicadas por um mesmo instituto.

Assim, uma pesquisa Ibope só pode ser comprada com outra pesquisa Ibope. Uma pesquisa Datafolha com outra pesquisa Datafolha - e por aí vai.

Faz sentido a justificativa oferecida para isso. Cada instituto tem sua própria metodologia.

O Ibope, por exemplo, entrevista os eleitores em suas casas. O Datafolha prefere entrevistá-los nas ruas.

O tamanho das amostras varia de instituto para instituto. Quanto maior o número de entrevistados, menor a margem de erro.

Por oportunismo políticoe com o objetivo de engabelar os eleitores, as facções em luta pela cadeira de Lula deram para comparar o que não poderia ser comparado.

Resgato resultados recentes de pesquisas. Em seguida farei algumas observações.

Ibope (6 a 9 de fevereiro em curso)

Primeiro turno

Serra 36
Dilma 25
Ciro 11
Marina 8

Datafolha (14/18 de dezembro último)

Serra 37
Dilma 23
Ciro 13
Marina 8

Vox Populi (14/17 de janeiro último)

Serra 34
Dilma 27
Ciro 11
Marina 6

Sensus (25/29 de janeiro último)

Serra 33,2
Dilma 27,8
Ciro 11,9
Marina 6,8

1. Observação - Os números apurados pelo Datafolha em dezembro e pelo Ibope em fevereiro são praticamente os mesmos (Serra, 37 e 36; Dilma 23, 25; Ciro, 13 e 11; Marina, 8 e 8).

2. Observação - Os menores índices de Serra foram apontados em janeiro pela Vox Populi e a Sensus (34 e 33,2), assim como os maiores índices de Dilma (27 e 27,8).

3. Observação - Se fosse o caso de mandar às favas a regra de não comparar pesquisas aplicadas por institutos diferentes, poder-se-ia então dizer que Serra subiu e Dilma caiu na mais recente pesquisa Ibope, levados em conta os resultados obtidos pelos dois nas pesquisas de janeiro da Vox e da Sensus.

4. Observação - Respeitada a regra de só comparar pesquisas aplicadas por um mesmo instituto, Dilma passou no Ibope de 17 para 25 entre dezembro e fevereiro; e Serra de 38 para 36. Ela cresceu muito além da margem de erro da pesquisa. Serra caiu dentro da margem de erro.

Examinemos os resultados da simulação de segundo turno entre Serra e Dilma.

Ibope (6 a 9 de fevereiro em curso)

Serra 47
Dilma 33

Datafolha (14/18 de dezembro último)

Serra 49
Dilma 34

Sensus (25/29 de janeiro último)

Serra 44
Dilma 37,1

PS: a Vox Populi não divulgou simulação de segundo turno.

1. Observação - O Ibope mais recente (fevereiro) repete com pequenas diferenças os números do Datafolha de dezembro. Dilma sobe 1 ponto, Serra cai 2.

2. Observação - A comparar os resultados do Ibope com os da Sensus, Serra teria subido e Dilma caído.

-----

Os partidários da candidatura de Dilma chegaram a celebrar um "empate técnico" entre ela e Serra quando a Sensus divulgou sua pesquisa de janeiro.

Nela, Serra aparecia no primeiro turno com 33,2 contra 27,8 de Dilma. Como a margem de erro era de 3 pontos para mais ou para menos, Serra poderia estar com 30,2 e Dilma, 30,8.

A mais recente pesquisa Ibope põe Serra no primeiro turno com 11 pontos na frente de Dilma (36 a 25). A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Se quiserem, os partidários de Serra poderão dizer que ele talvez tenha 38 contra 23 de Dilma.

De tudo isso extraio duas conclusões que me parecem irrefutáveis:

a) Dilma está crescendo de forma consistente - o que não deveria espantar ninguém. Ela ainda não atingiu o tradicional patamar de votos do PT - algo em torno de 30%. Mas isso é só uma questão de tempo. A pergunta cuja resposta vale 1 bilhão de dólares é: que percentual de votos Lula transferirá para Dilma?

b) Serra está se revelando mais duro na queda do que imaginavam e gostariam seus adversários. E olha que ainda não se apresentou como candidato, não desfruta do mesmo índice de exposição de Dilma, e não tem ao seu lado um cabo eleitoral como Lula.

ELEITORES PREFEREM SERRA PARA PRESIDENTE


Eleitores preferem Serra para Presidente do Brasil

Governador de SP pode vencer no 1º turno se PSB não apresentar candidato

Brasília (18) - Pesquisa Ibope, realizada entre 6 e 9 de fevereiro, reforça a tendência revelada em levantamentos anteriores e mostra que o governador José Serra (SP) continua como o preferido dos eleitores brasileiros nas eleições deste ano.

Neste levantamento, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, Serra é o preferido de 36% dos entrevistados, enquanto 25% optam por Dilma Rousseff, candidata oficial do governo petista. Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV), 8%.

A pesquisa mostra que, mesmo sem campanha, mesmo respeitando a Lei eleitoral, mesmo sem comícios por todo o Brasil, o governador de São Paulo abre 11 pontos percentuais no 1º turno, diferença que sobe para 13% quando Ciro Gomes segue a tendência de sair da disputa. Nesse caso, o nome do PSDB venceria a eleição já no primeiro turno, por 41 a 28% dos votos válidos.

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida, avalia que o resultado não traz nenhuma novidade. "Essa é mais uma pesquisa que comprova o que todos nós estamos cansados de saber: Serra é o favorito", afirma.

Segundo o deputado, os resultados "jogam um balde de água fria" na candidatura oficial, em franca campanha, além de desmistificar a tentativa de passar para os eleitores que os dois estariam empatados tecnicamente.

No eleitorado feminino, a candidata também não consegue decolar. Mesmo sem o candidato do PSB na disputa, a candidata oficial tem apenas 24% de votos entre as mulheres, enquanto Serra tem 41% .

Para a senadora Marisa Serrano (MS), a pesquisa desmente uma tese, infundada, do PT, de que as mulheres teriam dificuldades em votar no PSDB. "Os números revelam a preferência do eleitorado feminino por Serra. Isso é questão de competência, não de machismo. As mulheres sabem que Serra é o mais preparado", afirma. "A pesquisa é boa, pois mesmo sem fazer campanha, Serra continua liderando. Vai ser uma boa disputa, se a justiça garantir igualdade de direitos".

O Ibope mostra outros números relevantes, como, por exemplo, que 64% dos brasileiros querem mudanças. Ainda segundo o Ibope, Serra é o mais conhecido do eleitor, 75% disseram conhecê-lo. E, apesar dessa alta popularidade, o governador ainda apresenta potencial de crescimento: 53% dos entrevistados afirmam que com certeza votariam nele para presidente ou que poderiam votar. Além disso, Serra tem a seu favor o menor índice de rejeição: 29%.

"As pesquisas são claras, não mentem. Serra é o único candidato preparado", afirma o deputado Antonio Pannunzio (SP),lembrando a superexposição que o governo promove à sua candidata e o fato do governador paulista sequer ter anunciado a candidatura. "O resultado prova que o nome de Serra é o único consolidado", diz Pannunzio (SP).

Para a realização da pesquisa, o Ibope ouviu 2.002 eleitores em 144 municípios em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.